O prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, vai decretar situação de alerta epidemiológico no município do noroeste do Estado ainda nesta manhã. Desde ontem, equipes da prefeitura deram início ao combate ao mosquito nas ruas do bairro São Paulo, considerado o foco da contaminação. Segundo Ballin, a situação está sob controle.
Ainda assim, o prefeito decidiu que encaminhará o decreto, que permite a contratação emergencial de técnicos e de materiais, sem a necessidade de concurso, agilizando o combate. Para hoje, estavam previstas novas nebulizações no bairro mais atingido e na área ao redor dele. Desde a noite de ontem, porém, chove sem parar no município, o que inviabiliza o trabalho.
Se o mau tempo continuar, nem as duas caminhonetes equipadas com nebulizadores enviadas ontem pelo governo do Estado poderão entrar em ação. Para a tarde de hoje, é esperada a chegada do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, ao município. Ele deve se reunir com o prefeito para reavaliar a estratégia contra a dengue, que deve passar a contar com o apoio do Exército.