21 janeiro 2012

Na estreia, Grêmio é surpreendido e perde para o Lajeadense

Time de Caio Júnior perdeu por 2 a 0 na noite deste sábado no Olímpico
Não adiantaram as caras novas. O ano de 2012 não começou do jeito que a direção a torcida gremista esperavam. Na estreia do Gauchão, o time de Caio Júnior, que retornou ao clube após quase 25 anos, foi surpreendido pelo Lajeadense e perdeu por 2 a 0 na noite deste sábado no Estádio Olímpico. Os gols foram marcados por Ramos e Tatá.
Apesar do horário incomum em um final de semana, o torcedor trocou a praia pelo jogo. Os apelos do presidente Paulo Odone foram atendidos e mais de 18 mil gremistas compareceram. No ano em que o clube se despede da histórica casa para rumar ao Humaitá, local da Arena, aonde o Grêmio mandará os seus jogos a partir de 2013.
O Olímpico, aliás, foi homenageado pelos gremistas. Em uma das músicas mais entoadas pelos tricolores, eles gritavam “todo o domingo no Monumental, estádio cheio de glórias”. No final, entretanto, foram ouvidas vaias no estádio pela atuação.
Na próxima quarta-feira, às 21h50, o Grêmio enfrenta o Canoas, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. Já o Lajeadense recebe o Caxias em Lajeado.

Carro derruba muro de casa e atinge pai e filho que estavam na piscina

Carro derrumou muro e caiu na piscina 
Foto: Lucas Cidade,Rádio Planalto / Divulgação
Um carro derrubou o muro de uma residência e e invadiu o quintal de uma casa na tarde deste sábado, em Passo Fundo, no norte do Estado, atingindo Daniel Felipe Barbosa e seu filho, de 10 anos, que estavam na piscina.
O acidente aconteceu por volta das 17h, na rua Isa Dipp, na Vila Jardim. O motorista foi encaminhado para a delegacia, onde foi feito o flagrante. Pai e filho sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo.

Tuparendi será sede de encontro regional com presença do deputado Stédile

Dep. José Stédile estará presente em encontro regional do PSB
Na sexta-feira, 27, o PSB de Tuparendi será sede do Encontro Regional do PSB, com a presença do Deputado José Stédile. A expectativa é receber representantes de todos os municípios que compõem a Regional, para discutir a pauta que trata de assuntos gerais, eleições 2012 e relato do primeiro ano de mandato do Deputado. Este é o segundo encontro do partido em poucos meses, que propõe a descentralização desse tipo de reunião, sendo que o último aconteceu em Santa Rosa, no mês de setembro. O próximo está previsto para o dia 02 de março no município de Três Passos.

"Não vale nada, mas vale muito", diz dono de Fusca

Fusquinha elegante de Vinícius Iura está sendo preparado para receber a 
nova geração / Foto: Vinícius Iura / Arquivo Pessoal
No que depender do analista de sistemas Vinícius Iura, 34 anos, a tradição do Fusca não vai acabar tão cedo. Dono de um moderno Fusion, o morador de Novo Hamburgo adquiriu um "besouro" há cerca de 15 dias e prepara o veículo para passear com o futuro filho, que deve nascer no final de julho.
Ele conta que a convivência com o Fusca vem da infância.
— Meu pai teve dois Fuscas nos 70 e 80. Então cresci dentro deles. Agora minha esposa está grávida de 13 semanas. Comprei um Fusca e já estou preparando ele para passear com meu filho — conta Vinícius — Quando comprei o pessoal ficou louco. Mas depois a gente fica apegado. Não vale nada, mas vale muito. É um valor sentimental, por isso o deixamos na família e vamos tentar perpetuar essa tradição — concluiu.
Nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, foi comemorado o Dia Nacional do Fusca. Charmoso, o veículo chama atenção por onde passa.
— Na hora do almoço falei para os colegas que estava de Fusca. Foi uma disputa para ver quem ia comigo. Cheguei a levar cinco pessoas — conta Vinícius, que já projeta um chá de fraldas temático — No quarto do bebê temos várias miniaturas de Fuscas. Teremos uma nova geração de "Fuscologistas" — brincou.
Há também quem dê nome aos Fuscas. Moradora de Porto Alegre, Vivian Droescher mandou para Zero Hora uma foto do seu "Paçoquinha".
— O barulho do motor é inconfundível — relatou Vivian — Espanta pelo design cativante e pela paixão que desperta. A nostalgia está em alta — concluiu.
Lucas André Pause, de Santo Ângelo, mandou foto do seu Fusquinha e relatou que trata o veículo como integrante da família.
— Sou apaixonado por Fusca e pretendo manter ele comigo. Eu e minha esposa tratamos ele como se fosse o nosso filho.

