Edinei Steffen assumiu o cargo nesta semana (Foto: Ramone Pacheco) |
O Centro de Tecnologia da Informação da SETREM possui 20 anos de atividades, exatamente a idade que completa hoje o curso mais antigo da Instituição nessa área, o Curso Técnico em Informática (CTI).
Nos últimos 15 anos, quem esteve à frente deste setor foi a professora Maidi Terezinha Dalri, que acompanhou a história da evolução tecnológica da SETREM na área de Informática. “Dos sonhos e do envolvimento das pessoas que participaram deste processo, fomos construindo projetos e buscando recursos para construir e manter uma infraestrutura que atualmente faz inveja a muitas instituições”, salienta.
A docente relembra que no ano de 1992 haviam apenas dois computadores na Instituição, e que no início da internet, a SETREM oferecia a mesma como um serviço adicional, no qual estudantes e professores pagavam R$ 20,00 a hora de acesso discado.
O desafio da Instituição foi buscar recursos e montar uma área específica para a Tecnologia da Informação. No ano de 1999 foi elaborado um projeto que mudou para sempre o cenário de TI da SETREM: O PROEP. Até então haviam dois Laboratórios pequenos, sendo um deles com um Sistema de Rede chamado Novell, no qual apenas o servidor tinha HD (Hard Disk) e o outro se usava DOS. Com os recursos adquiridos o Prédio 5, onde hoje funciona a estrutura de TI da SETREM, foi completamente reformado e foram adquiridos servidores, infraestrutura de redes e diversos Laboratórios. Iniciou-se uma nova era de possibilidades e desafios, repleta de muito trabalho para as instalações, configurações, manutenções e treinamento a todos os envolvidos.
Hoje o Centro de TI atende a todos os cursos da Instituição, e, de forma especial, presta suporte direto aos cursos afins (Técnico em Informática, Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores), além de ter como responsabilidade a infraestrutura de redes, sistemas e internet, prestando suporte a todos os estudantes, professores e funcionários.
A partir desta semana, o professor Edinei Daniel Steffen é quem assume a responsabilidade pelo Centro de TI da SETREM. Edinei é egresso do Curso Técnico em Informática, Bacharel em Sistemas de Informação e terá como desafio dar continuidade a missão do setor, que é a de ‘Contribuir para o Desenvolvimento Tecnológico da SETREM, oportunizando atendimento humanizado a partir da soma dos conhecimento de todos os talentos envolvidos’.
Conforme o docente, que acompanha as atividades do Centro de TI há dez anos, a tarefa de assumir o setor será repleta de desafios, pois são estes que movem as pessoas a buscar mais conhecimento, novas alternativas e novas formas de resolver os problemas. “Minhas expectativas sem dúvida são de que o processo continue, buscando evoluir na excelência do serviço prestado pela área e de que principalmente as pessoas se sintam bem trabalhando no setor, bem como as pessoas que são atendidas por este”, enfatiza.
Para reforçar a equipe do Centro de TI, mais funcionários passaram a ter responsabilidades diretas no setor: Leandro Wille Della Pace da Silva, assumiu a responsabilidade pela Infraestrutura de TI; Daniele Rossi é a nova responsável pelo Atendimento a Laboratórios e Tiago José Pasieka assumiu a responsabilidade pelo Desenvolvimento de Sistemas.
Maidi Dalri, que a partir desta semana assume a função de vice-diretora da Educação Profissional, destaca que, em conjunto com diferentes equipes, irá reforçar de forma contundente a atuação dos Cursos Técnicos junto a comunidade, buscando essencialmente a aproximação e a integração com o mundo empresarial. “A Educação Profissional possui espaços importantes a serem preenchidos, em especial na forma de parceria com as instituições que fazem a economia girar. O desafio é justamente trabalhar para que possamos fazer as ações de empresas e cursos oferecidos pela SETREM girar em velocidades e focos congruentes”, informa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário