06 julho 2011

Operação Oscar é sucesso: guri dá vitória ao Inter sobre o Furacão

Oscar comemora seu quinto gol no Brasileirão
(Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)
Valeu a pena sair correndo da seleção sub-20, pegar um avião às pressas, chegar à concentração do Inter na hora de ir dormir. Valeu a pena fazer a Operação Oscar. Promessa de colocar pedras abaixo de pedras nos muros defensivos dos adversários, o jogador de 19 anos foi o salvador da pátria colorada em uma noite de congelar calcanhares no Beira-Rio. O Atlético-PR foi mais sólido do que vinha sendo, deu sinais de recuperação, avisou que sair da lanterna está longe de ser impossível, mas sofreu com um chute do guri no segundo tempo. A vitória de 1 a 0, na noite desta quarta-feira, coloca o Inter na briga por vaga na Libertadores. E eleva Oscar à vice-artilharia do Brasileirão, com cinco gols.
O Inter foi superior ao Atlético-PR durante todo o jogo. Poderia ter largado na frente no primeiro tempo. Mas ficou para a etapa final, em grande jogada de Leandro Damião, com inversão de papéis. Ele cruzou, Oscar fez. O resultado colocou o time gaúcho momentaneamente na terceira colocação, com 15 pontos – fechará a quarta-feira assim. O Furacão segue afundado na lanterna. Tem apenas um ponto em oito rodadas.
Os gaúchos voltam a campo no sábado. Às 18h30m, visitam o Vasco em São Januário. O Atlético-PR, na mesma noite, faz o jogo da angústia contra o Avaí – na Arena da Baixada, às 21h.

Montillo comanda o Cruzeiro: dois golaços e vitória sobre o Grêmio

Montillo foi o maestro cruzeirense na Arena do Jacaré 
(Foto: Washington Alves / VIPCOMM)
Fora de casa, o técnico Julinho Camargo e o volante Gilberto Silva não poderiam ter escolhido momento e local piores para estrear no Grêmio. Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro contou com a qualidade de Montillo para vencer os tricolores gaúchos por 2 a 0, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, nesta noite de quarta-feira.
Em belos lances, o argentino marcou os dois gols do Cruzeiro, que sobe para 12 pontos e mantém os 100% sob o comando de Joel Santana - três vitórias em três jogos. O Grêmio permanece com apenas 8, três posições à frente da zona de rebaixamento - há três equipes logo atrás, com 7, e um jogo a menos.
Pela nona rodada, às 18h30m do próximo sábado, o Cruzeiro visita o São Paulo, no Morumbi. Domingo, às 16h, o Grêmio recebe o Coritiba no Olímpico.

Cotrimaio prepara ciclo de reuniões para suas lideranças

As reuniões terão inicio no próximo dia 20 de julho
No próximo dia 20 de julho, a Cotrimaio inicia um ciclo de reuniões para lideranças nos municípios onde atua.
As reuniões acontecem sempre no início do segundo semestre de cada ano e reúnem todas as lideranças de núcleos para levar aos associados à mensagem da Cotrimaio, sua responsabilidade, iniciativas e atividades, explica o diretor secretário da Cooperativa, Silceu Dalberto. “As lideranças são os interventores, os representantes que levam estas mensagens até a comunidade onde moram”. Dalberto destaca que, por terem contato com associados de localidades diversas, os líderes dos núcleos desempenham também um papel deliberativo na Cooperativa. “Eles participam das decisões e trazem sugestões para a coletividade”.
De acordo com a assessora de comunicação da Cotrimaio, Rosméri Redel Schmidt, o objetivo das reuniões é aproximar a comunidade da cooperativa através das lideranças. A Cotrimaio tem cerca de 200 líderes de núcleos. Apresenta-se abaixo o cronograma:
DIA HORÁRIO FILIAL
20-07-2011 19h São José do Inhacorá
21-07 2011 10h30min Alegria
22-07 2011 10h30min Vila Cascata
22-07-2011 19h Boa Vista do Buricá
25-07-2011 10h30min Humaitá
26-07-2011 10h30min Esquina Araújo
26-07-2011 19h Horizontina
27-07-2011 10h30min Crissiumal
27-07-2011 14h Tiradentes do Sul
28-07-2011 19h São Caetano
29-07-2011 10h30min Dr. Maurício Cardoso
29-07-2011 19h Três de Maio
02-08-2011 10h30min Sede Nova
02-08-2011 19h Independência
03-08-2011 19h Região Cruz Alta
04-08-2011 10h30min Palmeira das Missões

