16 julho 2009

Circulação de vírus da gripe A no país faz Estado mudar estratégia

O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, confirmou nesta tarde que, com a circulação do vírus da gripe A no país, a estratégia de controle da doença vai mudar.
A partir da confirmação do ministério da Saúde de que o vírus circula livremente pelo país, o Estado mudou a estratégia de combate à doença. Agora, o foco deixa de ser o viajante — aquele que veio de fora do Brasil — e passa a ser os grandes conglomerados de pessoas, o monitoramento de casos graves e também a descoberta de novas doenças. A situação, segundo o secretário, é considerada um início de epidemia.
— Vamos ter a circulação sustentada do vírus — disse Terra, embora ainda não tenha sido confirmado, através de estudo epidemiológico, como em São Paulo, a livre circulação do vírus no RS.
O secretário destacou a vulnerabilidade do Estado devido ao inverno rigoroso e a proximidade com a Argentina e o Uruguai. Terra anunciou que será ampliado os horários de atendimento nos postos de saúde e o controle nas fronteiras.
Nesta tarde, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou 11 mortes no país e sete no Rio Grande do Sul e reforçou que a rede de saúde está integrada para manter e reforçar as medidas de proteção contra a doença. De acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem, o país tem 1.175 casos notificados. O ministro reforçou que destes, a grande maioria já está curada ou em processo de recuperação.

Secretário da Indústria e Comércio de Três de Maio, Participou de Reunião do SEBRAE

Nesta qurta-feira (15), o secretário de Indústria, Comércio, Habitação e Urbanismo Guido José Cassol, participou de uma reunião do SEBRAE, na cidade de Boa Vista do Buricá, representando a administração municipal de Três de Maio. O encontro foi organizado pelo Pólo da Moda Noroeste Gaúcho - PMNG, e compareceram representantes de vários municípios da região.
O objetivo do encontro foi o de fortalecer o Pólo da Moda Noroeste Gaúcho, através de ações coletivas na busca de ampliação da competitividade e conquistas de novos mercados.
Uma das metas do PMNG é ser reconhecido pelo mercado como pólo industrial, com excelência na moda têxtil diversificada.
"O secretário Guido Cassol, apesar de outros compromissos na oportunidade, preferiu participar daquele encontro por considerá-lo importante para sua Pasta e para o Município. Pretende participar de outras reuniões, porque entende que o PMNG precisa evoluir. Na ótica dele e dos empresários integrantes do Pólo, o SEBRAE está realizando um trabalho elogiável".

Temporão confirma que o vírus da nova gripe está circulando no país

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira que o vírus A (H1N1) já tem circulação livre no país. Até agora, os pacientes com a nova gripe tinham voltado de países com a doença ou tinham tido contato com essas pessoas.
A secretaria de Saúde de São Paulo confirmou nesta manhã — após estudo epidemiológico e da vida cotidiana da menina de 11 anos, de Osasco, que morreu no dia 30 de junho — o primeiro caso em que o paciente não teve nenhum contato com pessoas que viajaram para fora do país.
Essa informação coloca o Brasil como o oitavo país do mundo a ter transmissão sustentada da doença, depois de Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Grã-Bretanha.
— O Brasil se preparou com antecedência para o momento de hoje — disse reforçando que as estratégias necessárias para esta situação já foram tomadas há três semanas.
Temporão confirmou 11 mortes no país e sete no Rio Grande do Sul e reforçou que a rede de saúde está integrada para manter e reforçar as medidas de proteção contra a doença.
De acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem, o país tem 1.175 casos notificados. O ministro reforçou que destes, a grande maioria já está curada ou em processo de recuperação.

