10 julho 2013

Ladrões furtam rodas e deixam automóvel em cepos no interior de São José do Inhacorá

O veículo amanheceu erguido em sepos dentro da garagem
Uma moradora da comunidade de Santo Antônio do Inhacorá, teve uma surpresa desagradável na manhã desta quarta-feira (10/07).

No início da manhã, por volta das 7h, horário costumeiro de sair de casa para trabalhar,  se deparou com o seu carro sem as rodas erguido em cepos. O carro fica guardado em uma garagem ao lado da casa. 

Fotos: Márcia feyth
A proprietária do automóvel um Ford Fócus, Márcia Feyth, é professora e leciona na escola de Espírito Santo, localidade vizinha que pertence ao município de Alegria.

A professora que usa o automóvel para se locomover para o trabalho, além do prejuízo que teve ficou impossibilitada de trabalhar nesta quarta-feira.

Os policiais da Brigada Militar de São José do Inhacorá, estiveram no local para fazer o registro de ocorrência.

Acadêmicos de enfermagem realizam ação na Afapene

Alunos visitaram entidade santa-rosense oferecendo
cuidados em saúde, música, dança e carinho às pessoas
com necessidades especiais
Oferecer apoio humanizado à comunidade é uma das missões do curso superior em Enfermagem da SETREM. Um exemplo disto foi realizado por acadêmicos do 5º semestre, dentro da disciplina “Enfermagem no cuidado da criança e do adolescente”. Eles realizaram três visitas à Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (Afapene), de Santa Rosa, atividade que ocorre anualmente e que já passou por instituições de Constantina, Independência, Três de Maio e outras cidades da região.

Segundo a acadêmica Jéssica Rodrigues Silveira, foram várias aulas de estudos para, ao final do semestre, ocorrerem às visitas. “Mesmo a Afapene sendo uma entidade voltada para o apoio aos adultos, conseguimos observar e colocar em prática o que estudamos em sala de aula”, conta. Quem complementa é Andressa Dal Forno: “interagimos com a maioria deles e foi possível ver a alegria imensa que eles têm em nos receber e a necessidade em contar as coisas simples pelas quais passaram na vida. Quando chegamos todos estavam rindo, felizes, nos dizendo o tempo todo da alegria por estarmos lá. Foi fantástico”, garante.

Juliane Allebrandt explica que as pessoas atendidas pela Afapene têm uma carência afetiva muito grande, que sentem muito a falta de carinho e adoram abraçar e dar as mãos. “Teve uma moça que me abraçou e pediu: ‘você gosta de mim?’ Foi um momento mágico. Mesmo se tratando de adultos, eles têm uma mentalidade infantil, e esse convívio para nós, da Enfermagem, nos faz repensar nossas atitudes na vida e na profissão, para voltarmos nossas atenções também a estas pessoas, que requerem muito de nossa atenção e cuidados”.

Para Leonardo Gaist, a experiência foi maravilhosa e muito agregadora para todos os acadêmicos. “Sair da sala de aula e ir a campo é fantástico. São pessoas com necessidades especiais, mas que demonstram para nós sentimentos imensos de carinho. Todos nos receberam muito bem, nos deram total atenção e nos proporcionaram momentos de muito aprendizado. Além das verificações de saúde deles, também dançamos, cantamos, conversamos e brincamos, levando e recebendo muita alegria. Na enfermagem, estamos muito preocupados com a humanização e com o convívio com a comunidade”, conclui o acadêmico da SETREM.

Dia Nacional de Lutas terá ato público em Três de Maio

Dia Nacional de Lutas terá ato público em Três de Maio
Centrais sindicais gaúchas planejam atos de mobilização, como caminhadas e paralisações, nesta quinta-feira, dia 11, chamado de Dia Nacional de Lutas. Os atos programados para esta quinta-feira podem afetar o funcionamento de serviços, como bancos.

Em Três de Maio, no entanto, a paralisação deve ser parcial. Os sindicatos das mais diversas categorias programaram um ato público na Praça da Bandeira às 16h

A última grande greve geral no país foi em 14 e 15 de maio de 1989. Depois disso, houve ao menos duas convocações, em 1991 e 1996, mas nenhuma contou com grande adesão.

Algumas centrais, como a CUT, evitam falar em greve geral. No site, a informação é de que será um dia com "atos, paralisações, atrasos na abertura de agências bancárias e na entrada nas fábricas". Só vão parar, conforme a CUT, "algumas categorias, como rodoviários e metroviários".

CRAS Bem Viver realiza a “Semana contra a Violência”

 CRAS Bem Viver realiza a “Semana contra a Violência”
No dia 08 de julho, segunda-feira, junto ao Centro Comunitário Católico de São José do Inhacorá, a comunidade inhacorense prestigiou uma palestra como o Promotor de Justiça da Comarca de Três de Maio, Dr. Pablo da Silva Alfaro. Oportunidade em que foram abordados assuntos como a drogadição, a função do Ministério Público, bullyng, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, os direitos e deveres do cidadão, entre outros assuntos pertinentes ao tema “violência”, devido a Semana Contra a Violência organizada pelo CRAS Bem Viver, Conselho Tutelar e toda a rede de prevenção do município.

Durante esta semana, ações irão orientar e buscar a adesão dos inhacoresenses nas bandeiras defendidas durante a Semana, como as questões de defesa dos direitos humanos (os quais incluem crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, entre outros segmentos), atos infracionais, denúncias  e medidas socioeducativas,  através de panfletagem em blitz e junto aos grupos de convivência do CRAS Bem Viver.

Acidente deixa jovem em estado grave

Acidente ocorreu no fim da tarde desta terça-feira em Santo
Augusto (Foto: Léo Juliani)
Acidente ocorreu no fim da tarde desta terça-feira em Santo Augusto
   
Mais um acidente grave envolvendo um motociclista foi registrado no final da tarde desta terça-feira, na Av. Pedro Campos em Santo Augusto.

O acidente ocorreu por volta das 18h15min nas proximidades da empresa Scheneider Cabines. O motociclistas que estava no sentido cidade/trevo, na tentativa de ultrapassar um caminhão acabou batendo fortemente na traseira de um Astra placas JPA 7479de Santo Augusto conduzido por Solange Moura, o Astra estava realizando a manobra de retorno. O motociclista identificado como Renato Missaggia, foi atendido no local e imediatamente encaminhado ao Hospital Bom Pastor de Santo Augusto em estado grave.

Devido á gravidade dos ferimentos, Renato foi transferido para o HCI de Ijuí, onde encontra-se internado na UTI. A suspeita é de que ele tenha sofrido traumatismo craniano.