11 março 2011

Clube Buricá divulga números do Carnaval 2011

Rainha Elisa Dockhorn
Segundo balanço da diretoria da Sociedade Recreativa e Cultura Buricá, cerca de 6.500 participaram da festa realizada sábado dia 5. O público ficou abaixo da expectativa porque alguns blocos de Santo Cristo não participaram esse ano do carnaval três-maiense em função do acidente em Santa Catarina.
O lucro do Carnaval será investido na climatização do salão de festas, entre outras melhorias na estrutura do clube.
O Carnaval infantil, também, foi um sucesso. A Rainha Infantil ficou Elisa Bogo Dockhorn e, Mirim, Luma Reinehr. Já o Bloco Campeão foi As Maravilhas e Prêmio Originalidade para Eduardo e Carolina Reis. 

RedeTV! vence licitação do Clube dos 13 pelo Brasileirão

A Globo e a Record desistiram 
A Rede TV! foi a vencedora da licitação do Clube dos 13 pelos direitos de transmissão em TV aberta do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. A emissora ofereceu R$ 516 milhões por temporada, o que equivale a um total de R$ 1,548 bilhão pelos três anos da principal competição do futebol nacional. 
O anúncio da vitória da RedeTV! foi realizado nesta sexta-feira por Fábio Koff, presidente do Clube dos 13. A emissora foi a única a apresentar proposta pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, diante das desistências da Rede Globo e da Record, que abandonou o processo horas antes da abertura das propostas. 
A Globo já havia anunciado anteriormente a sua saída do processo de negociação e a decisão de negociar diretamente com os clubes. A desistência da Record, porém, surpreendeu. De acordo com a emissora, o clima de incerteza criado após o "racha" do Clube dos 13 provocou a decisão. 
A vitória da RedeTV! ainda não tem valor prático, já que os clubes precisam assinar um documento para ceder os direitos de transmissão de suas partidas, e isso não deve ocorrer devido ao conflito no Clube dos 13. A RedeTV! também ressaltou que só desembolsará o valor se tiver o direito de transmitir as partidas de todos os clubes do Brasileirão. 
O Clube dos 13 defende, porém, que o seu estatuto lhe permite negociar os direitos de transmissão de todos os clubes que estão filiados à entidade. Assim, o imbróglio pode ser definido apenas na Justiça. Além disso, apesar das desistências, Globo e Record ressaltaram que pretendem negociar individualmente com os clubes. 
Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco anunciaram anteriormente que pretendem negociar separadamente os direitos de transmissão com as emissoras. O Corinthians, inclusive, pediu a sua desfiliação do Clube dos 13. Já Botafogo e Vasco pediram a revogação dos direitos concedidos à entidade.

Colheita inicia com expectativa de safra cheia

A COTRIMAIO está com Programas Especiais para
a SAFRA DE SOJA 2011. Confira na filial mais 
próxima
As chuvas que ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro na região, garantiram o desenvolvimento pleno das lavouras e a formação das vagens. Segundo os técnicos da COTRIMAIO, esse ano os agricultores da região terão uma safra cheia, com o clima bom, garantindo todo o potencial das plantas. Em alguns talhões os produtores esperam colher até 65 sacas. 
Segundo Eng. Agr. e gerente de produção da COTRIMAIO, João Carlos Loro, a média de produtividade na região deve ser superior a 45 sacas. “O clima colaborou com nossa região para esta safra, teremos uma produtividade bem acima do histórico da região”, afirmou Loro.
A COTRIMAIO colocou a disposição de seus cooperados contratos futuros de soja e muitos produtores realizaram bons negócios, assim garantiram bom preço e preveniram-se de variações de preços, fazendo a diferença para o sucesso de seu empreendimento. A Cooperativa trabalha incessantemente pela Agricultura Familiar, buscando qualidade de vida da família e o fortalecimento da agricultura com aumento da renda, prova disso é a experiência que a COTRIMAIO têm em trabalhar com programas diferenciados, a exemplo o Programa do Prêmio Biodisel 2011, que garante ótimo preço e recebe um valor a mais por saca para os agricultores familiares. “O produtor tem uma grande vantagem em entregar sua safra na COTRIMAIO, recebe um valor a mais por saco de soja através do Programa Biodiesel, ou seja, valorizamos o trabalho de toda a safra, pois acompanhamos todo o processo – preparo da terra, plantio, colheita, recebimento, armazenagem e comercialização”, afirma Amilton Dotto, Presidente da Cooperativa.
Para tanto, é importante o produtor procurar a filial mais próxima da COTRIMAIO e conversar com o supervisor para entender melhor sobre este programa e outras oportunidades de negócio que tem por finalidade valorizar a colheita dos produtores aumentando a renda familiar.
Depoimento:
Produtor Neri Martinho Tiecher, 50 anos. Município de Independência. 
“Com a soja precoce espero colher em média 67 sacas por hectare. Eu sou cooperativista, por isso entrego a minha produção na Cotrimaio. Ela oferece segurança, trabalha com o Programa do Prêmio Biodiesel, onde ganho um valor a mais por saca, tenho assistência técnica o ano todo e ainda os insumos são de ótima qualidade”.

