16 julho 2009

Curso de Agronomia da SETREM chega para atender demandas regionais

A SETREM inova mais uma vez. Ao trazer o Curso Bacharelado em Agronomia, a instituição passa a atender demandas e características latentes de nossa região. Além de cumprir um papel social, participa ainda mais efetivamente do desenvolvimento regional. O curso traz consigo também a probabilidade de realização de um sonho da comunidade: Três de Maio ser sede de um Centro Universitário.
Um dos principais pré-requisitos para esta conquista é a instituição ter oito cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o vice-diretor de Ensino Superior, Paulo Aires, para dar andamento a este processo, deverá ser encaminhado no final deste ano o reconhecimento de Psicologia e no final de 2011, o de Agronomia. O reconhecimento só pode ser encaminhado quando o curso, já em andamento, completa pelo menos 50% dos semestres totais da primeira turma. “Está em tramitação no MEC mais um curso de graduação. Este talvez possa ser oferecido já no próximo ano”, revela.
E ao contrário de cursos que estréiam inexperientes, este inicia maduro. Prova disso, é a primeira avaliação do MEC, publicada em março, que concedeu Conceito Forte em razão do corpo docente disponível, de sua organização didática e pedagógica e infra-estrutura física, privilegiada pelo Curso Técnico em Agropecuária existente na instituição há quase 40 anos.
As aulas de Agronomia iniciam no dia 03 de agosto, com um grupo de acadêmicos que promete surpreender. A primeira colocada acertou aproximadamente 80% da prova. O último, 50%. O processo seletivo ocorreu no último sábado, dia 11, sendo considerado o maior quanto ao número de candidato/vaga, avaliando um único curso. Foram 4,72 candidatos por vaga. “A maioria dos candidatos tinha idade entre 20 e 30 anos. Vários eram procedentes do Curso Técnico em Agropecuária da SETREM. Profissionais que almejavam aprofundamento de conhecimento e melhor qualificação. Grande parte é de cidades da região, no entanto houve também inscritos do Mato Grosso do Sul e Paraguai.”
Até a manhã desta quainta-feira (16), 50% das vagas estavam preenchidas. Suplentes da lista divulgada na segunda-feira, dia 13, passaram a serem chamados. Caso não complete as vagas, nova lista será divulgada. Os candidatos devem continuar atentos ao site da instituição (www.setrem.com.br). “A comunidade terá nova chance de ingresso no final deste ano. A SETREM oferecerá outras 50 vagas no vestibular SETREM 2010, que ocorrerá no dia 12 de dezembro. A partir desta data, Agronomia terá processos seletivos apenas uma vez ao ano, junto com os demais cursos da instituição”.
Cristiano Granetto (foto), é formando em Sistemas de Informação na Setrem, e foi um dos aprovados no Vestibular de Agronomia.