Confirmadas duas mortes por gripe A em Passo Fundo

Dois dos três casos de mortes com suspeitas de gripe A em Passo Fundo foram confirmados nesta tarde pelo secretário de Saúde do município, Alberi Grando. Com isso, o Estado contabiliza sete óbitos pela doença. No Brasil, são 11 vítimas. Às 17h, Osmar Terra, secretário de Saúde do Estado, dará uma entrevista coletiva.
No país, já são 11 mortes por causa da doença, sete no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira foram confirmadas duas mortes em Santa Maria, uma em Uruguaiana, uma em Osasco (SP) e uma no Rio de Janeiro.
O primeiro caso fatal da doença no país foi registrado em Passo Fundo, no dia 28 de junho. No dia 10 de julho, a Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou a segunda morte pela nova gripe no Brasil, de uma menina de 11 anos, da cidade de Osasco, que morreu no dia 30 de junho.
Em 13 de julho, a secretaria estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou o terceiro caso no país, de um menino de 9 anos que morava em Sapucaia do Sul e morreu no dia 5 de julho. No dia seguinte, SP anunciou a morte de um homem de 28 anos como a quarta morte pela gripe.
Foram confirmadas na tarde de quinta-feira as duas primeiras mortes por gripe A em Santa Maria. O Hospital Universitário (Husm) recebeu os exames confirmando o diagnóstico dos dois pacientes que estiveram internados no local. Um dos homem morreu no final de semana. O outro, um segurança de 24 anos, morreu na quarta-feira.
Mais duas pessoas estão internadas no hospital com suspeita de gripe A, em estado grave. A menina de 14 anos, de São Gabriel, o primeiro caso confirmado na Região Central, deve ter alta do Husm nos próximos dias.

Manifestantes protestam em frente à casa de Yeda

Manifestantes protestaram em frente à casa da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), na manhã desta quinta-feira (16), em Porto Alegre. O grupo, formado por sindicalistas e servidores, pediu o impeachment da governadora, que tem sido alvo de denúncias de corrupção no governo, como o suposto uso de caixa dois na campanha que a elegeu.
O protesto foi organizado CPERS, que representa os professores da rede estadual, e pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais.
Segundo a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), os manifestantes levaram uma réplica de escola de lata para protestar contra a qualidade do ensino público e marcar um contraste com a casa onde mora Yeda, cuja compra é alvo de suspeitas de ter sido feita com dinheiro de caixa dois.
Conforme a revista “Veja”, Carlos Crusius, ex-marido da governadora, teria recebido, logo após as eleições, a quantia de R$ 400 mil de duas empresas fabricantes de cigarro. O dinheiro teria sido utilizado no pagamento de contas pessoais do casal e na compra do imóvel. Ele disse "nunca ter visto" R$ 400 mil juntos.
A governadora, que tem negado as denúncias, criticou o fato de a manifestação ter ocorrido em frente à casa dela, e não, por exemplo, em frente ao Palácio Piratini. Ela se dirigiu aos manifestantes com cartazes que diziam que eles "torturam crianças".
Segundo o Batalhão de Operações Especiais, cinco pessoas foram conduzidas à delegacia por desobediência, resistência, depredação do patrimônio e tentativa de invasão.

RS confirma quinta morte pela nova gripe no Brasil

Um caminhoneiro de 35 anos morreu, na madrugada desta quinta-feira (16), na Santa Casa de Uruguaiana (RS), em consequência da nova gripe. Este é o terceiro caso confirmado no Rio Grande do Sul e o quinto no Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não confirmou que a morte foi provocada pela nova gripe e informou que vai se pronunciar sobre o caso por meio de nota.
O número de casos da nova gripe no Brasil subiu para 1.175, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15). Desde a última sexta-feira (10), quando saiu o último balanço e havia 1.027 casos, mais 148 pessoas tiveram a infecção pelo vírus Influenza A(H1N1) confirmada. De acordo com o ministério, a maioria dos pacientes já recebeu alta ou está em recuperação.
Segundo Eliane Piffero, secretaria de Saúde de Itaqui (RS), o caminhoneiro começou a sentir sintomas da nova gripe ainda em Porto Xavier (RS), que fica na fronteira do Brasil com a Argentina, em 29 de junho, onde passou os primeiros atendimentos médicos.
O caminhoneiro procurou um hospital em Itaqui (RS), no domingo (5), quando foi hospitalizado. No dia seguinte, para a Santa Casa de Uruguaiana. "Ele passou o fim de semana aqui na cidade e depois de conseguirmos vaga, ele foi transferido para a Santa Casa de Uruguaiana, que é um dos hospitais de referência para tratar desses casos."