Encontrado corpo de menino de 12 anos em São Lourenço

Enxurrada deixou sete mortos e causou
destruição em São Lourenço do Sul 
A Brigada Militar localizou no final da manhã desta sexta-feira o corpo de Raul Edermann Estreito Júnior, 12 anos, em São Lourenço do Sul. Ele é a sétima vítima fatal confirmada pela Brigada Militar (BM) por causa das fortes chuvas que assolaram a região na madrugada dessa quinta. Conforme a BM, há uma pessoa desaparecida.
Pouco mais de 24 horas após a enxurrada no município, os  moradores já começaram a retornar para suas casas, mas contabilizam os estragos – em algumas residências a altura da água chegou a 2,7 metros. Há muita lama nas ruas. Com o alto nível dos arroios, alguns barcos pesqueiros chegaram a ser levados para a Lagoa dos Patos pela força da enxurrada, passando por cima de casas. 
Por volta do meio-dia, o fornecimento de energia elétrica começou a ser retomado em São Lourenço do Sul. A Companhia Estadual de Energia Elétrica informou que apenas 2,5 mil consumidores permaneciam sem luz na cidade, sendo 500 na área urbana. O abastecimento de água não foi normalizado. 
O governador Tarso Genro irá visitar o município à tarde para avaliar os danos. Os prejuízos já começaram a ser levantados pela prefeitura, que esteve reunida com o secretariado municipal pela manhã. As cidades vizinhas prometeram ajuda na reconstrução. 

Três de Maio tem dois casos suspeitos de Dengue

A foto é ilustrativa
Segundo a secretaria municipal da Saúde, tratam-se de dois homens que procuram atendimento médico apresentando dor de cabeça e dores intensas no corpo inteiro, sintomas clássicos da Dengue. 
Não há previsão para a divulgação do resultado dos exames de sangue pelo Laboratório Central do Estado. Mesmo assim, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município já começou a fazer o chamado bloqueio dos quarteirões onde eles residem e trabalham na área centra da cidade para evitar a proliferação da doença. As autoridades de saúde, portanto, já tomam ações como se os casos estivessem confirmados, pois o vírus da Dengue pode estar circulando em Três de Maio. 
A partir de agora o combate a dengue se torna muito mais difícil e pede-se a população que procure rapidamente o posto de saúde mais próximo caso alguém apresente febre e sinta dores musculares, nos olhos e nas juntas. Há focos do mosquito em várias partes da cidade, especialmente no centro e nos bairros Planalto e Oriental.

ACI/Sindilojas presta homenagens as mulheres no café da manhã

As mulheres foram homenageadas
Na manhã desta sexta-feira, 11, a ACI/Sindilojas realizou mais uma edição do Café com Empresários, no Auditório da ACI, e este foi especialmente em Homenagem a Mulher Empresária e estendido a todas as mulheres.
Nesta ocasião teve a participação de Iara Rosane Paniz Schmitt, estagiária do curso de Psicologia da SETREM, que falou sobre a Mulher, com o tema: “Mulher Mulheres Mulherão”.
A ACI/Sindilojas apresenta novidade em atendimento odontológico
A ACI/Sindilojas, visando a melhoria de seus serviços, firmou convênio com o profissional Leonardo Ulmann Rech, passando a realizar os atendimentos odontológicos diretamente em seu consultório, na Clínica Pró Vida.
A mudança proporcionará um melhor atendimento, com estruturas mais modernas e um leque maior de procedimentos que poderão ser realizados, além de valores diferenciados.
Os atendimentos serão realizados todas as terças-feiras pela parte da tarde, das 15h as 19 horas, e às quintas-feiras pela manhã das 8h as 12horas, mediante agendamento prévio na secretaria da ACI/Sindilojas ou pelo fone: (3535-1338).
Poderão utilizar os serviços os associados, funcionários e familiares de primeiro grau, podendo o pagamento ser parcelado e descontado na mensalidade.

Defesa Civil atua no resgate de vítimas da enxurrada em São Lourenço do Sul

Mais de 50% da cidade, principalmente
a zona urbana, está com água entre 2,5m 
a 3 m de altura
A Defesa Civil do Estado realiza, desde às 3 horas da manhã desta quinta-feira (10), em São Lourenço do Sul, na região do Sul do Estado, o resgate das vitimas da enxurrada que deixou mais de 300 famílias ilhadas no município e interditou a BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas. "Mais de 50% da cidade, principalmente a zona urbana, está com água entre 2,5 metros a 3 metros de altura. Estamos com dois helicópteros de busca e salvamento da Brigada Militar retirando as pessoas que estão nos telhados e aguardamos por embarcações dos bombeiros", explicou o subchefe estadual da Defesa Civil, Major Oscar Luis Moiano, acrescentando que já houve contato com o 5º Distrito Naval de Rio Grande, que enviará aeronaves para ajudar no resgate.
"Estamos diante de um desastre. A cidade de São Lourenço está praticamente submersa pela força das águas do Arroio São Lourenço que transbordou e inundou a parte baixa da cidade, principalmente o Centro e a zona urbana, deixando pessoas ilhadas que se refugiaram nos telhados de suas casas", relatou o vice-governador do Estado, Beto Grill, que desde as 6 horas da manhã participa da coordenação das operações de salvamento, conduzidas pela Defesa Civil.
Grill destacou que a situação é muito grave e há necessidade da articulação de uma força tarefa para auxiliar na operação de resgate. "Os helicópteros da BM chegaram ao município e já começaram a retirar os feridos dos telhados. Utilizando um cesto suspenso e preso na aeronave, um policial consegue retirar entre duas a três pessoas por vez", explicou o major Moiano.
A Defesa Civil montou uma estrutura médica com ambulâncias em um campo de futebol localizado na área central de São Lourenço do Sul. Para lá, estão sendo levadas as pessoas resgatadas na região. Até às 10h, havia o registro da morte de um homem, de 80 anos, que teve um enfarto, não resistindo ao resgate. No início da tarde, mais uma morte foi confirmada pela Brigada Militar. Trata-se de uma idosa, de 76 anos, encontrada morta dentro de sua residência. Ela teria dificuldades de locomoção e não teria conseguido deixar a residência no momento em que o nível da água subiu.
Em Turuçu, o prefeito da cidade, Ivan Eduardo Scherdien, relatou que durante a madrugada cerca de 200 famílias foram retiradas de suas casas e levadas para o ginásio municipal. Durante o início da manhã, as águas chegaram a um metro de altura. Às 10h, quando às águas baixaram, as pessoas retornaram para as suas residências.
Uma forte chuva atingiu os municípios da região Sul do Rio Grande do Sul entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira. Pelo menos duas pontes da BR-116 ficaram submersas durante a madrugada, nos km 471 e 468, entre São Lourenço do Sul e Turuçu. O trecho foi interrompido e a polícia rodoviária recomenda desvio pela BR-290.

Após terremoto, Japão já contabiliza 40 mortos

Após terremoto, Japão já contabiliza 
40 mortos
O terremoto de 8,9 graus na escala Richter  que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira, seguido por um enorme tsunami, causou a morte de pelo menos 40 pessoas, incluindo três em Tóquio, informou a agência de notícias France Presse com base no primeiro balanço oficial divulgado pelo governo, que também aponta para mais de 30 desaparecidos.
De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu às 14h46 (02h46 de Brasília) a 25 km de profundidade. A agência de meteorologia japonesa, por sua vez, afirmou que o terremoto aconteceu a pouco mais de 100 km da costa Nordeste da ilha de Honshu, e foi o mais violento a atingir o país.
Não há registro de vítimas brasileiras até o momento, segundo nota da Embaixada do Brasil em Tóquio. Conforme a embaixada, a área atingida pelo tremor tem um número reduzido de cidadãos brasileiros. A embaixada também informa que está trabalhando em regime de plantão e disponibilizou um número de telefone para informações: 00 (operadora) 8133-4045-211.
Vinte países entram em estado de alerta
O terremoto no Japão fez com que autoridades em  mais de 20 países e várias ilhas da região do Pacífico emitissem alertas de tsunami, informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos. A lista inclui desde países da região, como Austrália, Nova Zelândia e Indonésia até a Rússia, Estados Unidos e países da América Central e do Sul, como Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Chile.

