18 outubro 2010

Conmebol volta atrás e Brasil recupera vaga na Libertadores da América

Taça da Libertadores
Em reunião na sede da Conmebol, na tarde desta segunda-feira, ficou decidido que o Brasil recuperará a vaga na Libertadores da América que havia perdido. Com isso, o Campeonato Brasileiro volta a ter o G-4.
A Conmebol havia anunciado que o país do clube campeão da Libertadores da América perderia uma das vagas na competição do próximo ano. A CBF reclamou da decisão e o assunto foi discutido nesta segunda-feira. O Brasil já tem duas equipes garantidas na edição de 2011: o Inter, atual campeão da América, e o Santos, campeão da Copa do Brasil.
Porém, como a vaga e para o Brasil, caso uma equipe do país vença a Copa Sul-Americana, o Campeonato Brasileiro passará a ter G-3 novamente. Palmeiras, Atlético-MG, Goiás e Avaí disputam a competição sul-americana.

Presos homens que assaltaram cooperativa na região noroeste do Estado

A Polícia Civil de Três Passos prendeu os três homens envolvidos no assalto ao Banco Cresol (Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária) de Humaitá, na região noroeste do Estado. O crime ocorreu por volta do meio-dia.
Dois homens encapuzados e armados invadiram a agência e anunciaram o assalto. Com uma sacola retiraram o dinheiro dos caixas e fugiram em um automóvel Kadet vermelho. Um terceiro envolvido, também encapuzado, aguardava no carro.
A Brigada Militar foi acionada e após perseguição prendeu dois assaltantes. O terceiro que havia sido deixado em casa, no interior de Três Passos, foi preso no final da tarde.
Foram apreendidas três armas, duas espingardas e um revólver, munição e tocas ninja. Todo o dinheiro foi recuperado.

Pedro Speroni e Marques do Herval com Laboratório de Informática

Escola Pedro Speroni
No dia do professor, alunos e educadores da Escola Pedro Speroni tiveram muito que comemorar. Foi inaugurado um Laboratório de Informática na escola que agora conta com 18 computadores e internet.
Uma estrutura de mais de R$40 mil reais que irá beneficiar os alunos e professores. Todos poderão utilizar dessa ferramenta para pesquisar e aprofundar seus estudos. De acordo com a diretora em exercício, Maria Ereni Karnikowski, essa foi mais uma conquista para a comunidade escolar: “É importante, pois agora nossos alunos estão tendo acesso à internet, e com isso, estão qualificando ainda mais a educação. Os professores também podem utilizar os computadores para melhorar as práticas escolares”. Na escola Pedro Speroni, a Prefeitura já investiu mais de R$ 97 mil reais em reformas e aquisições.
Outra escola municipal beneficiada com um Laboratório de Informática foi a Marquês do Herval, na Vila Balneária. Uma sala foi totalmente adaptada para receber os 18 computadores do Programa Proinfo e Internet do Programa Banda Larga, do Ministério da Educação. Na ocasião da inauguração a direção da escola agradeceu todos os investimentos já realizados na escola, desde o ano passado, e também o laboratório que era um antigo sonho da comunidade.
O Prefeito Orlando Desconsi reforçou a promessa de campanha de proporcionar Laboratórios de Informática em todas as escolas da rede municipal, “Promentemos que em 4 anos iríamos instalar laboratórios de informática com internet em todas as escolas e estamos cumprindo essa meta dois anos antes”. Já foram inaugurados 7 e devem ser inaugurados os demais até o fim de novembro.

Incêndio destrói residência em Três de Maio

R.Osvaldo Cruz, nº 1000
Por volta de 6h e 30min da manhã deste domingo, 17, o Corpo de Bombeiros Misto de Três de Maio recebeu um chamado, dirigindo-se então os bombeiros para a rua Osvaldo Cruz nº 1000, em frente ao antigo Hospital Santo Antônio. No local, constataram o incêndio na residência deste número. O fogo consumiu toda a parte interna da casa, ficando apenas as paredes de alvenaria e parte do telhado.
A residência foi isolada pela Policia Civil de Três de Maio, para que seja feito o trabalho de pericia. 

Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio comemora 74 anos de fundação

Vista parcial do HSVP
Fundada em 18 de outubro de 1936, a instituição sem fins lucrativos foi construída pela comunidade três-maiense em parceria com a Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, a qual ainda hoje mantém o hospital.
Atualmente, o São Vicente realiza, em média, 380 internações mensais. A área de oftalmologia teve o maior crescimento a partir da implantação de um centro que é referência regional na área. Por mês são cerca de 2 mil consultas oftalmológicas e 50 cirurgias.
Além disso, o pronto-socorro do hospital de Três de Maio atende, em média, 1,7 mil pessoas mensalmente.

Cotrimaio promoveu Encontro de Mulheres Cooperativistas

Mulheres no encontro
O evento Mulher e Cooperativismo: A Integração que Gera Frutos, promovido pela Cooperativa Agro-pecuária Alto Uruguai Ltda. – COTRIMAIO,  foi realizado no último dia 15. O evento contou com a presença de aproximadamente 500 mulheres oriundas dos municípios da área de abrangência da Cooperativa, onde aconteceram diversas palestras e atividades, que animaram as participantes.
O diretor presidente da COTRIMAIO, Amilton José Dotto, destacou, na ocasião, a importância da mulher em todos os segmentos da sociedade, pela sua determinação e coragem. “Dentro do cooperativismo também precisamos contar com o apoio e a abrangente visão feminina. Para nossa satisfação, na COTRIMAIO as mulheres têm mostrado cada vez mais sua força. Hoje temos a primeira mulher Conselheira Deliberativa da filial de Esquina Araújo, a Sra. Edir Santana de Oliveira Geist, bem como, mulheres liderando os núcleos da cooperativa e a participação feminina nas reuniões de núcleos tem aumentado a cada ano”, ressaltou.
O Encontro tratou de temas como motivação, nutrição e saúde física e mental da mulher. A especialista em Gestão de Pessoas, consultora em RH e professora, Cecília Smaneoto, durante sua palestra, resgatou a feminilidade, explicando a relação entre casal, filhos, escola, comunidade, cooperativa, diferenças entre vida urbana e o campo, qualidade de vida e felicidade. Segundo ela, o segredo para uma vida mais saudável e feliz é o autoconhecimento e as escolhas que se faz para a vida.
Já a nutricionista Bernadete Salla, abordou sobre um tema que preocupa grande parte das mulheres, a nutrição, a importância da alimentação nas fases da vida da mulher, dietas e as evidências científicas. E a última palestrante do evento, a psicóloga e professora Elaine Werle, abordou sobre a significação e o tratamento do sofrimento psíquico na contemporaneidade. Além das palestras, o evento contou com a participação da Lúcia Luft, onde realizou um show, trazendo muita alegria e descontração as participantes.
O setor de Comunicação da COTRIMAIO agradece todas as mulheres que fizeram-se presentes neste evento e comunica que já estão trabalhando no planejamento do próximo evento em 2011.

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança visita Três de Maio

Irmã Vera Lúcia Alto
Irmã Vera Lúcia Alto é participou de um encontro religioso na Diocese de Uruguaiana e veio ao município a convite da Coordenadora Estadual da entidade, Inácia Cassol. Em entrevista a Rádio Colonial, ela destacou o trabalho em defesa da vida desenvolvido pelas cerca de 200 mil líderes da pastoral em todo o Brasil. Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem nas comunidades mais pobres ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.
A Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Altoé, deixa Três de Maio no início da tarde e se desloca até o Aeroporto de Santo Ângelo onde embarca para Porto Alegre e, posteriormente, Curitiba, onde fica a sede nacional da entidade.
Como a visita não estava agendada de forma oficial, ela vai manter contato com representantes da Pastoral no município e vai visitar o pároco da Igreja Católica local, Padre Afonso Werle.

Mulher é morta em Santa Rosa

Márcia dos Santos, 26 anos, foi morta a tiro no final da noite de ontem, em Santa Rosa, no noroeste do Estado. A Brigada Militar (BM) encontrou a vítima caída no pátio de uma casa, no bairro Valdemar Pisoni, às 23h50min. Márcia morreu a caminho do hospital.
O companheiro dela foi ferido com um tiro no braço. Conforme a BM, um desentendimento teria ocorrido antes do crime, em um bar. O autor dos disparos fugiu.

Formação para professores de arte da rede municipal

Professores - Santa Rosa
Uma equipe de professores da rede municipal representou Santa Rosa, nos dias 04, 05, 06 e 07 de outubro em Montenegro/RS. Na ocasião, eles participaram do 22º Seminário Nacional de Arte e Educação. O evento abordou o tema: “Desafios da docência em tempos mutantes”. Foram tratados os aspectos referentes às Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
O Seminário foi composto com painéis, palestras, oficinas, mesas temáticas de comunicações de projetos científicos, relatos de experiências de docentes, espaço performance, exposições, pôsteres e programação cultural. Participaram cerca de 400 professores, oriundos de várias cidades do RS e de outros estados.
A Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa esteve representada por 11 professores. De acordo com a Professora Márcia Inês Hartmann, “O evento é um marco na história da arte, pois qualificou todos os professores participantes, que voltaram mais motivados, e que com certeza, irão passar para os seus alunos os conhecimentos adquiridos no Seminário”.
É com este pensamento, de qualificar ainda mais a educação, que a Secretaria Municipal vem ao longo do ano trabalhando a formação continuada dos professores, buscando novas perspectivas no avanço do ensino. A Prefeitura pagou os custos da inscrição e do transporte para os professores.

Grêmio bate o Cruzeiro e fica a quatro pontos do G3

O Grêmio está chegando. Em uma partida emocionante neste domingo, no Olímpico, o Tricolor venceu o Cruzeiro, de virada, por 2 a 1 e ficou a quatro pontos do G3. Com 46 pontos, o time de Renato é o sétimo colocado. O Corinthians, último do grupo da Libertadores, empatou sem gols com o Guarani e tem 50. Com a derrota, o Cruzeiro segue na liderança, com 54 pontos – 8 na frente do Grêmio. 
Montillo abriu o marcador para a equipe de Minas Gerais no primeiro tempo. No final da etapa inicial, Júnior Viçosa empatou. Jonas, o goleador do Brasileirão, fez o segundo de pênalti e o seu 20º no campeonato. Ele agora é o maior artilheiro do Grêmio uma única edição do Nacional. Jonas ultrapassou Rodrigo Fabri, que fez 19 em 2002. 
O próximo desafio do Tricolor será o clássico Gre-Nal, no próximo domingo, às 18h30min, no estádio Olímpico.