26 março 2013

Carreta carregada de farelo de arroz tomba em Barra do Guarita

O veículo, com placas de São Paulo, seguia de Alegrete
à Itapiranga (
Foto Oeste Mania)
Um acidente envolvendo uma carreta carregada com 27 toneladas de farelo de arroz bloqueou o trânsito, em Barra do Guarita.

Segundo o motorista, o acidente ocorreu por volta das 16h, no topo da ponte que liga a cidade à Vista Gaúcha após ele desengatar a marcha, voltando de ré contra o barranco e tombando na estrada.

Conforme a Brigada Militar, a pista ficou interditada por duas horas. Máquinas da prefeitura deslocaram a carreta, liberando o trânsito.

O veículo, com placas de São Paulo, seguia de Alegrete à Itapiranga. O motorista escapou ileso, e com o cavalinho da carreta não houve danos significativos.

Assembleia Legislativa do RS aprova fim do 14º e 15º salários de deputados

Salários extras na Assembleia Legislativa eram pagos
 apenas aos 55  deputados
(Foto: Marcelo Bertani/Divulgação ALRS)
A exemplo do que já ocorreu na Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou em sessão plenária desta terça-feira (26), por unanimidade, o fim do 14º e 15º salário dos parlamentares gaúchos. A medida vai gerar uma economia de cerca de R$ 6,6 milhões aos cofres públicos por cada legislatura, a cada quatro anos.

O projeto de resolução (PR) da mesa diretora recebeu 33 votos favoráveis. Foi mantido, no entanto, o pagamento aos deputados estaduais de uma “ajuda de custo”, correspondente subsídio mensal, que será paga uma vez no início e outra no final de cada mandato.

Uma emenda do líder da bancada do PT, deputado Edegar Pretto, pretendia eliminar também a ajuda de custo de início e de fim de mandato, mas não chegou a ser votada, em razão da aprovação – 32 votos favoráveis e 14 contrários – de pedido de preferência do deputado Miki Breier (PSB) para a votação do texto original da resolução. Contrariados, os deputados petistas se abstiveram da votação.

O 14º e o 15º salários eram pagos apenas aos 55 deputados. O 14º tinha o mesmo valor do vencimento mensal, em torno de R$ 20 mil. O 15º depende da frequência dos parlamentares no plenário. A extinção dos benefícios valerá a partir dos próximos meses de dezembro e fevereiro, quando seriam pagos os salários adicionais.

Jeveson Fabbrin assume DAAGRO

Dentre os assuntos abordados na posse, o presidente 
repassou aos presentes a essência do curso e sua 
trajetória dentro da Instituição
O Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia (DAAGRO) realizou na noite de segunda- feira, 11, a sua Assembleia Geral Ordinária. Sob a coordenação dos acadêmicos Fábio Guths, Fúlvio Norenberg, Jeveson Fabbrin e Rafael Turra, aproximadamente 180 acadêmicos, de cinco turmas, estiveram no Auditório da SETREM deliberando sobre os assuntos que constavam na pauta.

Nesta noite tomou posse a nova diretoria, ficando com seus cargos desta forma distribuídos: presidente: Jeveson Leandro Muniz Fabbrin; vice-presidente: Fábio Luis Valk Güths; tesoureiro: Rafael Rutzen Turra; vice-tesoureira: Heloísa Tamanini Fin; secretário: Fabiano Soltis; vice-secretário: Fúlvio Rafael Norenberg; diretor de eventos: Luciano Bueno dos Santos; conselho fiscal: Alan Eduardo Schuster, Patrícia Cristina Simon e Rafael Furlanetto.

O presidente repassou aos presentes a essência do curso e sua trajetória dentro da Instituição. Jeveson, afirmou que com o ingresso de novas turmas deve-se solidificar o espírito de respeito e cooperação no curso que teve sua primeira turma em 2009. As ações desenvolvidas no ano de 2010, apenas com duas turmas, foram relembradas: Conquista do JOIA, I Seminário de Agronomia, I Canto da Agronomia e a Prova do ENADE.

Jeveson explanou sobre a importância de novas lideranças de turma para fortalecer o curso. O tesoureiro Rafael Turra realizou a prestação de contas, informando aos acadêmicos os valores monetários que o DAAGRO disponibiliza. Foi instituída uma taxa acadêmica mensal, que terá a finalidade de auxílio às turmas no que se refere a eventos como formatura, viagens, eventos festivos e recreativos.

Os Jogos de Integração Acadêmica-JOIA, finalizaram os assuntos da pauta. Fábio Güths e Fúlvio Norenberg reprisaram os últimos três JOIAs, levando aos acadêmicos as novas regras e reforçando o comprometimento que todos devem ter ao assumir suas responsabilidades e virtudes em benefício do curso.

“O DAAGRO, por sua vez agradece a efetiva presença e contribuição dos acadêmicos que participaram desta importante tomada de decisões para o fortalecimento do curso de Agronomia”, enfatiza Fabbrin.

