17 março 2010

Após acidente, carga de cigarros roubados é recuperada na BR-386

Uma carga de cigarros roubada foi apreendida na tarde de hoje, na BR-386, em Tabaí. Por meio de denúncia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou uma Kombi que levava as 24 caixas do material. Na perseguição, o motorista colidiu e abandonou o veículo.
O condutor, que estava sozinho, conseguiu fugir e não foi localizado. A carga soma mais de 5 mil carteiras de cigarros, que foram roubadas da empresa Souza Cruz, em Lajeado. O material seria levado para Porto Alegre.

Confirmado primeiro caso de dengue em Horizontina

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta semana o primeiro caso de dengue em Horizontina. Segundo o Dr. Rubens Bins, médico responsável pelos serviços de Epidemiologia da secretaria, em Horizontina há 8 casos suspeitos notificados, sendo que destes 4 já retornaram dos laboratórios e um caso foi confirmado.
Trata-se de uma pessoa que reside no Bairro Osvaldo Cruz, e esteve viajando recentemente para Roraima. Portanto, é um caso importado, pois a contaminação se deu em Roraima e ele retornou com o vírus.

Heinze solicita suspensão dos efeitos da norma que obriga emplacamento de máquinas agrícolas

Brasília, 17 de março de 2010 – O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) e outros parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados solicitaram nesta terça-feira (16), ao diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, que suspenda os efeitos da resolução nº 281, de 2009, que obriga o registro e emplacamento de tratores, colheitadeiras e outros maquinários agrícolas.
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) também apresentou proposta a Câmara dos Deputados que visa modificar a composição e as atribuições do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA). O projeto de lei (PL) 6947, de 2010, de autoria do parlamentar gaúcho, altera a Lei nº 8.171, de 17 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política agrícola brasileira.

Dezesseis de Novembro comemora reabertura do escritório da Emater

O município de Dezesseis de Novembro, na Região Noroeste, comemorou, na terça-feira, dia 09, a reabertura do escritório da Emater/RS-Ascar, fechado há oito meses. A solicitação ocorreu por intermédio do presidente da câmara legislativa e outro dois vereadores ao presidente da Emater/RS, Mário Nascimento. “A comunidade pediu e nos sentimos na obrigação de ampliar esta parceria”, disse Nascimento, acompanhado da diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, do gerente e gerente-adjunto da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Aldo Schmidt e Jair Domenighi, respectivamente, e do assessor especial da diretoria, Pedro Pillon.
Com pouco mais de 2.900 habitantes, a população da cidade vem encolhendo a cada ano, tendo registrado, ano passado, crescimento populacional negativo de –1,7%. Atualmente, cerca de 70% da população urbana está aposentada e 311 famílias sobrevivem com auxílio de programas assistenciais do governo.
As dificuldades, no entanto, não parecem desanimar a empregada da Emater/RS-Ascar que irá trabalhar no município, Daniela Pilecco, egressa do Curso Técnico em Agropecuária da SETREM. “Nosso desafio será estimular a produção de leite, que tem grande potencial econômico nesta região”.
Segundo Daniela, a principal fonte de renda do município está concentrada na venda de gado de corte e na produção de feno para os mercados de Porto Alegre e região da fronteira. O escritório da Emater irá funcionar junto ao prédio da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social.

