05 novembro 2013

Bombeiros resgatam enxame de vespas que estavam alojadas em uma residência

Era um caso de emergência, explicam os bombeiros
(Foto: Paulo Marques)
Uma família que reside na rua Professor Del Áglio, no bairro Oriental em Três de Maio, passou por algumas noites mal dormidas. Uma cachopa e vespas pretas, se alojou embaixo do assoalho de um dos quartos da casa.

A dona da casa e um cachorrinho de estimação, chegaram a serem atacados pelo enxame. Este é um tipo de vespa que possui um ferrão muito dolorido, e atacando em grande número pode levar sérios riscos ao bem estar de uma pessoa.

Por se tratar de um caso de emergência e a família estar sofrendo sérios riscos, os bombeiros atenderam ao chamado e resgataram cachopa. O trabalho dos bombeiros foi desenvolvido na noite desta terça-feira (05), e com toda a técnica e especialidade teve grande êxito.

A família ficou mais tranquila após a ação dos bombeiros
(Foto: Paulo Marques)
Os bombeiros orientam as pessoas, no caso de se depararem com uma enxame seja de abelhas ou vespas, para que evitem cruzar perto, muito menos parar próximo, para não serem atacados. Eles salientam que nestes casos, o enxame está de passagem, e normalmente permanecem em troncos de árvores por um ou dois dias, e seguem para outro destino.

Ricardo Mann segue em boa recuperação no IOT em Passo Fundo

Ricardo se recupera bem em Passo Fundo
(Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
O empresário de Independência, Ricardo Klein Mann, 47 anos, sócio e diretor administrativo da Industria Mann Peças, permanece hospitalizado no Instituto de Ortopedia e Traumatologia em Passo Fundo.

Ricardo, foi vitima de um acidente de trânsito no último dia 12 de outubro, na ERS 342 em Três de Maio. Ele estava acompanhado da esposa Tânia, que teve ferimentos leves, no choque da Pajero que conduzia em um Siena, na localidade de Flor de Maio.

Após ser internado no Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio, no dia seguinte foi removido para o IOT em Passo Fundo, onde vem recebendo um atendimento especializado mais completo, por ser este um hospital mais equipado em aparelhos específicos nos procedimentos exigidos para tratar o paciente.

Na última semana passada, Ricardo Mann passou por uma intervenção cirúrgica, procedimento delicado que teve duração de cerca de quatro horas, para correções na coluna. Os médicos consideraram de grande sucesso, e comprovaram também, que a medula da vertebra cervical não foi rompida, e sim, teve um esmagamento, o que possibilita um reestabelecimento.

Segundo informações da família, o empresário aos poucos vem recuperando os movimentos, e inclusive já vem trocando conversas com os familiares.

Já se passaram quase um mês de convivência da família Mann com o IOT em Passo Fundo, com certeza um experiência que ninguém gostaria de ter, mas que faz viver momentos totalmente diferente da rotina do dia a dia de uma vida normal. Todos os dias, familiares de pacientes que estão em recuperação na UTI, se encontram no mesmo local e horário, no aguardo com ansiedade do momento de ser autorizada a visita. Ali, se formam novas amizades, e as pessoas acabam se ajudando umas as outras com a troca de palavras de fé e esperança de que tudo vai dar certo.

Novas informações sobre a Operação Inconfidentes que investiga fraude em licitações de Tiradentes do Sul

Fotos/Juarez Sant'Anna Neto
O Ministério Público cumpre, nesta terça-feira, 05, 28 mandados de busca e apreensão (expedidos pela 4ª Câmara Criminal do TJRS) na Prefeitura de Tiradentes do Sul e, também, em postos de saúde, Secretarias Municipais e estabelecimentos comerciais e residências da cidade. A investigação, iniciada pela Polícia Civil, passou a ser coordenada pela Procuradoria de Prefeitos em virtude dos indícios de envolvimento do Prefeito João Carlos Hickmann na assinatura de contratos fraudulentos. São investigadas 16 pessoas, entre elas os Secretários de Administração e Saúde, o Vice-Prefeito, o Presidente e o Vice da Câmara de Vereadores, bem como servidores públicos e empresários da cidade.

A Operação Inconfidentes é realizada, também, pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Participam da ação a Procuradora de Prefeitos Eva Margarida Brinques de Carvalho, os Promotores-Assessores Josiene Menezes Paim, Diego Rosito de Vilas e José Eduardo Corsini, além do Coordenador do Gaeco, Gerson Luís Daiello. Os trabalhos contam com o apoio de dois auditores do Tribunal de Contas do Estado e da Brigada Militar.

Conforme as investigações, entre 2011 e 2012, houve dispensa indevida e direcionamento de licitações para diversos tipos de serviços. Entre os contratos fraudados, está o da compra de dois eletrocardiógrafos e dois desfibriladores, medicamentos, combustíveis, alimentos e pneus.

Fonte: Agência de Notícias MP - imprensa@mprs.mp.br
Ainda é analisada a ilegalidade de diversas obras públicas, como a construção de uma escola de educação infantil, duas unidades básicas de saúde, casas populares, creches e praças, paradas de ônibus e uma ponte. Também é alvo a realização de provas para um concurso público. Todas as empresas são de propriedade de pessoas ligadas diretamente, por vínculo de parentesco ou amizade, à Administração Municipal, servidores do setor de licitações e da Câmara de Vereadores.

Polêmica na pré-escola em Três de Maio

A imagem é ilustrativa
Decisão da secretaria da Educação de Três de Maio desagrada pais de crianças em idade pré-escolar.

De acordo com resolução aprovada pelo Conselho Municipal de Crianças da Pré-Escola de quatro e cinco anos somente poderão ser matriculadas em turno parcial nas seis Escolas de Educação Infantil de Três de Maio.

Várias mães e pais procuraram a reportagem da Rádio Colonial nos últimos dias para manifestar preocupação com a nova regra, alegando que exercem atividades laborais e não tem com quem deixar os filhos meio período por dia a partir do ano que vem. Enquanto alguns podem ir a Justiça, outros temem até mesmo ser obrigados a largar o emprego.

A lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que a carga horária mínima anual na pré-escola seja de 800 horas. O atendimento à criança deve ser de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral.

Ônibus adaptado para cadeirantes gera impasse na Câmara

Ônibus adaptado para cadeirantes gera impasse na Câmara
Os vereadores de oposição não concordaram com o projeto que autorizava a prefeitura a obter financiamento para a aquisição de três ônibus escolares e a matéria não foi à votação na noite desta segunda-feira, 4. O presidente do Parlamento Municipal, Alexandre Clasmann (PTB), foi obrigado a suspender a sessão por duas vezes para tentar um entendimento para votar o projeto, mas sem êxito.

Com o pedido de vistas solicitado pelo vereador Ivo Novotny (PMDB) e concedido pelo presidente da casa, os vereadores têm dez dias para analisar melhor o texto. A discórdia está no modelo dos veículos que vão ser adquiridos pelo município. Os parlamentares de oposição exigem que os ônibus sejam adaptados para cadeirantes com plataforma hidráulica como dizia o texto original. Já a interpretação dos situacionistas é que o executivo poderia perder o prazo para firmar o convênio com o governo federal por meio do programa Caminho da Escola do Ministério da Educação.

O projeto prevê a compra de três ônibus no valor de cerca de R$ 700 mil.

O vereador Flavio Pagel (PMDB), que não participou da sessão por estar licenciado, é um dos principais defensores da acessibilidade a cadeirantes nos veículos de transporte escolar.