XIII Expofeira é lançada oficialmente

Evento ocorreu no Clube Buricá. O prefeito Casali
também se pronúnciou
No sábado, dia 23 de março, ocorreu o lançamento oficial da XIII Expofeira do Agronegócio; 10ª Exposição do Gado Leiteiro; 7ª Feira da Agricultura e Agroindústria Familiar e 2ª Expodinâmica do município de Três de Maio, que acontecerá de 27 de abril a 5 de maio de 2013, sob o tema “Conectando as Pessoas ao Mundo dos Negócios”.

O presidente da XIII Expofeira, Derli Valmor Eickoff, ressaltou que sobretudo o evento é uma Feira de oportunidades. “Como o universo empresarial tem ampliado suas fronteiras, a Expofeira não poderia deixar de seguir nesta mesma direção para alavancar cada vez mais os negócios da região e para região, caracterizando assim um novo mundo dos negócios”.

Para encerrar a solenidade, foi divulgada a programação dos shows contratados e confirmados até o momento para a XIII Expofeira do Agronegócio. 

Acompanhe:
27/04: Show Sertanejo Universitário Léo Giba e DJ Daniel Ribeiro
28/04: Lúcia Luft e Banda Mercosul
29/04: Mano, Matheus, Karine Eichel e Bandas: Soprano e Essência Latina
30/04: Encontro de Rock; Baile no Clube Buricá em comemoração ao Município Três de Maio
01/05: Show de Bandas da Rádio Colonial
02/05: Show Gospel com David Quinlan e bandas gospel
03/05: Show Nacional Sertanejo Universitário com Gabriel Valin; Fernando Lima e Banda 4x4
04/05: Os Serranos; Shows locais com Nego Peca, Luiz Moreira e Freitinhas
05/05: Motocross

Escolhido o slogan e o Mascote da I Feira Municipal do Livro em São José do Inhacorá

A solenidade de lançamento de ambos e premiação
acontecerá no dia 17 de abril de 2013, nas dependências
do Ginásio Municipal Poliesportivo às 19h30min
Na sexta-feira do dia 22 de março de 2013 foi escolhido o Slogan e o mascote da I Feira Municipal de São José do Inhacorá.

A escolha deu-se através de votação secreta entre os jurados  Beatriz Steffler Jacóbi professora
representante da EMEF Rui Barbosa; Diane Maria Dill, Monitora representante da EMEF Rui Barbosa, Liane Inês Reidel representante da ACI, Dieison Groff, autor presente da feira do Livro e representante da Livraria Verso & Prosa de Humaitá; Paula Simone Jahn Joner, Diretora e a vice-diretora Janete Teresinha Kunz da EEEM Madre Madalena, sendo coordenado pela Pedagoga da SMECDT Ana Cristina Martinelli também  coordenadora da Feira e a Assessora Administrativa Cristina junges Dill,   representante da SMECDT.

Participaram alunos da rede Municipal e Estadual, sendo que o slogan somente alunos do Ensino Médio da EEEM Madre Madalena e o Mascote alunos do 4ª à 8ª série da EMEF Rui Barbosa e EEEM Madre Madalena.

Teve como vencedor do slogan o aluno Anderson Kunrath do 2º  Ano do Ensino Médio Madre Madalena com o slogan “Viva a vida com mais alegria, leia livros todo dia” .  O Mascote a aluna Tainá Raquel Stein da 7ª  série da EMEF Rui Barbosa foi a vencedora.

De acordo com a Pedagoga Ana Cristina Martinelli coordenadora da I Feira Municipal de São José do Inhacorá “o concurso teve o objetivo de envolver alunos, professores bem antes da feira, não somente com o concurso, mas também com o trabalho do livro “A loira do banheiro” do escritor Dieison Groff onde trata do Tema “Bullyng” tanto discutido nos dias atuais, estimulando o interesse literário e principalmente possibilitando a todos o acesso a atividades culturais e artísticas, reforçando sempre o Projeto “Ler e Escrever Compromisso de Todas as Áreas.”

O Mascote e slogan ganhadores serão integrados em todos os materiais de divulgação produzidos pela Secretaria Municipal de Educação na 1ª Feira Municipal do Livro.

A solenidade de lançamento de ambos e premiação acontecerá no dia 17 de abril de 2013, nas dependências do Ginásio Municipal Poliesportivo às 19h30min.

CTI comemora 20 anos em alto estilo

A Tecnologia da Informação representa um segmento
empresarial importante na nossa região
Para comemorar os seus 20 anos, o Curso Técnico em Informática estará realizando algumas atividades diferentes esse ano e, a primeira delas é um evento importantíssimo em parceria com a Microsoft. No sábado, 20 de abril, será realizado o App Day Microsoft no Laboratório de Tecnologia da Informação Campus SETREM. O evento é gratuito, com vagas limitadas e é uma ação nacional da Microsoft nas principais Instituições de Ensino do Brasil.

A Tecnologia da Informação representa um segmento empresarial importante na nossa região e que vem ao longo dos anos se solidificando. O Curso Técnico em Informática da SETREM tem um papel significativo nessa história, pois ao longo dessas duas décadas reveloua área para a região, impulsionou o desenvolvimento de empresas tanta de TI quanto de diversos segmentos que se utilizam da Tecnologia como Apoio.