Curso de Agronomia da SETREM chega para atender demandas regionais

A SETREM inova mais uma vez. Ao trazer o Curso Bacharelado em Agronomia, a instituição passa a atender demandas e características latentes de nossa região. Além de cumprir um papel social, participa ainda mais efetivamente do desenvolvimento regional. O curso traz consigo também a probabilidade de realização de um sonho da comunidade: Três de Maio ser sede de um Centro Universitário.
Um dos principais pré-requisitos para esta conquista é a instituição ter oito cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o vice-diretor de Ensino Superior, Paulo Aires, para dar andamento a este processo, deverá ser encaminhado no final deste ano o reconhecimento de Psicologia e no final de 2011, o de Agronomia. O reconhecimento só pode ser encaminhado quando o curso, já em andamento, completa pelo menos 50% dos semestres totais da primeira turma. “Está em tramitação no MEC mais um curso de graduação. Este talvez possa ser oferecido já no próximo ano”, revela.
E ao contrário de cursos que estréiam inexperientes, este inicia maduro. Prova disso, é a primeira avaliação do MEC, publicada em março, que concedeu Conceito Forte em razão do corpo docente disponível, de sua organização didática e pedagógica e infra-estrutura física, privilegiada pelo Curso Técnico em Agropecuária existente na instituição há quase 40 anos.
As aulas de Agronomia iniciam no dia 03 de agosto, com um grupo de acadêmicos que promete surpreender. A primeira colocada acertou aproximadamente 80% da prova. O último, 50%. O processo seletivo ocorreu no último sábado, dia 11, sendo considerado o maior quanto ao número de candidato/vaga, avaliando um único curso. Foram 4,72 candidatos por vaga. “A maioria dos candidatos tinha idade entre 20 e 30 anos. Vários eram procedentes do Curso Técnico em Agropecuária da SETREM. Profissionais que almejavam aprofundamento de conhecimento e melhor qualificação. Grande parte é de cidades da região, no entanto houve também inscritos do Mato Grosso do Sul e Paraguai.”
Até a manhã desta quainta-feira (16), 50% das vagas estavam preenchidas. Suplentes da lista divulgada na segunda-feira, dia 13, passaram a serem chamados. Caso não complete as vagas, nova lista será divulgada. Os candidatos devem continuar atentos ao site da instituição (www.setrem.com.br). “A comunidade terá nova chance de ingresso no final deste ano. A SETREM oferecerá outras 50 vagas no vestibular SETREM 2010, que ocorrerá no dia 12 de dezembro. A partir desta data, Agronomia terá processos seletivos apenas uma vez ao ano, junto com os demais cursos da instituição”.
Cristiano Granetto (foto), é formando em Sistemas de Informação na Setrem, e foi um dos aprovados no Vestibular de Agronomia.

Ministro recebe comitiva da Grande Santa Rosa

A "travessia" para a construção da Ponte Internacional ligando Brasil à Argentina está mais próxima. Na terça-feira (14), o ministro Alfredo Nascimento (Transportes) recebeu uma comitiva da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, para tratar da construção da Ponte entre os dois países. O deputado e líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT), agendou e participou da reunião. "Pedimos ao ministro que ele dê uma atenção especial para que o estudo técnico seja iniciado o mais breve possível", defendeu Fontana.
O prefeito de Santa Rosa e presidente da Associação dos Municípios, Orlando Desconsi (PT), entregou ofício ao ministro pedindo agilidade na análise das propostas de estudo de viabilidade para a construção da ponte internacional. Desconsi defendeu que a definição da ligação entre Porto Mauá e Alba Posse seria "importante, uma vez que as duas maiores fábricas de colheitadeiras (John Deere e AGCO), situam-se em Horizontina e Santa Rosa", respectivamente.
Fontana afirma que o edital publicado em 27 de maio deste ano, nos diários oficiais do Brasil e da Argentina, objetiva selecionar e contratar uma empresa consultora especializada para a execução do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. "É preciso otimizar a ligação entre o Brasil e a Argentina", disse.
DNIT - O ministro Alfredo Nascimento reiterou que a entrega das propostas de estudos serão apresentadas pelas empresas interessadas até o dia 8 de setembro. Após isso, se iniciará a licitação para a contratação do estudo. "Essa será feita diretamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)", informou o ministro.
Participaram também da audiência o prefeito de Porto Mauá, Guerino Pedro Pisoni; o vice-prefeito de Santo Cristo, Aloísio João Reis; o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Aldi Pedro Brandão; e o presidente da Fundação Pró-Ponte Internacional, Airton Bertol.

Aquecimento global exige pesquisas com grãos

O Brasil precisa acelerar o desenvolvimento de variedades de grãos tolerantes a temperaturas elevadas. O alerta foi feito pelo pesquisador e chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Assad, tendo em vista que demora dez anos para que a semente chegue ao mercado após o começo de um estudo. Assad falou sobre estratégias frente ao aquecimento global durante a 54ª Reunião Técnica Anual do Milho e 37ª Reunião Técnica Anual do Sorgo, em Veranópolis. O atraso pode ser verificado pela oferta reduzida de materiais resistentes a altas temperaturas. No caso do milho, existe apenas uma variedade comercial em Sergipe. "Se considerarmos as projeções do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a temperatura subirá, na hipótese otimista, 1,8 graus em cem anos, e na pessimista, 6 graus. O problema é que trabalhos no Brasil mostram elevação de 1,5 graus em menos de 50 anos, e as plantas que estão aí não são adaptadas, precisam raiz profunda para resistir aos verões e manter produtividade."
De acordo com Assad, o país deveria investir aproximadamente R$ 900 milhões ao ano em melhoramento genético para impedir perdas calculadas em R$ 7 bilhões anuais até 2020 na produção de grãos, se nada for feito pelos governos e iniciativa privada.

Núcleo Socioambiental do PMDB do RS apresentou sua proposta para o Programa de Governo

O Núcleo Socioambiental do PMDB apresentou sua proposta de Macro Diretriz Básicas para o Programa de Governo, em reunião geral na Fundação Ulisses Guimarães (FUG). Estavam representando o Núcleo Cláudia Costa (Presidente), Cláudio Dilda, João Paulo Steigleder, Hélio Oliveira e o Túlio Carvalho.
Das cinco Macros Diretrizes, a coordenação da FUG destacou três para compor a proposta de programa do PMDB/RS. 1) Reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente; 2) Revisão e adequação da legislação ambiental; 3) Zoneamento Ecológico econômico do Rio Grande do Sul.
Recentemente, o PMDB reuniu as coordenadorias regionais, onde, na presença de Deputados Federais e Estaduais, da Direção da FUG Nacional e Estadual, o Núcleo Socioambiental apresentou sua proposta de Diretrizes Básicas para o PMDB/RS. Estavam representando o Núcleo, a Presidente Cláudia Costa e o relator Túlio Carvalho. O trabalho foi muito elogiado e muitas coordenadorias comunicaram que vão reproduzir o material e apresentar nas suas reuniões.
A região do Grande Santa Rosa é representada no Núcleo Socioambiental do PMDB/RS, pelo Biólogo Valdir Natal Rochinheski (foto), que foi o Coordenador Regional da FEPAM no Governo Rigotto.

Lideranças gaúchas cobram do governo ajuda para agricultores atingidos pela seca

O governo anunciou há mais de um mês ações emergenciais para socorrer os agricultores familiares atingidos pela seca no Rio Grande do Sul. Apesar das promessas, muitas medidas emperram na burocracia. Dos R$ 40 milhões anunciados para a construção de poços artesianos e compra de retroescavadeiras nada foi liberado até o momento. Para tratar sobre isso, lideranças do Rio Grande do Sul se reuniram, nesta quarta, dia 15, com a comissão da Câmara dos Deputados que avalia os impactos da estiagem no Estado.
A seca que atingiu o sul do país prejudicou mais de 100 mil agricultores familiares. O governo prometeu prorrogar as dívidas de custeio e investimento do Pronaf que poderiam ser pagas um ano após o vencimento do contrato. Mas a prorrogação das parcelas de investimento oriundas do BNDES e estimadas em R$ 50 milhões ainda depende da aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Os produtores também reclamam da demora do governo em liberar a compra de milho dos estoques da Conab para servir de ração animal.

Política Municipal de Saúde em Três de Maio, está sendo construída

Recentemente nas dependências do Campus da Setrem, no prédio da enfermagem, os servidores municipais da Secretaria de Saúde realizaram a primeira reunião do núcleo de fortalecimento da atenção básica. O objetivo do encontro foi o de formular a Política Municipal de Atenção à Saúde.
Participaram da reunião o secretário municipal de Saúde Rafael Soder, enfermeira Ângela Cristina Schaefer, coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde e vários servidores do órgão. No entendimento da coordenadora e do secretário, a saúde se constrói num processo que é melhorado a cada dia. Com a proposta de construção de um novo degrau na escala da saúde é que o núcleo de fortalecimento foi criado, lembra o secretário Soder.