Barragens serão construídas na região para evitar prejuízos à soja e ao milho

Por Deise Froelich
Região mais castigada pela seca, o Noroeste gaúcho será a prioridade para a construção de novas barragens. Os locais, o número de projetos e os cronogramas, no entanto, serão definidos por um plano diretor que começará ser montado a partir de fevereiro, com um prazo de seis meses para ser concluído, conforme o acordado entre a Secretaria Estadual de Obras Públicas e Irrigação (SOP) e o Ministério da Integração Nacional.
– No mapa da estiagem, a situação é mais grave onde se concentra a produção de soja e do milho no Estado – explica o diretor do Departamento de Irrigação da SOP, Paulo Paim.
Além das barragens de Taquarembó e Jaguari, em construção na Campanha, a secretaria tem outros 22 projetos, mas à exceção de uma em Sarandi, no Norte, todas são na Metade Sul, região que produz pouca soja e milho e é essencialmente voltada para o arroz, cultura que já é irrigada. Por isso, a ordem é dar continuidade a apenas mais quatro projetos de barragens incluídas no PAC 2 e depois obedecer às prioridades definidas pelo plano diretor do Plano Estadual de Irrigação.
– Destas outras 18, nenhuma era naquela região (Noroeste) – completa Paim.
Apesar da intenção de dar atenção especial ao Noroeste por ser vítima recorrente de estiagem e grande produtora de grãos, a prioridade terá de ser confirmada como uma conclusão do plano diretor, que será elaborado com a participação dos comitês das 25 bacias hidrográficas do Estado, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), produtores e secretarias do Estado.
Possíveis locais
Locais que poderão receber barragens na Região Noroeste
- Bacia dos rios Turvo/Santa Rosa/Santo Cristo
- Bacia do Rio Ijuí
- Bacia do Rio Piratini
- Bacia do Alto Jacuí
- Nascente do Rio Vacacaí

MEC cancela teste em abril e mantém Enem com prova única

Ministro da Educação revelou que exigências da Justiça dificultam 
logística para dois exames
O Ministério da Educação (MEC) decidiu que será feita apenas uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012, assim como ocorreu nos anos anteriores. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado o Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep) anunciou que, a partir deste ano, haveria duas edições da prova – a primeira em abril e a segunda provavelmente em outubro –, mas os planos foram cancelados.
O ministério solicitou um levantamento à empresa que faz a gestão de risco do Enem e a conclusão foi que duas edições em 2012 sobrecarregariam a estrutura logística. O diagnóstico foi feito depois de consultar todas as entidades envolvidas na organização da prova: o consórcio Cespe-Cesgranrio, os Correios e a gráfica responsável pela impressão dos materiais. Diante disso, o governo abortou os planos de aplicar uma prova por semestre.
Há pouco mais de uma semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, sinalizou sobre a possibilidade de cancelamento das provas previstas para 28 e 29 de abril. Desde que o MEC deu início ao projeto de substituir o Enem pelos vestibulares tradicionais das instituições públicas, em 2009, a intenção era que o exame fosse aplicado uma vez por semestre para dar mais oportunidades aos estudantes.
Na quinta, o ministro disse que as novas exigências feitas pela Justiça em relação à prova inviabilizariam a organização de um Enem extra. Decisão da Justiça Federal no Ceará, à pedido do Ministério Público Federal, determinou que o Inep disponibilize para todos os participantes do Enem 2011 a cópia da correção da redação. Segundo Haddad, o Inep não tem condições tecnológicas de conceder vista das provas aos 4 milhões de estudantes que fizeram o exame. A Advocacia-Geral da União (AGU) já recorreu da decisão.
O edital do Enem não prevê que o estudante possa pedir revisão da nota obtida na redação, por isso, muitos candidatos entraram com ações na Justiça pedindo vista da prova e, em alguns casos, revisão da pontuação. No ano passado, o MEC firmou um acordo com o Ministério Público Federal no Distrito Federal para que os estudantes pudessem ter acesso às redações corrigidas a partir do Enem de 2012, o que segundo a pasta estará garantido.