09 janeiro 2013

Juíza tres-maiense do caso Detran vai ser transferida para S. Catarina

Foto: Lauro Alves/Zero Hora
Responsável pela ação penal da Operação Rodin, que apontou fraude no Detran, a juíza Simone Barbisan Fortes será transferida para a Justiça Federal de Florianópolis. 

O pedido de remoção foi feito pela própria magistrada. A sentença da ação da Rodin é esperada para este ano. 

Nascida em Três de Maio, a juíza de 34 anos diz que é santa-mariense de coração.
Passou pelos bancos dos colégios Centenário e Manoel Ribas e se formou na UFSM, em 1998. Chegou a advogar em Santa Maria, mas, em 2000, tornou-se juíza federal. Atuou primeiro em Porto Alegre, depois em Passo Fundo até voltar para Santa Maria. 

Quem é a juíza tres-maiense 

Simone Barbisan Fortes possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Cursa doutorado em Ciências Sociais. Atualmente é Juíza Federal (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), professora da Faculdade de Direito de Santa Maria e palestrante da Escola Superior da Magistratura Federal e em cursos de pós-graduação. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Previdenciário e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Justiça Social, Direitos Humanos, Direitos Sociais, Previdência Social, Teoria da Justiça, Estado Democrático de Direito, Direito Previdenciário, Reforma Previdenciária e políticas públicas previdenciárias.

Café com o prefeito

Diversos assuntos estiveram em pauta no café
A primeira reunião com os secretários municipais convocada pelo novo prefeito de  São José do Inhacorá, Prof. Eliseu Schenkel, ocorreu no dia 04 de janeiro, às 07 horas da manhã na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, denominada de CAFÉ COM O PREFEITO, a qual deverá ser realizada toda a primeira sexta-feira do mês.

Na pauta, além da receptividade aos gestores de cada pasta, estiveram questões pontuais da estrutura administrativa, oportunidade em que o executivo delineou o seu jeito de governar com ações pautadas no planejamento estratégico e que tenham “o Ser Humano em primeiro lugar”.

Após afinar o discurso com os secretários ficou pré-agendada uma roda de conversa com os colaboradores de cada secretaria, com o intuito de  fortalecer o trabalho em equipe e identificar os rumos desta gestão, sobretudo, as metas a curto, médio e longo prazo que deverão ser alcançadas com o trabalho, envolvimento e compromisso de cada servidor que fazem esta grande “máquina” funcionar.

Trilha Ecológica de Três Bocas volta a funcionar em fevereiro

Nos últimos meses, a comunidade estava trabalhando em
obras de reformas no local
A Comunidade de Três Bocas, interior de Porto Mauá, definiu a data de retorno das atividades junto à Trilha Ecológica da localidade.

A partir do dia 28 de fevereiro, escolas, grupos de excursões e apreciadores da natureza poderão usufruir da trilha, já tradicional e de grande aceitação regional.

Nos últimos meses, a comunidade estava trabalhando em obras de reformas no local, o que motivou a suspensão das visitas.

Os interessados em participar da Trilha Ecológica de Três Bocas podem agendar visitas junto à Secretaria Municipal de Turismo, ou pelo telefone 3545 1146.