04 outubro 2011

PRB chegou a Horizontina

70 pessoas filiaram-se à legenda na posse de Jessé Martins 
como presidente do diretório
O Salão Comunitário da Vila Colato foi o cenário da fundação do Partido Republicano Brasileiro (PRB) no município de Horizontina, na última segunda-feira (3). Em evento paralelo, o deputado estadual Carlos Gomes abonou cerca de 70 fichas de filiação durante a campanha Filia 10. O programa de adesões à legenda percorre o Rio Grande do Sul com o objetivo de atrair filiados e lideranças ao partido, que tem o 10 como número de registro.
O fundador do diretório, Jessé Martins, garantiu que a sigla quer fazer história na política do município. “Resgatar a união como principal valor é nossa premissa. Contamos com a participação de todos que estão interessados em buscar melhorias para Horizontina no processo democrático que o PRB irá implantar aqui”, salienta. O presidente estadual do PRB, deputado Carlos Gomes, destacou a inclusão social como marca da participação republicana nas administrações estadual e federal. “Entregamos a Jessé a camisa 10, pois temos a certeza de que ele irá entrar em campo para levar transformação social àqueles que mais necessitam”, saúda.
Também prestigiaram a cerimônia o secretário municipal de Planejamento, Rui Hirt e o vereador Gérson de Moura.
Comissão executiva empossada:
Presidente: Jessé Martins
Vice-presidente: Edson Silva
Secretário-Geral: Paulo Pavan
1º Secretário: Ezequiel Martins
Tesoureiro: Josiel de Lima
Suplentes: Waldir da Silva e Elisete Binincheski 

Professora de Agronomia da SETREM participa de Congresso Argentino de Horticultura

O evento teve caráter internacional, pois havia palestrantes
da Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos
De 27 a 30 de setembro, a professora do curso de Agronomia da SETREM, Ana Paula Cecatto, esteve em Buenos Aires, participando do XXXIV Congresso Argentino de Horticultura. O congresso abrange todas as linhas da horticultura como olericultura, fruticultura, ornamentais, aromáticas e medicinais.
O evento teve caráter internacional, pois havia palestrantes da Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos. Enfatizaram as diferentes formas de incentivo ao consumo de hortaliças e frutos; a influência das mudanças climáticas globais na qualidade pós-colheita de frutos e hortaliças; as hortícolas como alimentos funcionais e nutracêuticos e a parte de processamento mínimo de frutas e hortaliças. “Observou-se que antes de se criar e desenvolver novas alternativas de cultivo é preciso ensinar o produtor rural a utilizar de forma correta as tecnologias já existentes, pois estas se bem aplicadas, poderão aumentar a renda do produtor e diversificar sua propriedade.”
A participação permitiu ainda troca de experiências com pesquisadores argentinos, abrindo portas para futuros projetos em parceria com entidades como Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA).