Prefeitura de São Lourenço do Sul decreta calamidade pública após enxurrada

Ruas ficaram completamente alagadas em
São Lourenço
O prefeito em exercício de São Lourenço do Sul, José Daniel Raupp Martins, decretou situação de calamidade pública no município, que foi castigado pela enxurrada. O documento será encaminhado à Defesa Civil Estadual nesta sexta-feira.
— Ainda não posso falar nada sobre prejuízos. Até mesmo porque temos que nos preocupar com os moradores. Mas eu decretei a situação de calamidade pública e o documento será encaminhado para Defesa Civil amanhã (sexta-feira) — explicou o prefeito.
São Lourenço do Sul teve cerca de 20 mil pessoas afetadas pelo mau tempo. Oito bairros ficaram alagados, residências foram destruídas, além de estradas e pontes danificadas.
— Se continuar com este tipo de vento, a lagoa estando baixa, em dois dias a gente possa ver todas as áreas sem água. Aí será possível fazer um diagnóstico dos prejuízos. Além da agricultura, a área urbana também sofreu muito. Mas o mais grave são as vidas humanas que se perderam. Isto não tem preço. A cada momento que a água baixa, mais óbitos aparecem — lamentou o prefeito.
Por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira, assim que a prefeitura percebeu que a situação iria se agravar, um carro de som cruzou pelas ruas da cidade emitindo alerta.
— Não foi uma enchente. Foi uma enxurrada. Uma avalanche de água. Se não colocássemos o carro de som, talvez tivéssemos uma tragédia ainda maior. Pelas 2h da manhã, quando a chuva aumentou, as pessoas estavam dormindo — relatou Raupp.
O município de São Lourenço do Sul tem até agora oito mortes confirmadas em decorrência da enxurrada. A informação é do subcomandante Geral da Defesa Civil Estadual, coronel Altair Cunha. Seis vítimas foram identificadas. Na noite desta quinta, equipe do Instituto Geral de Perícias foi acionada para fazer a confirmação dos nomes.
Além dos danos em moradias, a infraestrutura viária foi danificada, com quedas de pontes na BR-116, o que deixa áreas isoladas.
chuva forte começou ainda na tarde de quarta-feira. Durante a noite os problemas se intensificaram, deixando moradores ilhados.
Além de São Lourenço do Sul, as cidades de Turuçú, Rio Grande e Pelotas também tiveram problemas com a chuva.
No Vale do Rio Pardo, a chuva provocou transtornos na tarde desta quinta-feira.

Nuvem em forma de tornado assusta moradores de Nova Santa Rita

Nuvem negra assustou moradores de Nova 
Santa Rita
Por volta das 17h desta quinta-feira, o céu ficou escuro em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, assustando os moradores. O internauta Paulo Roberto Nique fotografou a nuvem que se formou em forma de tornado. Porém, a metereologista Estael Sias não acredita que se trate do fenômeno.
– Aquele aparente "funil" que se forma nos faz pensar em um tornado, mas não tem movimento circular/rotação e não há como ver pelas imagens se toca no solo e, por isso, acredito que se trate de uma "nuvem arco" que muitas vezes nos leva a esta equívoco de pensar em se tratar de um tornado – disse a metereologista.
Estael Sias explicou o que é uma nuvem arco:
– A nuvem arco é uma espécie de arco o que fica na vanguarda da instabilidade ou nuvem de temporal. Está associada às correntes de ventos que descem da nuvem em direção à superficie.

Inter goleia o Ypiranga na abertura da Taça Farroupilha

Damião guardou três na noite desta
quinta no Beira-Rio
O Inter recompensou com goleada os bravos torcedores que enfrentaram a chuva que caiu em Porto Alegre nesta quinta. O time de Celso Roth aplicou 4 a 0 no Ypiranga, no Beira-Rio, na rodada de abertura da Taça Farroupilha do Gauchão. Autor de três gols, Damião foi destaque pelo aproveitamento nos arremates – agora ele é o artiheiro da competição, com oito no total. Zé Roberto também marcou um.
Nem a chuva, nem o campo pesado, impediram que o Inter demontrasse a superioridade técnica, mesmo com um jogo um tanto truncado até a metade do primeiro tempo. Aos poucos a nova formação do meio-campo do Inter, com o esquema 4-2-3-1, começou a se soltar e colocar em prática as duas semanas de treinos. Com Tinga liberado para o apoio, à frente de Bolatti e Guiñazu, quem ganhou foi a armação. Havia muita alternativa para Oscar e Zé Roberto buscar a jogada também pelo meio.