04 setembro 2012

Incêndio em sala de escola em Ijuí deixa cerca de 200 alunos sem aula

Sala de aula ficou danificada pelo fogo
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Cerca de 200 alunos da Escola Estadual São Geraldo, em Ijuí, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, foram dispensados das aulas na manhã desta terça-feira (4) devido a um incêndio em uma sala de aula. A direção da escola suspeita de ato de vandalismo. Uma equipe da Brigada Militar foi ao local, e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil do município, que vai investigar as causas do fogo.

Conforme o diretor da escola, Mário Telmo Schenkel, uma sala de aula que fica no prédio B foi incendiada durante a madrugada. Classes, cortinas e cadeiras foram danificadas pelo fogo. Além disso, ele conta que a sala ficou totalmente coberta pela fuligem. "O fogo também danificou a parte elétrica do prédio", completou.

Classes também foram atingidas pelas chamas
(Foto: Reprodução/RBS TV)
O problema foi percebido pelos funcionários do colégio quando eles chegaram ao local de trabalho no início da manhã.

Uma equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi deslocada até a escola para verificar o prédio atingido. Todo o setor, que tem seis salas, teve de ser isolado, mas à tarde as salas que não foram danificadas deverão ser liberadas, segundo o diretor. “No período da tarde as aulas já voltam normalmente”, disse.

Três de Maio: Centro de TI da SETREM está com novo coordenador

Edinei Steffen assumiu o cargo nesta semana
(Foto: Ramone Pacheco)
O Centro de Tecnologia da Informação da SETREM possui  20 anos de atividades,  exatamente a idade que completa hoje o curso mais antigo da Instituição nessa área, o Curso Técnico em Informática (CTI).
Nos últimos 15 anos, quem esteve à frente deste setor foi a professora Maidi Terezinha Dalri, que acompanhou a história da evolução tecnológica da SETREM na área de Informática. “Dos sonhos e do envolvimento das pessoas que participaram deste processo, fomos construindo projetos e buscando recursos para construir e manter uma infraestrutura que atualmente faz inveja a muitas instituições”, salienta.

A docente relembra que no ano de 1992 haviam apenas dois computadores na Instituição, e que no início da internet, a SETREM oferecia a mesma como um serviço adicional, no qual estudantes e professores pagavam R$ 20,00 a hora de acesso discado.

O desafio da Instituição foi buscar recursos e montar uma área específica para a Tecnologia da Informação. No ano de 1999 foi elaborado um projeto que mudou para sempre o cenário de TI da SETREM: O PROEP. Até então haviam dois Laboratórios pequenos, sendo um deles com um Sistema de Rede chamado Novell, no qual apenas o servidor tinha HD (Hard Disk) e o outro se usava DOS. Com os recursos adquiridos o Prédio 5, onde hoje funciona a estrutura de TI da SETREM, foi completamente reformado e foram adquiridos servidores, infraestrutura de redes e diversos Laboratórios. Iniciou-se uma nova era de possibilidades e desafios, repleta de muito trabalho para as instalações, configurações, manutenções e treinamento a todos os envolvidos.

 Hoje o Centro de TI atende a todos os cursos da Instituição, e, de forma especial, presta suporte direto aos cursos afins (Técnico em Informática, Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores), além de ter como responsabilidade a infraestrutura de redes, sistemas e internet, prestando suporte a todos os estudantes, professores e funcionários.

A partir desta semana, o professor Edinei Daniel Steffen é quem assume a responsabilidade pelo Centro de TI da SETREM. Edinei é egresso do Curso Técnico em Informática, Bacharel em Sistemas de Informação e terá como desafio dar continuidade a missão do setor, que é a de ‘Contribuir para o Desenvolvimento Tecnológico da SETREM, oportunizando atendimento humanizado a partir da soma dos conhecimento de todos os talentos envolvidos’.

Conforme o docente, que acompanha as atividades do Centro de TI há dez anos, a tarefa de assumir o setor será repleta de desafios, pois são estes que movem as pessoas a buscar mais conhecimento, novas alternativas e novas formas de resolver os problemas. “Minhas expectativas sem dúvida são de que o processo continue, buscando evoluir na excelência do serviço prestado pela área e de que principalmente as pessoas se sintam bem trabalhando no setor, bem como as pessoas que são atendidas por este”, enfatiza.

Para reforçar a equipe do Centro de TI, mais funcionários passaram a ter responsabilidades diretas no setor: Leandro Wille Della Pace da Silva, assumiu a responsabilidade pela Infraestrutura de TI; Daniele Rossi é a nova responsável pelo Atendimento a Laboratórios e Tiago José Pasieka assumiu a responsabilidade pelo Desenvolvimento de Sistemas.

Maidi Dalri, que a partir desta semana assume a função de vice-diretora da Educação Profissional, destaca que, em conjunto com diferentes equipes, irá reforçar de forma contundente a atuação dos Cursos Técnicos junto a comunidade, buscando essencialmente a aproximação e a integração com o mundo empresarial. “A Educação Profissional possui espaços importantes a serem preenchidos, em especial na forma de parceria com as instituições que fazem a economia girar. O desafio é justamente trabalhar para que possamos fazer as ações de empresas e cursos oferecidos pela SETREM girar em velocidades e focos congruentes”, informa.