Neste dia será disponibilizado aos estudantes um Workshop via Web Castcom profissionais da Microsoft Virtual Academy Brasil, com a finalidade de instruir os participantes a como registrar uma conta na Windows Store, criar seu primeiro aplicativo para a nova plataforma Windows 8 e como submeter seu aplicativo para a Windows Store.

O coordenador do curso de TI, Edinei Steffen afirma que a atividade tem o intuito de ser um evento extremamente prático, quando os participantes terão condições de, neste mesmo dia, submeter aplicativos para a Microsoft. “Pela manhã haverá o treinamento On Line e na parte da tarde os participantes deverão colocar em prática o que aprenderam, desenvolvendo sua própria App e enviar para a Windows Store”, explica.

Steffen lembra que os estudantes participantes inscritos ganharão gratuitamente "tokens" de acesso a Windows Store, e os que enviarem uma App para a Windows Store estarão recebendo um certificado da Microsoft e estarão concorrendo a um troféu, uma viagem a Microsoft e outros prêmios.

“Os requisitos para participar do evento é a inscrição no site(http://goo.gl/VHjrM), ser estudante de um dos cursos de tecnologia da Instituição ou profissional da área de informática atuante no mercado. Caso haja intenção em levar equipamentos próprios é necessário ter Windows 8 com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos aplicativos que estão disponíveis no site da Microsoft (http://www.microsoft.com/brasil/apps/appday.html)”, ressalta ele.

Futuras mamães conheceram os cuidados gerais no período gestacional

As gestantes que compareceram no HSVP também 
receberam orientações sobre o controle de infecção 
no ambiente hospitalar
O Projeto Amor de Mãe, promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, teve dois encontros realizados em março. O primeiro deles, no dia 14, teve a participação de 27 gestantes e cinco agentes de saúde, que receberam instruções sobre o controle de infecção no ambiente hospitalar e os cuidados gerais referentes ao período gestacional. No encontro seguinte, ocorrido no dia 21, as futuras mamães receberam orientações nutricionais durante a gestação e no pós-parto, conheceram as mudanças psicológicas na gestação e fases de desenvolvimento psicológico na primeira infância e foram instruídas sobre importância da postura durante a gestação e exercícios que podem facilitar o parto.

Segundo Mariliane de Oliveira, Coordenadora de Higienização, Hotelaria e CCIH, é fundamental que a gestante realize uma preparação o parto, inclusive nas últimas horas que antecedem a ida ao hospital. “Se der tempo, no dia anterior ao parto, a mulher deve fazer uma refeição no início da noite e depois permanecer em jejum. Antes de vir ao hospital, ela tomar banho e se depilar (até 2 h antes), além de não pintar as unhas das mãos e dos pés e não usar joias”, explica.

Mariliane ressalta que, após a chegada ao hospital, a fim de evitar as infecções hospitalares, algumas regras devem ser respeitadas, como: limitar o número de visitas; não fumar, não falar em alta voz e não sentar na cama; lavar as mãos ou usar álcool gel antes e após o contato com qualquer paciente; evitar contato físico com outros pacientes e seus pertences; não fazer visitas hospitalares quando estiver com gripe, dor de garganta, doença respiratória aguda, doenças de pele, entre outros; evitar compartilhar ou armazenar alimentos, bebidas etc.; crianças menores de 12 anos somente terão acesso com autorização do enfermeiro da unidade; proibido trazer chimarrão, colchões, televisão, aquecedores, cobertores, alimentos, etc.; não deixar refrigerantes e doces no quarto.

Polícia Civil age rápido e localiza motorista do caminhão que atropelou e matou o motoqueiro em Panambi

Nome do condutor não foi divulgado até que seja localizado
e periciado o veículo
Em menos de 24 horas a polícia civil identificou o motorista do caminhão que esteve envolvido no atropelamento seguido de morte do motoqueiro Davi Schmidt, 28 anos no início da tarde de domingo(24).

O condutor prestou depoimento formal na DP de Panambi  na tarde de segunda-feira(25)e confessou sua participação no episódio, mas os termos da sua declaração ainda não foram liberados pela polícia que aguarda a apresentação do veículo para ser periciado o que deverá ocorrer nesta quarta-feira(26).

Os rumos da investigação policial seguiram na mesma direção iniciada horas após o acidente e pode ter havido omissão de informações de parte de proprietários do caminhão, podendo haver, inclusive, tentativa de fraude processual, caso seja constatado pela perícia eventual tentativa de ocultação de vestígios do veículo causador da morte do metalúrgico.

Como se sabe, em menos de duas horas após o fato a Polícia Rodoviária Federal, tentou identificar o veículo envolvido sem obter sucesso e sem nenhum tipo de colaboração de pessoas que deveriam saber sua localização e consequentemente seu motorista.

Mais informações a respeito deste insólito ocorrido serão prestadas nesta quarta-feira, tão logo sejam liberadas pela Polícia.