30 julho 2009

RS e SP deverão receber a maior cota brasileira do remédio para gripe A

A Farmanguinhos, unidade de fabricação de medicamentos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está entregando nesta quinta-feira (30) 150 mil caixas de remédios para tratamento da gripe A (H1N1). Amanhã (31), serão entregues mais 60 mil. Cada caixa contém 10 cápsulas, que são suficientes para tratar um paciente.
A primeira carga, de 5 mil caixas, será destinada à Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. O restante será entregue, ainda hoje, a outras secretarias estaduais. Os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul deverão receber a maior parte das caixas do remédio.
Em Horizontina (Noroeste-RS), nesta quinta feira (30), no gabinete do prefeito Irineu Colato, duas reuniões forma realizadas para tratar sobre os efeitos da Gripe A (H1N1). No município de Horizontina, todas as escolas municipais, estaduais e particulares, reiniciaram as aulas no último dia 27 de julho, ficando então definida uma paralisação das aulas de 03 a 17 de agosto, bem como a suspensão no mesmo período, de todos os eventos sociais no município. Eventos que estavam previstos para este final de semana, ficam confirmados.
Uma mulher grávida é suspeita de ter morrido devido à gripe A em Cruz Alta (Noroeste-RS). Segundo a 9ª coordenadoria de Saúde, a vítima é uma mulher de Salto do Jacuí que estava grávida de seis meses.
Ela estava internada desde o dia 22 de junho no hospital São Vicente de Paulo em Cruz Alta, onde chegou com sintomas da gripe a e o quadro teria evoluído para uma pneumonia. Os médicos não conseguiram salvar a criança.

Prefeito de Três de Maio assina decreto que adia o reinicio das aulas e cancela os eventos no município

Na tarde desta quarta-feira (29), os prefeitos da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, estiveram reunidos sob o comando do prefeito de Santa Rosa Orlando Desconsi, presidente da associação, para debater principalmente sobre a grande preocupação do momento que é a gripe A (H1N1). Nesta reunião, ficou definido por maioria dos prefeitos, que a orientação é de que os municípios decretem o adiamento do reinicio das aulas nas escolas municipais para até o dia 17 de agosto, bem como a suspensão temporária dos eventos em ambientes fechados, e se possível em ambientes abertos que venham a ter grandes aglomerações de pessoas.
Em Três de Maio, seguindo as orientações e como medida de segurança para a comunidade, na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito municipal Olívio José Casali, assinou o Decreto Lei de nº047/2009, no qual o prefeito declara estado de emergência no município de Três de Maio, prolonga as férias escolares de inverno até o dia 17 de agosto e cancela eventos em ambientes fechados, como medida de segurança contra a gripe A (H1N1). Com relação as creches municipais, serão realizadas reuniões com a participação dos pais, afim de se tomar uma decisão sobre a paralisação ou não do atendimento nas mesmas.
Já nas escolas particulares do município, o Colégio Dom Hermeto decidiu por acompanhar as demais com a data do dia 17 de agosto, e a Setrem definiu o dia 10 de agosto para o reinicio das aulas.
A Unijui (Ijui-RS), definui o dia de agosto para o reinicio das aulas.
Foto(pref.TM): Marcos Roberto.