Câmara de Vereadores realiza 23ª Sessão ordinária

Grande quantidade de lixo as margens da RS 342 
A 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores aconteceu na segunda-feira, dia 03 de outubro de 2011, no auditório da ACI/Sindilojas no Clube Buricá. A coordenadora voluntária do Núcleo do IMAMA de Três de Maio, Elizabeth Caraffa, usou o espaço de 20 minutos na Tribuna Livre com o objetivo de divulgar o trabalho realizado no município, e em ato solene realizar a abertura das atividades do “Outubro Rosa” com a inauguração da iluminação da chaminé localizada na Avenida Senador Alberto Pasqualini.
Usando da tribuna nesta sessão, o Ver. Luiz Fernando Cereser do PP, fez uma denúncia com relação a pessoas que colocam lixo, em grande quantidade (foto), nas margens da RS 342, no bairro Pedreirinha em Três de Maio. Cereser, disse inclusive saber quem são algumas pessoas que veem praticando este crime ambiental, que pode levar penalizações na forma da lei se o individuo for pego em flagrante.
Ordem do Dia
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, os seguintes Projetos de Leis: número 39/2011 que aprova o Plano Municipal Decenal de Educação de Três de Maio;  número 41/2011 que autoriza o Poder Executivo Municipal a doar 96 lotes de sua propriedade ao Fundo de Arrendamento Residencial - FAR, administrado pela Caixa Econômica Federal, situados no Loteamento Santa Maria; e número 43/2011 que altera parte do Artigo 19 da Lei Nº 1.176/91, excluindo da comissão do Programa de expansão da Área Industrial no município de Três de Maio, o nome do presidente da Câmara Municipal de Vereadores
Expediente do Executivo
Projeto de Lei Nº 45/2011 que autoriza a Cessão de Uso do terreno urbano número 05, da quadra 225, de propriedade do município, com 1.075,70 m2, matrícula nº 19.726, para a Associação Cultural Italiana de Três de Maio e Região/ACITRE e Associação Cultural Alemã de Três de Maio, pelo prazo de 20 anos; Projeto de Lei Nº 46/2011 que inclui e altera programas e objetivos da Lei do Plano Plurianual – PPA; e Projeto de Lei Nº 47/2011 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2012 e dá outras providências.
Endereço e Telefone
Em função da reforma na sede permanente no segundo piso do prédio da Agência do Banco do Brasil, a Câmara de Vereadores está funcionando provisoriamente na sala cedida pela Associação Comercial e Industrial no Clube Buricá, na Rua Expedicionário Bertoldo Boeck, 532. As sessões acontecem no Auditório da ACI/Sindilojas. O telefone é o 3535.1002.

CRAS Bem Viver oportuniza “Jovens Talentos” à prestigiar Festival Internacional de Teatros de Bonecos em Canela/RS

A programação ofereceu diversas modalidades de Teatro 
O Grupo Teatral  “Jovens Talentos” está completando um ano de convivência. Para festejar, o CRAS Bem Viver oportunizou uma viagem ao município de Canela/RS com objetivo de Prestigiar o 23° Festival Internacional de teatro de Bonecos  de Canela. 
A programação ofereceu diversas modalidades de Teatro visualizado pelo grupo dentre estes, o “Circo de Pulgas”  da legião de Palhaços de Santa Catarina, a Trupe do Vira Teatro e os Marionetes do “Só Rindo Teatro de Bonecos”. 
Além do festival o grupo teve a oportunidade de conhecer a belíssima Catedral de Pedras em Canela, o Mundo a Vapor e a Fábrica de Chocolates Florybal. 
O Grupo Teatral è Formado por 16 integrantes e foi acompanhado pela equipe e voluntários. 

Jornal mostra que apenas dois prefeitos da região já decidiram concorrer a reeleição

O prefeito de Três de Maio Olívio Casali (PP) está indefinido
Conforme reportagem do jornal Zero Hora de domingo, 02, se as eleições municipais fossem neste domingo, pelo menos 145 prefeitos gaúchos disputariam nas urnas um novo mandato. O número representa 30% dos atuais administradores. Um levantamento feito por Zero Hora nas últimas duas semanas, nos 496 municípios do Estado, mostra que outros 130 prefeitos se declararam indecisos e tendem a entrar na briga para se manter no poder.
Os demais administradores estariam fora da disputa: 178 cumprem o segundo mandato consecutivo e, por isso, não podem concorrer, e 43 declararam que não pretendem disputar o pleito. 
Na região, o levantamento de Zero Hora mostra que os prefeitos de São José do Inhacorá, Alexandre Vaz Ferreira (PMDB), e, Renato Müller (PSB) de Nova Candelária já decidiram que vão tentar a reeleição. 
Já o prefeito de Três de Maio Olívio Casali (PP) está indefinido. 
Os prefeitos de Alegria, Idalcir Santi (PP), de Boa Vista do Buricá, Jorge Klöckner (PTB), e, de Independência João Edécio Graef (PTB) estão no 2º mandato e ficam impedidos de disputar o próximo pleito. 

