23 fevereiro 2010

Três de Maio tem caso suspeito de dengue importado

Há suspeita de que uma mulher que recentemente retornou do Mato Grosso tenha contraído a doença durante a viagem. Ela chegou à cidade com sintomas da dengue e de imediato foi submetida a exames de sangue, encaminhados ao Laboratório Central do Estado em Porto Alegre.
Conforme a secretária de Saúde interina, Jacira Taborda, até o momento, só há este caso suspeito, que aguarda confirmação.

Advogado da lotérica diz ter provas de que o caso não é de estelionato

Advogado de defesa da Lotérica Esquina da Sorte, Marcelo De La Torres Dias, diz ter provas de que o caso da aposta da Mega Sena não premiada no sábado não é de estelionato. Ele promete apresentar hoje o comprovante de que a aposta foi feita, mas com números diferentes das dezenas sorteadas.
— Houve um erro terrível, mas não houve sacanagem — antecipa o advogado.
O proprietário da Lotérica, José Paulo Abend, estaria sob efeito de tranquilizantes receitados por um psiquiatra depois de uma reunião com a superintendência da Caixa Econômica Federal ontem à tarde. O banco decidiu suspender temporariamente as operações na lotérica.
Abend estaria ciente do erro desde o sábado à noite quando uma funcionária foi conferir o resultado do bolão – do qual o pai dela estaria participando. Ao acessar o site da Caixa Econômica Federal para saber o número de ganhadores, descobriu que o prêmio não havia sido sorteado, estava acumulado.
No total, 35 das 40 cotas de R$ 11 do bolão foram vendidas. Das restantes, uma delas teria ficado com a funcionária e outras quatro com o proprietário da lotérica.
— Imagina que o proprietário tinha quatro cotas, hoje ele também estaria milionário! — argumenta o advogado.

São José do Inhacorá comemora o seu 18º Aniversário de Emancipação Político Administrativa

A Administração Municipal de São José do Inhacorá, Câmara de Vereadores e a Comissão Organizadora das Festividades do 18º Aniversário do Município convidam a todos a participarem das Programações alusivas ao Aniversário de Emancipação Político – Administrativa do Município de São José do Inhacorá.
Dia 08 de março, 1ª Blitz das Flores, 11º Encontro da Mulher, às 8h da noite no Ginásio Poliesportivo, dia 09, Intensificação da Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino e do Câncer Mama, na Unidade de Saúde da Sede, dia 10, Torneio de Vôlei e Futsal Feminino com Mateada na Praça ás 4h da tarde, dia 11, Oficina da Beleza, na sala de reuniões da Prefeitura, às 2h da tarde, dia 12, lançamento da campanha Municipal de Prevenção à Violência Contra a Mulher, e às 8h da noite, abertura oficial do 18º Aniversário de Emancipação Político Administrativa e inauguração oficial da Praça Central, dia 14 de março, Festa dos 60 anos da Escola Madre Madalena, com almoço no Centro Comunitário Católico, dia 19, Missa Solene a São José do Inhacorá, às 8 e meia da manhã, dia 20, Baile da Associação Futsal São José em homenagem aos 18 anos do Município, animado pela Banda Energia Pura com inicio às 11 da noite, dia 26, o 9º Jantar do Peixe e encerramento das festividades da Programação da Semana do Município, no Centro Comunitário Católico, às 8 e meia da noite.

Prefeito de Ijuí decretará situação de alerta epidemiológico

O prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, vai decretar situação de alerta epidemiológico no município do noroeste do Estado ainda nesta manhã. Desde ontem, equipes da prefeitura deram início ao combate ao mosquito nas ruas do bairro São Paulo, considerado o foco da contaminação. Segundo Ballin, a situação está sob controle.
Ainda assim, o prefeito decidiu que encaminhará o decreto, que permite a contratação emergencial de técnicos e de materiais, sem a necessidade de concurso, agilizando o combate. Para hoje, estavam previstas novas nebulizações no bairro mais atingido e na área ao redor dele. Desde a noite de ontem, porém, chove sem parar no município, o que inviabiliza o trabalho.
Se o mau tempo continuar, nem as duas caminhonetes equipadas com nebulizadores enviadas ontem pelo governo do Estado poderão entrar em ação. Para a tarde de hoje, é esperada a chegada do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, ao município. Ele deve se reunir com o prefeito para reavaliar a estratégia contra a dengue, que deve passar a contar com o apoio do Exército.

Prefeito de Três de Maio viaja com grupo de produtores de leite a Guaraciaba

Na madrugada do dia 18 de fevereiro, o prefeito Olívio José Casali, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz e técnicos da secretaria, Eduardo Juliani e Pablo Salazar; Nírio Metzka e Onairo Sanches da FUNCAP, vereador Gílson Grando, representando a EMATER; técnico da Perdigão, Ânderson Danetti; a técnica da Cotrimaio, Gisiane Bogorni e uma comitiva de produtores de leite, que fazem parte das primeiras 10 propriedades escolhidas para ser trabalhado o projeto Balde Cheio da EMBRAPA/Cooperideal, dentro do Programa de Produtividade e Qualidade no Setor Lácteo 2010/2020, se deslocaram, até o município de Guaraciaba no Estado de Santa Catarina.
O motivo da viagem foi a busca de informações e a verificação da forma como os produtores trabalham na atividade leiteira em duas propriedades modelo, que estão inclusas no projeto Balde Cheio, naquele município.
Foto: Pato Roberto.