Aprovado projeto de Classmann que introduz carne suína na merenda

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o PL 201/2009, que inclui no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino a carne suína. A proposta de autoria do deputado Aloísio Classmann (PTB) visa incentivar e valorizar a cadeia produtiva da suinocultura no Rio Grande do Sul, mas, ao mesmo tempo, adiciona à merenda escolar mais um item saudável, promovendo a saúde dos alunos. “Por isso, a importância de iniciar esse processo nas crianças, que podem adquirir desde cedo bons hábitos alimentares, ingerindo carne saudável e com reduzido teor de gorduras”, defende o parlamentar.
Segundo ele, esta também é uma forma de quebrar um tabu muito antigo, o qual remete à lembrança de que a carne suína ainda está ligada a conceitos medievais de produção. “Mas, hoje, a carne suína é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a alguns anos atrás e de condições impecáveis de criação do rebanho”, afirmou o parlamentar.
Neste sentido, ele lembra que a riqueza nutritiva da carne suína está no conteúdo de proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio. Classmann reforça, ainda, que a carne suína, especialmente o lombo suíno, apresenta benefícios indiscutíveis à saúde e deve ser mais uma opção nutricionalmente adequada no cardápio escolar, já que alguns nutrientes da carne suína são de difícil obtenção em outros alimentos. “Podemos citar, entre eles, os aminoácidos essenciais que compõem as proteínas da carne, que também são importante fonte de cálcio, potássio e vitaminas, como o complexo B, todos indispensáveis para o crescimento progressivo de crianças em idade escolar”.

Jardinox vai produzir equipamentos para a instalação de usinas para produção de bio- diesel

Em visita ao prefeito de Três de Maio, Olivio José Casali, o empresário Inácio Sturmer, diretor proprietário da empresa Jardinox Tanques Isotérmicos Ltda, levou a boa notícia ao Chefe do Executivo de que a empresa, que é uma das maiores do Estado na produção de tanques isotérmicos, se prepara para ingressar em outro segmento da economia. De acordo com Inácio, a Jardinox está se preparando para produzir em escala industrial, equipamentos para a instalação de usinas para produção de bio- diesel, a partir da industrialização de grãos e, também, de resíduos de óleo de cozinha, utilizados em frituras. “Esses equipamentos, adianta o empresário, já estão na linha de produção e deverão estar expostos, durante a Fenasoja”, que acontece, no próximo mês de maio, em Santa Rosa. Na última semana, a Jardinox recebeu a visita de uma delegação de empresários portugueses, que vão fornecer produtos de alta tecnologia para a linha de produção da empresa três-maiense. O prefeito Casali parabenizou o empresário e ressaltou o fato de aquela empresa estar expandindo suas atividades numa área importante para a preservação do meio ambiente, produzindo energia de qualidade, a partir de grãos e produtos recicláveis. “O novo produto deverá oportunizar a criação de muitos empregos para Três de Maio”, afirmou Sturmer.
O prefeito Casali enfatizou que o Executivo está pronto para dar todo o apoio à Jardinox Tanques Isotérmicos Ltda., bem como a todos os empresários, que busquem a ampliação de seus negócios, gerando emprego e renda para o município.
Foto: Pato Roberto

TRE cassa mandato do governador licenciado José Roberto Arruda

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (DF) decidiu nesta terça cassar o mandato do governador licenciado José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido) por desfiliação partidária sem justa causa. A votação estava em 3 votos a 3, e foi desempatada pelo presidente da sessão de julgamento, desembargador Lecir Manoel da Luz, que seguiu o relator, desembargador Mário Machado.
O Tribunal rejeitou o argumento da defesa de que Arruda deixou o partido por sofrer discriminação pessoal. Segundo o relator, não houve tratamento discriminatório por parto do DEM que justificasse a desfiliação do governador. Arruda ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
José Roberto Arruda está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, acusado de tentar subornar uma testemunha do esquema de propina no governo do Distrito Federal.
A cassação tem efeito imediato. “Neste momento, ele [Arruda] não é mais o governador”, disse o relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Mário Machado. De acordo com o desembargador, o próximo passo do Tribunal é comunicar, na quarta-feira, a decisão à Câmara Legislativa.
Conforme a resolução do TSE, a Câmara Legislativa terá dez dias para definir quem assumirá definitivamente o governo do DF. Atualmente, o cargo está sendo ocupado pelo presidente da Câmara Distrital, deputado Wilson Lima (PR), conforme determina a Lei Orgânica do Distrito Federal.
A Constituição Federal prevê que a Câmara Distrital convoque eleições indiretas no prazo de 30 dias. A decisão do TRE não define como será feita a sucessão. O relator Mário Machado e o procurador eleitoral, Renato Brill, entendem que, neste caso, deve-se seguir o que determina a Constituição.