São José do Inhacorá vai representar a Fronteira Noroeste em Brasília, na VIII Conferência Nacional de Assistência Social

Vânia Lonrenzoni e Eliz Rejane David são as representantes
Nos dia 27,28 e 29 de setembro, aconteceu a IX Conferência Estadual de Assistência Social no Salão de Atos da PUC em Porto Alegre. Na oportunidade cada município participou com 2 delegados eleitos nas conferências municipais. Nesta conferência Estadual aconteceu a eleição de representantes das regiões que compõem o estado para participar na VIII Conferência Nacional em Brasília, sendo que a Delegada Vânia Manjabosco Lorenzoni (Extencionista da ASCAR) representará a sociedade civil e Delegada Eliz Rejane Martins David (Assistente Social da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Habitação) será a representante governamental. Elas representarão todos os municípios de pequeno porte 1 ( até 20.000 habitantes) da região Fronteira noroeste  nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2011 em Brasilia.

SETREM lança Vestibular 2012

O processo seletivo ocorrerá no dia 10 dezembro, às 14h, no Campus da  Setrem
A SETREM lançou ontem o Vestibular 2012 com a apresentação das peças publicitárias que serão utilizadas na campanha de divulgação. O processo seletivo ocorrerá no dia 10 dezembro, às 14h, no Campus da instituição. Inscrições poderão ser realizadas até o dia 08 de dezembro, sendo o investimento de R$50. Inscrições pagas até o dia 18 de novembro terão 20% de desconto.
A instituição oferece nove cursos superiores: Administração (75 vagas), Agronomia (50 vagas), Enfermagem (50 vagas), Engenharia de Produção (50 vagas), Pedagogia (45 vagas), Psicologia (50 vagas), Sistemas de Informação (40 vagas), Tecnologia em Redes de Computadores (40 vagas) e Tecnologia em Design Moda (40 vagas). 
A Campanha
Seres invisíveis chamaram a atenção da comunidade regional. Vídeos circularam na Internet, principalmente entre o público jovem, mostrando situações no mínimo inusitadas: objetos mexendo-se sozinhos em diversos estabelecimentos comerciais da cidade e região. A questão foi esclarecida nesta segunda-feira, dia 03, durante o Lançamento do Vestibular 2012 SETREM, realizado no auditório do Campus SETREM, em Três de Maio.
A Assessora de Comunicação da SETREM, Fabiane Weydmann Reinhold, revelou que a brincadeira objetivou chamar atenção para campanha, que tem como conceito: ‘Visualize-se como estudante na Setrem’, ou seja, alguém que é destaque. “Desta forma, brincamos com a idéia de que todos que não são detentores de conhecimentos adquiridos na SETREM tornam-se invisíveis para o mundo do trabalho’, explicou. 
Neste ano, a protagonista da campanha é Lídia Ritter, concluinte do Curso Técnico em Informática da SETREM e colaboradora da instituição. “A jovem atua na assessoria de comunicação e deve prestar vestibular na instituição este ano”.

Região fará parte do trabalho da Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas Públicas

Segundo a assessora Juliana Zalamena, a Região 
Noroeste também é alvo desse trabalho
Nesta terça-feira, 04, o Deputado Federal José Stédile, do PSB, estará lançando a Frente Parlamentar em defesa das Bibliotecas Públicas. A iniciativa faz parte de um trabalho que já vem sendo realizado desde o início do mandato em torno dessa temática, prevendo inclusive o repasse de recursos para as Bibliotecas Públicas dos municípios do Rio Grande, a partir de critérios de prioridade e urgência. Segundo a assessora Juliana Zalamena, a Região Noroeste também é alvo desse trabalho, pois enquanto algumas bibliotecas da região têm boas condições, outras estão em situação de total precariedade, com acervos muito antigos e deteriorados. Um levantamento das Bibliotecas Públicas que tem maior necessidade será realizado ao longo de 2011, já que o incentivo à leitura e o acesso às bibliotecas é uma das prioridades do mandato do Deputado Stédile.

Texto e Foto: Assessoria de Comunicação Dep. Stédile.