04 maio 2011

Santa Rosa registra geada e mínima de 4,2ºC

Santa Rosa registra menor temperatura
no Estado hoje: 4,2ºC 
Crédito: Felipe Dorneles / Especial CP
As temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul, até as 8h desta quarta-feira, foram registradas por estações particulares em Santa Rosa (4,2ºC), no Noroeste, e em Farroupilha (5,9ºC), na Serra. Em Bagé, na Campanha, onde ontem foi marcada a menor temperatura, fez 8ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, os termômetros registraram 6ºC.
O sol predomina no Estado, apesar da presença de nuvens. Uma forte neblina cobriu a Capital e dificultou a visibilidade para quem transitava pelas ruas no início da manhã e também no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A temperatura mínima foi de 10,7ºC em Porto Alegre, segundo o Sistema Metroclima.
A massa de ar seco e frio proporcionou um amanhecer com temperaturas baixas. No entanto, a tarde será um pouco mais quente, mas ainda amena na maioria das regiões.

Inaugurado Museu Municipal de Tuparendi

O Museu agora passa a ser permanente
Foi inaugurado no final da tarde desta segunda, 02 de maio, o Museu Municipal de Tuparendi. O Museu é o segundo passo de um projeto que iniciou com a Mostra Museológica de Tuparendi, uma das atrações mais visitadas e elogiadas da Ficat, feira que ocorreu em setembro passado. O Museu agora passa a ser permanente, e foi montado em uma antiga casa no centro de Tuparendi. A casa onde agora funciona o Museu, abrigou a primeira fábrica de guaraná do município. As peças que compõem o acervo do Museu Municipal, foram doadas pelos proprietários, moradores antigos, depois de um minucioso levantamento realizado pela equipe da Secretaria de Educação, responsável pela instalação do Museu, e que percorreu todas as comunidades do interior de Tuparendi em busca de peças para compor a Mostra Museológica, e agora o Museu permanente.
Aproximadamente 150 peças já estão em exposição no Museu, entre elas peças e utensílios domésticos, fotografias, máquinas de escrever e de costurar, roupas, equipamentos médicos, e outras peças que juntas contam um pouco da historia do município.
Na solenidade de inauguração, o prefeito Olavo Pawlak, salientou o foco que a cultura tem recebido em sua administração. Além da inauguração do Museu Municipal, na semana passada o prefeito reinaugurou a Biblioteca Municipal.

Expofeira já recebeu cerca de 30 mil visitantes

Cerca de 30 mil pessoas já estiveram
no Parque Germano Dockhorn
Desde a abertura oficial da 12ª Expofeira, no último sábado, o Parque de Exposições de Três de Maio já recebeu 30 mil visitantes.
O grande destaque foi o domingo, quando 12 mil pessoas assistiram à segunda etapa do Campeonato Estadual de Motocross. A meta é de que 100 mil pessoas circulam pelo parque até o próximo domingo.
O setor de Gado Leiteiro é um dos mais visitados durante todo o dia, que tem como principal atração as vacas clonadas, vindas de Bagé. O público é atraído também pela Expodinâmica, que apresenta tecnologias na área de forrageiras e suplementação alimentar para o gado leiteiro.
Hoje, quarta-feira, o ingresso será livre no parque até às 17h. Após, custará R$ 3,00.
O show de bandas alusivo aos 56 anos da Rádio Colonial está marcado para às 21h 30min na Praça de Alimentação.

