12 julho 2013

Polícia Civil de Uruguaiana deflagra Operação Água Fria

Foto: Polícia Civil/divulgação
Policiais civis da  Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Uruguaiana, com apoio da 1ª DP, 2º DP, DEFREC e DPPA, bem como das Delegacias de Polícia de Alegrete e Itaqui, deflagraram, nesta sexta-feira (12/07), a Operação Água Fria, naquele município. A operação policial contou com aproximadamente 50 policiais em 15 viaturas e teve como objetivo reprimir a proliferação de quadrilhas infanto-juvenis.

As quadrilhas atuam em Uruguaiana cometendo inúmeros crimes, dentre eles tráfico de drogas, roubos e homicídios. Segundo o delegado Guilherme Alexandre Olsen Gerhardt, inúmeras diligências foram cumpridas. Dentre elas, dez mandados de busca e apreensão e três de prisões temporárias, as quais resultaram na prisão em flagrante de três indivíduos por receptação de cigarros, posse de munição e por prisão temporária. A operação resultou em grande quantidade de cigarros apreendidos, munições, drogas, além de diversos objetos que, provavelmente, sejam produtos de práticas delituosas como roubo e furto.

Carro em fuga colide em prédio da Polícia em Três Passos

Homem alegou que fugia por não ter habilitação para dirigir
carro (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi atingida por um carro na madrugada desta sexta-feira (12). De acordo com a polícia, o motorista do veículo com placas de Bom Progresso fugia de policiais militares. Ouvido após o acidente, ele alegou que não tinha habilitação para dirigir carro. Uma das paredes da delegacia foi destruída.

Ainda segundo a polícia, o homem não quis se submeter ao teste do bafômetro. Ele sofreu lesões no acidente e foi levado a um hospital, onde permanecia pela manhã. Uma ocorrência foi registrada e um inquérito policial foi aberto. Ele irá responder por desobediência e dano ao patrimônio público.

O homem ainda teve a carteira A, que habilita o condutor a dirigir motos, apreendida. O carro foi levado a um depósito.

Polícia prende paraguaio e grupo que vendia droga no RS é desarticulado

Polícia apreendeu 282 quilos de maconha no Vale do
Taquari em maio que vieram do Paraguai
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Polícia Civil desarticulou na manhã desta sexta-feira (12) uma quadrilha de tráfico de drogas que atuava no Bairro Mathias Velho, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Conforme o delegado Thiago Benemamm, o grupo era liderado por um paraguaio que mora em Foz do Iguaçu, no Paraná, e que fornece droga para o Chile e todo Brasil. O homem foi preso por volta das 8h tentando atravessar a fronteira para o Paraguai.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Linha Nova, no Rio Grande do Sul, e em Foz do Iguaçu, no Paraná. Outros seis homens foram presos em Canoas pela manhã. Segundo o delegado, cerca de 20 veículos que eram usados para lavar o dinheiro obtido com o lucro na venda da droga foram apreendidos no estado gaúcho.

A investigação se iniciou em fevereiro deste ano. Segundo a polícia, o grupo movimentava cerca de seis toneladas de droga por ano no Rio Grande do Sul. A maconha abastecia toda a Região Metropolitana. "Este paraguaio era um dos maiores traficantes de maconha da América do Sul", afirmou ao G1 o delegado Thiago Benemamm.

A operação revelou que a quadrilha fazia contato com o paraguaio, responsável pelo envio da droga ao Brasil. O entorpecente vinha de caminhão por rodovias federais, segundo o delegado.

No final de maio, a Polícia Civil conseguiu apreender quase 300 quilos de maconha na BR-386, na Região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A droga foi comprada pela quadrilha de Canoas junto ao paraguaio. Preso na manhã desta sexta-feira, ele já tinha condenação por tráfico de drogas no Chile, segundo a polícia gaúcha.

Sindicatos realizam protesto em Três de Maio

Inumeras faixas foram exibidas pelos tresmaienses
A greve geral organizada pelas centrais sindicais no Dia Nacional de Lutas em todo o Brasil afetou parcialmente a rotina em Três de Maio. O c
omércio em geral, as indústrias e os prestadores de serviço, como bancos e agências lotéricas, funcionaram normalmente ontem, 11.

Apenas na Estação Rodoviária a situação foi atípica com o cancelamento das viagens intermunicipais pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Quem tinha passagem comprada teve direito à devolução integral do valor ou remarcação sem gastos adicionais. Cerca de 60 linhas intermunicipais foram suspensas.

Fotos: Paulo Marques
No Fórum de Três de Maio não houve expediente nesta quinta. As audiências foram canceladas por Ordem de Serviço do Tribunal de Justiça assinada pelo Desembargador Marcelo Bandeira Pereira e serão remarcadas.

Os sindicatos das mais diversas categorias, como o Cpers, Trabalhadores Rurais, Servidores Municipais, Sindiágua e dos Bancários, realizara ato público na Praça da Bandeira às 16h, para reivindicar mais investimentos em Saúde e Educação.

Membros do MST ocupam fazenda em São Borja

Membros do MST invadem fazenda no RS
(Foto: Reprodução/ RBS TV)
Cerca de 300 integrantes do Movimento Sem Terra (MST) invadiram a Fazenda Palermo em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (11). Os ocupantes chegaram pela manhã na propriedade em quatro ônibus, duas vans e outros veículos, vindos de Soledade.

Segundo a Brigada Militar, não houve registro de violência nem depredação durante a ocupação. A propriedade, localizada a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade, é alvo constante de ocupação de trabalhadores rurais, acrescenta a polícia.

Os trabalhadores rurais dizem que não pretendem desocupar a fazenda enquanto suas reivindicações não forem atendidas. Entra elas estão os pontos do termo de compromisso firmando pelo governo do estado em 2011 e que não teriam sido cumpridos. O proprietário da fazenda disse que está tomando as providências com a Justiça para a retirada do grupo.

Os sem-terra pedem o assentamento de mil famílias até o final de 2012, assentamento imediato de 53 famílias na Fazenda Palermo, assentamento imediato de 45 famílias na Fazenda Santa Verônica, no município de Santa Margarida do Sul e a aquisição imediata de uma área para o assentamento de 100 famílias na metade Norte do estado.