Curso de Gestão de Segurança em Fronteira é concluído em Brasília

O Curso contou com o Planejado e Coordenação do Coronel
Sérgio Flores de Campos
 
No período de 27 a 31 de agosto foi realizado em Brasília a primeira edição do Curso de Gestão de Políticas de Segurança Pública em Fronteira.

O Curso contou com o Planejado e Coordenação do Coronel Sérgio Flores de Campos, Comandante do Comando Regional Fronteira Noroeste de Santa Rosa, em parceria com Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça.

O Curso envolveu gestores dos 10 estados localizados na fronteira do Brasil. Através de uma abordagem multidimensional, as disciplinas trataram de temas como governança, qualidade, tomada de decisão, mediação, cooperação internacional e políticas atuais de segurança pública em fronteira. Também foram realizadas visitas técnicas ao Sistema de Proteção da Amazônia e ao Sistema de Monitoramento de Fronteira, ambos vinculados ao Ministério da Defesa. O Curso propôs um diálogo entre distintas áreas de governo como Ministério da Justiça, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Estados e Municípios.

O Coordenador do Curso e a equipe da técnica da SENASP
consideraram que o Curso atingiu seus objetivos 
Participaram do Curso como representantes do Rio Grande do Sul o Coronel Julio Marobim e Delegado Carlos Santana da Secretaria de Segurança Publica e o Major Rogério Xavier do Comando Regional da Fronteira Noroeste com sede em Santana do Livramento.

O Coordenador do Curso e a equipe da técnica da SENASP consideraram que o Curso atingiu seus objetivos sendo avaliado pelos participantes com exitoso e inovador, o que levou o Ministério da Justiça a decidir pela sua segunda edição em outubro deste ano.

Alegria: Vândalos atacam cemitério da Comunidade Católica

Vândalos danificaram mais de 20 sepulturas
Diversas famílias de Alegria bem como a população em geral, estão revoltados com recentes ataques de vandalismos no cemitério da comunidade.

Vândalos tem agido nas madrugadas com violação de sepulturas, furtos e visíveis sinais de destruição que deixam um saldo de 21 túmulos danificados das  mais diversas formas. Vidros quebrados e até mesmo Lages de concreto ou de mármores destruídas.

Fotos: Jeovane Tabroda/Especial Paulo Marques Notícias
O Polícia Civil de Alegria, investiga o caso, e segundo informações de populares, os elementos que visitam o cemitério nas madrugadas, tem como finalidade o local calmo sem movimentação de pessoas, para consumirem drogas, e após cometem os atos de destruição.

Tiradentes do Sul: Brigada Militar apreende 115 Kg de Maconha

Seis pessoa acabaram presas na ação policial
(Foto: Brigada Militar/divulgação)
Os policiais da Brigada Militar de Tiradentes do Sul em patrulhamento motorizado próximo a Esquina Gaúcha, localidade interiorana, abordaram um veículo Santana transitando pela BR 468 sentido Três Passos, ao procederem a revista no veículo constataram no porta malas 115,213 kilos de maconha.

A droga, estava acondicionada em cinco pacotes lacrados e um saco aberto com 139 tabletes, todos envoltos em bolsa de plástico de adubo.

No local foram presas duas pessoas e apreendido o veículo Santana e a droga. Também foram presas mais quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, pela Polícia Rodoviária de Palmeira das Missões em um veículo Corsa Sedan Azul que fazia a função de batedor do veículo que transportava a droga.

O flagrante está sendo lavrado na Polícia Federal de Santo Ângelo.

Três de Maio: Assalto a mão armada em estabelecimento comercial

A imagem é ilustrativa
Por volta de 19he20min desta segunda-feira (03), José Adelio Binsfild comunicou a Brigada Militar, que estava trabalhando no caixa de seu estabelecimento comercial, quando um individuo entrou no recinto de capacete na cabeça, lhe apontou uma arma e exigiu que lhe fosse entregue o dinheiro do caixa.

O bandido levou cerca de 800 reais do caixa do restaurante localizado as margens da BR 472, na comunidade do Caravágio.

Após a ação do meliante dentro do restaurante, um funcionário saiu para fora e viu um outro individuo em uma moto esperando pelo seu comparsa.

RS tem mais duas mortes por gripe A e total de vítimas sobe para 63

Último boletim da Secretaria da Saúde contabiliza
483 casos confirmados
Mais duas mortes em decorrência da gripe A H1N1 foram confirmadas no Rio Grande do Sul, informou a Secretaria Estadual da Saúde. O boletim divulgado nesta segunda-feira (03) pelo órgão contabiliza 63 óbitos e 483 casos confirmados da doença no estado. Os dados anteriores, do dia 24 de agosto, apontavam 61 mortes e 463 casos.

As novas vítimas do vírus H1N1 no estado residiam na Região Metropolitana de Porto Alegre, a de maior incidência da doença. São elas um homem de 53 anos, morador da capital, não vacinado, e com histórico de diabetes e hipertensão, que faleceu no dia 7 de agosto. E uma criança de cinco meses do sexo feminino, também não vacinada, que morreu em Alvorada no dia 13 de agosto.