Cotrimaio apresenta novidades durante a XII Expofeira do Agronegócio

Na foto: Antônio, Cotrinho, Silceu
e Amilton
Nos estandes da cooperativa, os associados, autoridades, dirigentes e demais visitantes, são recepcionados e atraídos pelo mascote Cotrinho, no período de 30 de abril a 08 de maio de 2011.
Pensando em que o futuro é as crianças, a COTRIMAIO lançou durante a XII Expofeira um mascote dirigido ao público infantil. Representando a difusão, união das áreas de negócios e capacidade de adaptação, o Cotrinho foi escolhido como o mascote da COTRIMAIO. Sua imagem ilustra a capacidade de cooperação e trabalho. “Personagem divertido que se relaciona com as crianças durante a Expofeira, bem como nos demais eventos que a cooperativa participar, para mostrar que a imaginação pode ser o melhor caminho para realizar seus sonhos”, destaca Silceu Dalberto, diretor secretário da cooperativa.
Outra novidade que a COTRIMAIO lançou durante o programa Fogo de Chão da Rádio Colonial, no dia 01 de maio, é 4º Concurso de Fotografias. Quem apresentou a novidade é o diretor secretário, Silceu Dalberto. Mais uma vez a cooperativa deseja vislumbrar a habilidade e olho crítico com a máquina fotográfica. As inscrições iniciaram no dia 01 de maio e encerram com data de postagem até 28 de outubro de 2011.
O tema desta edição do concurso, “O Associado da COTRIMAIO”, tem por objetivo evidenciar o dia-a-dia do nosso associado em seu habitat natural – o campo. Clicks do agricultor na lavoura, na propriedade, manejando maquinário, plantando e colhendo, enfim, o trabalho incansável de uma das mais importantes classes de trabalhadores da região e do país. Serão escolhidas as 06 melhores fotos que irão compor o Calendário COTRIMAIO 2012. As fotos vencedoras serão assinadas e vão enfeitar as paredes de nossos associados, clientes e fornecedores da região, do Estado e de vários pontos do Brasil. E além de divulgar o nome e o trabalho dos vencedores, cada autor da foto escolhida vai receber um bônus de compra para ser utilizado em qualquer supermercado, loja ou postos de combustíveis da rede COTRIMAIO. A COTRIMAIO também preparou diversas ofertas especiais que o produtor ainda pode conferir até o final da feira e promoveu diversas palestras direcionadas ao produtor rural. Quer mais? Então venha visitar os estandes da COTRIMAIO e conheça essas e muitas outras novidades que a COTRIMAIO preparou para você e sua família.

Audiência pública discute a implantação da EJA e ensino técnico em Tucunduva

A audiência aconteceu no último dia
26 de abirl
No dia 26 de abril foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores uma audiência pública para tratar da implantação da modalidade EJA (educação para jovens e adultos) e do ensino técnico em Tucunduva na Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves.  Participaram da audiência professores e diretores das escolas do município, vereadores, o prefeito municipal Mateus Busanello, a secretária da educação, Enídia Fronza e um grande número de munícipes interessados na implantação destas modalidades de ensino em Tucunduva.
De acordo com a diretora da escola Bento Gonçalves Cleide Pisoni “a escola pensou em implantar a EJA e o ensino técnico, pois o número de matrículas diminuiu bastante nos últimos anos. Sabendo do interesse da escola por esses projetos, a vereadora Cecília Bernardi propôs a realização de uma audiência pública e a mobilização da comunidade. Então foi realizada uma parceria com a Câmara de Vereadores, a Secretaria de Educação e as escolas em busca de apoio”.
Para a implantação da EJA primeiramente é necessário realiza um levantamento dos interessados. Este levantamento já foi feito e houve mais de 200 pessoas interessadas. O próximo passo é elaborar um regimento e enviar para a 17ª Coordenadoria  de Educação para que a implantação da EJA em Tucunduva seja aprovada pelo Conselho estadual de Educação. A direção da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves acredita que as aulas da educação para jovens e adultos possa inicia no ano de 2012.
Para que o ensino técnico seja inserido em Tucunduva é necessário a elaboração de um projeto que explique a necessidade da criação de um curso técnico para Tucunduva e região. Também é necessário que se faça uma análise detalhada da região, dos dados socioeconômicos, dos recursos naturais, principais atividades econômicas desenvolvidas, das potencialidades da região em relação a oportunidades de negócio e investimentos públicos, as empresas existentes na região, outras instituições relevantes como cooperativas, campus universitários, centros de pesquisas, centros culturais, o mercado de trabalho e as perspectivas de vagas para estágio do novos profissionais. É de fundamenta importância comprovar junto a Suepro (superintendência de educação profissional) que há interesse na comunidade na implantação de um curso técnico em Tucunduva.
A partir da audiência pública foi criada uma comissão com representantes de entidades, das escolas, da secretaria municipal de educação, da câmara de vereadores e do conselho municipal de educação para trabalhar a justificativa de proposta desse curso técnico e encaminhar para posterior aprovação da Suepro.
A escolha do curso técnico que será implantado será feita juntamente com a comunidade. Conforme explicado durante a audiência pública já foi realizado um estudo prévio dos possíveis cursos e foram elencados alguns cursos possíveis como: técnico em vendas, em cooperativismo, em agro negócio, em administração, em informática e técnico em secretariado.
– Para escolher o curso temos que levar em consideração alguns aspectos como oferecer um curso diferente dos que já temos na região, a estrutura física da escola, pois não adianta tentarmos um curso que exija laboratórios com custo muito elevado. Temos também que levar em consideração a importância do curso para a comunidade e se há profissionais aptos na região para trabalha na escola profissionalizante, destaca a diretora da E.E.E.M. Bento Gonçalves Cleide Pisoni.

