A "travessia" para a construção da Ponte Internacional ligando Brasil à Argentina está mais próxima. Na terça-feira (14), o ministro Alfredo Nascimento (Transportes) recebeu uma comitiva da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, para tratar da construção da Ponte entre os dois países. O deputado e líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT), agendou e participou da reunião. "Pedimos ao ministro que ele dê uma atenção especial para que o estudo técnico seja iniciado o mais breve possível", defendeu Fontana.
O prefeito de Santa Rosa e presidente da Associação dos Municípios, Orlando Desconsi (PT), entregou ofício ao ministro pedindo agilidade na análise das propostas de estudo de viabilidade para a construção da ponte internacional. Desconsi defendeu que a definição da ligação entre Porto Mauá e Alba Posse seria "importante, uma vez que as duas maiores fábricas de colheitadeiras (John Deere e AGCO), situam-se em Horizontina e Santa Rosa", respectivamente.
Fontana afirma que o edital publicado em 27 de maio deste ano, nos diários oficiais do Brasil e da Argentina, objetiva selecionar e contratar uma empresa consultora especializada para a execução do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. "É preciso otimizar a ligação entre o Brasil e a Argentina", disse.
DNIT - O ministro Alfredo Nascimento reiterou que a entrega das propostas de estudos serão apresentadas pelas empresas interessadas até o dia 8 de setembro. Após isso, se iniciará a licitação para a contratação do estudo. "Essa será feita diretamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)", informou o ministro.
Participaram também da audiência o prefeito de Porto Mauá, Guerino Pedro Pisoni; o vice-prefeito de Santo Cristo, Aloísio João Reis; o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Aldi Pedro Brandão; e o presidente da Fundação Pró-Ponte Internacional, Airton Bertol.