17 março 2010

Dezesseis de Novembro comemora reabertura do escritório da Emater

O município de Dezesseis de Novembro, na Região Noroeste, comemorou, na terça-feira, dia 09, a reabertura do escritório da Emater/RS-Ascar, fechado há oito meses. A solicitação ocorreu por intermédio do presidente da câmara legislativa e outro dois vereadores ao presidente da Emater/RS, Mário Nascimento. “A comunidade pediu e nos sentimos na obrigação de ampliar esta parceria”, disse Nascimento, acompanhado da diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, do gerente e gerente-adjunto da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Aldo Schmidt e Jair Domenighi, respectivamente, e do assessor especial da diretoria, Pedro Pillon.
Com pouco mais de 2.900 habitantes, a população da cidade vem encolhendo a cada ano, tendo registrado, ano passado, crescimento populacional negativo de –1,7%. Atualmente, cerca de 70% da população urbana está aposentada e 311 famílias sobrevivem com auxílio de programas assistenciais do governo.
As dificuldades, no entanto, não parecem desanimar a empregada da Emater/RS-Ascar que irá trabalhar no município, Daniela Pilecco, egressa do Curso Técnico em Agropecuária da SETREM. “Nosso desafio será estimular a produção de leite, que tem grande potencial econômico nesta região”.
Segundo Daniela, a principal fonte de renda do município está concentrada na venda de gado de corte e na produção de feno para os mercados de Porto Alegre e região da fronteira. O escritório da Emater irá funcionar junto ao prédio da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social.