A importância da leitura na construção do conhecimento

As direções das escolas, buscam
incentivar a leitura
Dando continuidade ao Projeto “Leitura e Escrita compromisso de todas as áreas” que Direção e Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa da localidade de Santo Antônio do Inhacorá, município de São José do Inhacorá  procuram de diversas formas incentivar a leitura entre a comunidade escolar.
Sabemos que a função do professor é incentivar e proporcionar ao educando uma leitura prazerosa fazendo com o mesmo tenha contato com as mais diversas obras literárias.
Neste sentido é que proporcionamos a partir do dia 18 de abril de 2011 até o final do mês a exposição, ao ar livre(área coberta), das mais variadas obras literárias e revistas educativas novas, bem como, jornais para que nossos educandos pudessem livremente manuseá-los, lê-los nos mais diversos momentos como por exemplo: antes da aula, nos intervalos, no final da aula, enfim, quando quisessem. Com certeza mais momentos assim serão proporcionados durante todo o ano letivo.
Fazendo uma análise desta atividade podemos afirmar que foi muito importante, pois ficávamos admirando o envolvimento dos alunos com os livros.
É através da leitura que desenvolvemos o bem falar, o bem escrever e o bem interpretar.
Nós como escola queremos seguir exatamente o que Monteiro Lobato um dia disse: “Um país se faz com homens e com livros”. Hoje, apesar dos múltiplos suportes de leitura, ainda é possível ampliar o sonho lobatiano, dizendo que um país de verdade se faz com homens, mulheres, crianças, livros e leitores. Por isso é preciso criar ambientes de múltiplas leituras de forma que a leitura tenha, pelo menos, dois nomes: conhecimento e emoção.

Morre terceira vítima de acidente entre carreta e carro em Ijuí, no Noroeste

Colisão entre carreta e carro ocorreu por volta
das 17h, no km 461 da BR-285
Foto:Carlos Alberto Castro / Site da Rádio 
Progresso
A terceira vítima do acidente registrado no final da tarde desta terça-feira em Ijuí, na Região Noroeste, morreu por volta das 22h. Internada na UTI do Hospital de Caridade da cidade, Martha Thereza Stumpf, 81 anos, não resistiu aos ferimentos.
Terezinha Pertile Leal, 59 anos, morreu no local, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Armelinda Schumann, 79 anos, morreu enquanto recebia atendimento médico no Hospital de Caridade de Ijuí.
A colisão entre uma carreta e um carro ocorreu por volta das 17h, no km 461 da BR-285, em Ijuí, no noroeste do Estado. De acordo com a PRF, Terezinha e as duas idosas voltavam de uma consulta médica, em Ijuí.
Elas estavam em um Fiat/Siena com placa de Santo Ângelo. Por volta das 17h10min, o carro colidiu de lado contra uma Carreta Scania de Curitiba (PR). O motorista do caminhão não se feriu.
Acostumada a utilizar o carro para levar amigos a consultas médicas e ajudar em serviços bancários, a aposentada Terezinha saiu de casa em Santo Ângelo, nas Missões às 13h. Passou na casa da amiga e ministra da eucaristia, Martha Thereza Stumpf, e após se encontrou com Armelinda Schumann, 79 anos, que realizaria mais uma consulta no Hospital de Caridade de Ijuí.