04 maio 2011

Audiência pública discute a implantação da EJA e ensino técnico em Tucunduva

A audiência aconteceu no último dia
26 de abirl
No dia 26 de abril foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores uma audiência pública para tratar da implantação da modalidade EJA (educação para jovens e adultos) e do ensino técnico em Tucunduva na Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves.  Participaram da audiência professores e diretores das escolas do município, vereadores, o prefeito municipal Mateus Busanello, a secretária da educação, Enídia Fronza e um grande número de munícipes interessados na implantação destas modalidades de ensino em Tucunduva.
De acordo com a diretora da escola Bento Gonçalves Cleide Pisoni “a escola pensou em implantar a EJA e o ensino técnico, pois o número de matrículas diminuiu bastante nos últimos anos. Sabendo do interesse da escola por esses projetos, a vereadora Cecília Bernardi propôs a realização de uma audiência pública e a mobilização da comunidade. Então foi realizada uma parceria com a Câmara de Vereadores, a Secretaria de Educação e as escolas em busca de apoio”.
Para a implantação da EJA primeiramente é necessário realiza um levantamento dos interessados. Este levantamento já foi feito e houve mais de 200 pessoas interessadas. O próximo passo é elaborar um regimento e enviar para a 17ª Coordenadoria  de Educação para que a implantação da EJA em Tucunduva seja aprovada pelo Conselho estadual de Educação. A direção da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves acredita que as aulas da educação para jovens e adultos possa inicia no ano de 2012.
Para que o ensino técnico seja inserido em Tucunduva é necessário a elaboração de um projeto que explique a necessidade da criação de um curso técnico para Tucunduva e região. Também é necessário que se faça uma análise detalhada da região, dos dados socioeconômicos, dos recursos naturais, principais atividades econômicas desenvolvidas, das potencialidades da região em relação a oportunidades de negócio e investimentos públicos, as empresas existentes na região, outras instituições relevantes como cooperativas, campus universitários, centros de pesquisas, centros culturais, o mercado de trabalho e as perspectivas de vagas para estágio do novos profissionais. É de fundamenta importância comprovar junto a Suepro (superintendência de educação profissional) que há interesse na comunidade na implantação de um curso técnico em Tucunduva.
A partir da audiência pública foi criada uma comissão com representantes de entidades, das escolas, da secretaria municipal de educação, da câmara de vereadores e do conselho municipal de educação para trabalhar a justificativa de proposta desse curso técnico e encaminhar para posterior aprovação da Suepro.
A escolha do curso técnico que será implantado será feita juntamente com a comunidade. Conforme explicado durante a audiência pública já foi realizado um estudo prévio dos possíveis cursos e foram elencados alguns cursos possíveis como: técnico em vendas, em cooperativismo, em agro negócio, em administração, em informática e técnico em secretariado.
– Para escolher o curso temos que levar em consideração alguns aspectos como oferecer um curso diferente dos que já temos na região, a estrutura física da escola, pois não adianta tentarmos um curso que exija laboratórios com custo muito elevado. Temos também que levar em consideração a importância do curso para a comunidade e se há profissionais aptos na região para trabalha na escola profissionalizante, destaca a diretora da E.E.E.M. Bento Gonçalves Cleide Pisoni.