Tele Centro Cidadão da Escola Germano Dockhorn oferece cursos de informática gratuitos

Inscrições pelo telefone: 3535-1949
Estão abertas as inscrições para Cursos de Informática Básica, completamente gratuitos, no Tele Centro Cidadão da Escola Municipal Germano Dockhorn. Trata-se de uma parceria entre a prefeitura municipal de Três de Maio e SETREM.
Nestes locais são disponibilizadas turmas nos três turnos (manhã, tarde e noite).  Os conteúdos trabalhados são: Plataforma Windows, Plataforma Linux e Internet. Os laboratórios de informática também atendem estudantes da instituição municipal, da Educação Infantil a 8ª Série.
Inscrições pelo telefone: 3535-1949

Leilão comercializou pontos de alimentação do 28º Hortigranjeiros

Os espaços que não foram comercializados serão negociados
direto com Comissão Tendas e Bares
O Encontro Estadual de Hortigranjeiros realizou na tarde ontem(05), o leilão de comercialização dos pontos de alimentação da 28ª edição do evento. O leilão, que reuniu empresários do setor de alimentos da região e do Estado, comercializou parte dos espaços disponíveis.
Os espaços que não foram comercializados serão negociados direto com Comissão Tendas e Bares. Faltam ser comercializados dois espaços na alameda gastronômica, dois towner, dois espaços para fundie, 2 pontos de sorvete e um de cocada.Conforme publicado em edital a negociação da tenda do MotoCross e dos pontos alternativos como, Pipoca, Batata-Frita, Algodão-Doce, Maçã do Amor será feita pela Comissão Tendas e Bar. O leilão, que aconteceu na prefeitura municipal de Santa Rosa, foi coordenado pelo presidente da Comissão Tendas e Bar, Ramão Airton dos Santos Moreira. Interessados em adquirir espaços podem entrar em contato pelos fones (55) 3511-5100, 9661-9229 com Ramão ou 9939-7449 com João Duarte.

Grupo Teatral “Jovens Talentos”

O grupo “Jovens Talentos” é um grupo de convivência
onde os adolescentes se encontram semanalmente
Aconteceu no dia 29 de junho, junto ao CRAS Bem Viver de São José do Inhacorá o “Arraiá de Jovens Talentos” . O evento contou com a participação da equipe coordenadora, voluntários parceiros e a presença do Prefeito Municipal Dr. Alexandre. O grupo “Jovens Talentos” é um grupo de convivência onde os adolescentes se encontram semanalmente E desenvolvem atividades de teatro.
Nesta última semana nossos “Jovens Talentos” estiveram com a agenda cheia onde participaram de atividades em defesa do meio ambiente em municípios da região com a apresentação de uma peça “A natureza pedindo socorro” .

Concurso Público de São Martinho é cancelado

Prefeito Jeancarlo Hunhoff
Na tarde desta terça-feira, dia 05 de julho, o Prefeito de São Martinho Jeancarlo Hunhoff, resolveu cancelar os atos do concurso público (provas designadas para o dia 10 de julho de 2011).
O Edital n°. 001/2011, modalidade Convite 014/2011, de 27 de abril de 2011, esta sob analise do Ministério Público, sob suspeita de fraude (falsificação de assinaturas).
O concurso público, destina a seleção de candidatos aos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Cirurgião Dentista, Contador, Eletricista, Médico, Operador de Máquinas, Professor de Geografia, Professor de Historia, Professor Currículo por Atividades e Psicólogo.
Conforme declarações do prefeito Municipal, qualquer procedimento a ser adotado quanto ao respectivo concurso, o mesmo será realizado por meio de Edital.

