26 março 2013

Futuras mamães conheceram os cuidados gerais no período gestacional

As gestantes que compareceram no HSVP também 
receberam orientações sobre o controle de infecção 
no ambiente hospitalar
O Projeto Amor de Mãe, promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, teve dois encontros realizados em março. O primeiro deles, no dia 14, teve a participação de 27 gestantes e cinco agentes de saúde, que receberam instruções sobre o controle de infecção no ambiente hospitalar e os cuidados gerais referentes ao período gestacional. No encontro seguinte, ocorrido no dia 21, as futuras mamães receberam orientações nutricionais durante a gestação e no pós-parto, conheceram as mudanças psicológicas na gestação e fases de desenvolvimento psicológico na primeira infância e foram instruídas sobre importância da postura durante a gestação e exercícios que podem facilitar o parto.

Segundo Mariliane de Oliveira, Coordenadora de Higienização, Hotelaria e CCIH, é fundamental que a gestante realize uma preparação o parto, inclusive nas últimas horas que antecedem a ida ao hospital. “Se der tempo, no dia anterior ao parto, a mulher deve fazer uma refeição no início da noite e depois permanecer em jejum. Antes de vir ao hospital, ela tomar banho e se depilar (até 2 h antes), além de não pintar as unhas das mãos e dos pés e não usar joias”, explica.

Mariliane ressalta que, após a chegada ao hospital, a fim de evitar as infecções hospitalares, algumas regras devem ser respeitadas, como: limitar o número de visitas; não fumar, não falar em alta voz e não sentar na cama; lavar as mãos ou usar álcool gel antes e após o contato com qualquer paciente; evitar contato físico com outros pacientes e seus pertences; não fazer visitas hospitalares quando estiver com gripe, dor de garganta, doença respiratória aguda, doenças de pele, entre outros; evitar compartilhar ou armazenar alimentos, bebidas etc.; crianças menores de 12 anos somente terão acesso com autorização do enfermeiro da unidade; proibido trazer chimarrão, colchões, televisão, aquecedores, cobertores, alimentos, etc.; não deixar refrigerantes e doces no quarto.