Policiais civis terão aposentadoria especial e possibilidade de promoções

Reconhecimento da aposentadoria especial renova a Polícia
Civil, aifrmou secretário Michels
Os servidores da Polícia Civil contam desde a manhã desta terça-feira (05) com novos critérios para a Aposentadoria Especial. O governador Tarso Genro assinou o decreto em ato realizado no Palácio Piratini. Ele também assinou o projeto de lei que cria novos cargos para na corporação. Centenas de pessoas, entre servidores da Polícia, representantes das entidades de classe dos policiais e da sociedade civil participaram do evento e praticamente lotaram o Salão Negrinho do Pastoreio. Com as duas medidas, o Governo do Estado atende a uma reivindicação histórica dos policiais civis.
O decreto prevê alteração no plano de aposentadoria especial para os servidores que ingressaram na instituição antes de 2004. Especificamente, concederá aposentadoria com valor integral do salário da ativa aos que contribuíram por 20 anos para a Previdência Estadual, desde que tenham contribuído, também, no mínimo, 10 anos para o INSS. O decreto entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial, nesta quarta-feira.
Já o projeto de lei cria na Polícia Civil 120 cargos de delegados, 711 de escrivão e 710 de inspetor. O cargo de comissário é o final da carreira destas duas últimas categorias, sendo que, do total, o projeto cria 242 cargos para comissários oriundos da classe escrivão de polícia e 262 cargos para os que chegam da classe de inspetor. Estes novos cargos possibilitarão aos servidores atingir os níveis superiores da carreira.
O provimento dos cargos ora criados se dará no decorrer de três anos e na proporção de 40% em 3 de dezembro de 2011 e os restantes distribuídos nos dois anos seguintes, sempre na data de 3 de dezembro. O projeto de lei segue para apreciação da Assembleia Legislativa.
Durante o ato de assinatura, o governador Tarso Genro disse que a Polícia Civil atinge um patamar de respeito à dignidade da pessoa e ao Estado democrático de direito, a partir de um trabalho de formação e qualificação dos serviços. Desta forma, destacou o governador, estará preparada para a diretriz de Governo, de ataque frontal a todo tipo de criminalidade.
Para o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, este reconhecimento de aposentadoria especial renova a Polícia Civil. "Teremos uma instituição mais rica e, assim, responderá a todos os anseios da sociedade", enfatizou Michels. Os novos cargos, segundo o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior, possibilitarão a renovação nos quadros diretivos, "unindo novos servidores à experiência dos mais antigos".

Texto: Renato Araújo
Foto: Caroline Bicocchi

Programa de Extensão Regular da SETREM dá seqüência a oficinas

Estiveram reunidos os integrantes do Curso de Educação
Infantil, Módulo II
Na quarta-feira, dia 29, em seqüência ao Programa de Formação Continuada dos professores da região, através do Departamento de Extensão Regular da SETREM, estiveram reunidos os integrantes do Curso de Educação Infantil, Módulo II.
A professora Carmelí Maria Escher da Costa abordou a temática ‘O movimento na Educação Infantil’ enfatizando a sua importância para o desenvolvimento pleno da criança.
Foram apresentadas sugestões de atividades práticas relacionadas às diversas possibilidades de movimento como: dança, brincadeiras, cantigas de roda e a utilização de material alternativo. Destacou-se também, que o movimento deve ser trabalhado em situações que sejam propicias a construção das habilidades motoras, a aprendizagem e ampliação da cultura corporal da criança.

Secretaria do Agronegócio realiza curso de manejo de ovinos

Curso Manejo de Ovinos
Ocorreu na última semana, ministrado pelo Professor Marcelo Graziontin o Curso MANEJO DE OVINOS.
O evento que teve apoio da Administração Municipal, Emater/RS-Ascar, Sicredi, Cotrimaio e Sindicato Rural, contou com a participação dos Departamentos Técnicos da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente Emater/RS-Ascar e criadores do Município.
A Ovinocultura tem sido a atividade que tem recebido atenção especial por parte da Secretaria da Agricultura, visando primeiramente a produção para o consumo local, considerando que as atuais raças que estão sendo desenvolvidas, por apresentarem características especificas para a produção de carne, atendem aos paladares mais exigentes, prova disto que já em diversas oportunidades o churrasco foi de carne de ovelha com aprovação integral dos participantes.
Grupo participante e ministradores
Acredita-se que dentro de 2 a 3 anos os produtores do município terão capacidade de comercialização de produtos da ovinocultura para demais consumidores da região, gerando com isto mais uma fonte de renda e diversificação da economia das propriedades rurais e do município.

Funcionários dos Correios fazem vigília em protesto na Capital

Funcionários dos Correios fazem vigília em protesto na Capital 
Crédito: Arthur Puls
Trabalhadores dos Correios fazem, desde o final da tarde desta terça-feira, uma vigília em frente à sede da empresa, na avenida Siqueira Campos, centro de Porto Alegre. O acampamento, que continua durante a noite e o dia de quarta, é um protesto contra a medida provisória do governo federal que trata das mudanças estatutárias da Empresa de Correios e Telégrafos. Nesta quarta, às 19h, eles realizam assembleia geral.
Para o secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos do RS (Sintectrs), Vicente Guindani, a medida significa na prática a privatização da empresa. De acordo com a assessoria de imprensa do grupo, outras manifestações estão ocorrendo no País.

Islândia discute projeto que permite venda de cigarros apenas com receita médica

Comercialização seria limitada a farmácias e apenas para 

quem não conseguir abandonar vício

Na guerra contra o fumo, a Islândia estuda a adoção da medida mais radical já registrada. O parlamento, em Reykjavik, debaterá uma proposta pela qual apenas farmácias seriam autorizadas a vender cigarros – inicialmente, apenas para pessoas com 20 anos ou mais e, no futuro, somente com receita médica.
Pela lei proposta, os médicos seriam incentivados a ajudar seus pacientes a se livrar do vício do tabaco com tratamento e programas educativos. Se isso não funcionar, seriam autorizados, então, a receitar cigarros.
A dura iniciativa é parte de um plano de 10 anos que visa também à proibição do fumo em todos os locais públicos, incluindo calçadas e parques – além do interior de carros, se houver crianças presentes.
A Islândia também quer seguir o exemplo da Austrália e forçar os fabricantes a vender cigarros em maços todos iguais, de cor marrom.
O projeto de lei é apoiado pela ex-ministra da Saúde islandesa Siv Fridleifsdottir e foi redigido em conjunto com a Associação Médica Islandesa e uma coalizão de grupos antifumo.
— O objetivo é proteger as crianças e os adolescentes e impedir que comecem a fumar — explicou ela.

Ivete Sangalo e sua produtora estão na mira da Justiça

Cantora diz que empresas que trabalham com seus shows são
independentes, apesar de serem administrada pela mesma
pessoa
Foto:  Cacau Mangabeira  /  Divulgação
O processo trabalhista e fiscal contra Ivete Sangalo e sua produtora, a Caco de Telha Produções Artísticas Ltda, não corre mais em sigilo de Justiça. O músico Antônio da Silva, ex-baterista da cantora, pediu R$ 5 milhões por danos trabalhistas.
Ele teria acusado a baiana de usar a Banda do Bem — empresa é formada por músicos que acompanham a cantora — como fachada para sonegação fiscal e de tributos trabalhistas. Para evitar a contratação formal dos músicos, ela teria obrigado todos a abrirem firmas.
Em sua defesa, ela argumenta que a prestadora de serviços era independente da empresa que produz seus shows, apesar das duas serem administradas pelo seu cunhado e sócio, Luiz Paulo de Souza Nunes.