01 setembro 2011

Autorizado o transporte de cargas na aduana de Porto Mauá

Foto: Vilson Wilkler
Porto Mauá, a 41km de Santa Rosa, comemora a regulamentação do porto alfandegado. Assim, está autorizada a importação e exportação de cargas na aduana que liga Brasil e Argentina. Até agora, o transporte de caminhões via balsa mais próximo era realizado em Porto Xavier.
O acordo de cooperação foi firmado entre a prefeitura de Porto Mauá Pisoni e a Superintendência da Receita Federal do Brasil, por meio do Superintendente Paulo Renato Silva da Paz.
Na sexta-feira, 9, durante cerimônia de abertura da 11ª EXPOMAUÁ ocorrerá o ato oficial de início das atividades aduaneiras de transporte internacional de cargas entre Porto Mauá (Brasil) e Alba Posse (Argentina).
Este é um período de aquecimento das exportações de produtos como cebola, alpiste e feijão que terão mais uma alternativa de travessia da fronteira. Com a entressafra argentina e o preço mais acessível no Brasil, atualmente o país exporta cebola neste período para a Argentina, ocorrendo o inverso do normal.
A liberação do transporte de cargas é um importante passo para a maior integração comercial entre os países do Mercosul e uma reivindicação antiga das autoridades regionais.

Egresso do Curso de Bacharelado em Sistema de Informação da SETREM embarca para Estados Unidos

Boa sorte ao Diego
Diego José Schulz, egresso do Curso de Sistemas de Informação da SETREM, embarca na terça-feira, dia 06 para a cidade de Moline nos EUA, com o intuito de liderar a equipe ‘Time de Migração de Dados SAP’ da empresa John Deere, na área de Sistema de Informação.
Schulz  iniciou sua carreira profissional no ano de 1999, através do programa aprendiz do SENAI. ‘Por sete meses trabalhei na fábrica da empresa John Deere. Em outubro do mesmo ano fui selecionado para atuar na área de TI diretamente ligado ao departamento de engenharia da empresa, onde o foco era prover soluções e treinamento em softwares. De 2005 até hoje, atuo como analista de sistemas e desde 2008 estou incorporado em uma equipe dos EUA na qual trabalho atendendo clientes de todo o mundo. ’
Diego ressalta a qualidade de ensino da SETREM e de que maneira auxiliou em suas conquistas profissionais. ‘Procurava um curso que me preparasse para gestão de Sistemas de Informação. E o curso na SETREM tem uma gama de disciplinas que prepara o acadêmico para gestão além das habilidades técnicas. A metodologia faz com que as práticas acadêmicas estejam sempre muito próximas a realidade. Com certeza a SETREM aprecia e se preocupa com o desenvolvimento dos estudantes’.
Diego embarca com a família para os EUA para desempenhar seu trabalho de liderança junto à equipe, permanecerá até o ano de 2013.

Comunidade e empresas ajudam com doações

Foram arrecadados moveis, eletrodomésticos e agasalhos. Também foram
doadas 44.000 telhas de barro e 80 folhas de brasili
A Coordenaria Municipal de Defesa Civil com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Habitação, dos voluntários do GAE(Grupo de Apoio Especializado da Guarda Municipal) e dos voluntários da comunidade atuam em uma campanha de doações. Na última semana o grupo fez o recolhimento de diversas doações da comunidade e das empresas.
Foram arrecadados moveis, eletrodomésticos e agasalhos. Também foram doadas 44.000 telhas de barro e 80 folhas de brasilit. A Defesa Civil contou com o apoio de voluntários do Exército. Todas estas doações vão ser entregues para famílias que tiveram suas casas queimadas. Nos últimos 10 meses houve 15 incêndios de casas, destas, 12 com queima total. Ainda falta reconstruir 3 casas(Bairro Planalto, Bairro Sulina e Lajeado Ipê). Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Valdir Melo, “É de suma importância o apoio e a ajuda que recebemos da comunidade. Agradecemos todos que nos ajudaram”.
Quem puder doar móveis, eletrodomésticos e materiais de construção pode ligar para o telefone 3511-1000 que uma equipe busca as doações. 

Mendes quer transformar Embrapa no RS em central sanitária no Mercosul

Mendes quer transformar Embrapa no RS em central sanitária 
no Mercosul 
Crédito: Vinicius Roratto
Uma das primeiras metas do novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, é transformar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Rio Grande do Sul em uma central virtual de pesquisa sanitária animal para o Mercosul. A declaração foi feita durante a passagem pela Expointer, em Esteio, nesta quinta-feira. 
Segundo o ministro, esse fortalecimento da Embrapa é crucial para garantir mercados internacionais para o setor agropecuário. A ideia é que a empresa busque parcerias no Mercosul, a exemplo do que já ocorre na África. O Estado servirá de base para esse projeto, conforme Mendes, porque é uma grande fronteira.
O ministro falou também sobre a liberação de recursos, em forma de convênios, para o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A expectativa é de que a adesão do governo gaúcho seja anunciada junto com o governador Tarso Genro. Mendes deve se reunir ainda hoje com produtores no estande da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, no Parque de Exposições Assis Brasil. 
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, cancelou a vinda à Expointer para inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar hoje. Ele será representado pelo secretário nacional da Agricultura Familiar, Laudemir André Muller. 

Novos cargos permitirão promoções dentro da Polícia Civil, comemora Jeferson

O Dep. também defendeu na
tribuna a valoriação salarial
O deputado Jeferson Fernandes (PT) afirmou que a criação de cargos na Polícia Civil permitirá o processo de promoções funcionais dentro da instituição. Projeto aumentando o número de cargos na PC foi aprovado na tarde desta terça-feira (30) pela Assembleia Legislativa. “Dessa forma, o governo do Estado está criando condições para que o servidor possa prosperar dentro da carreira”, comemorou o parlamentar ao final da votação.
Na tribuna, Jeferson defendeu também a valorização salarial dos professores e dos policiais, que, segundo ele, são as categorias do funcionalismo que ganham menos. Ele lembrou que o governo fez uma proposta para os servidores da Brigada Militar de reajuste de 11,26%. “É uma proposta inicial que expressa a intenção do Executivo de estabelecer um processo de diálogo sério”, apontou.
Para o petista, no entanto, para que o Estado recupere a dignidade salarial dos servidores que estão na base da pirâmide do funcionalismo é preciso “mexer nos privilégios”. “É preciso enfrentar as distorções históricas que acabam inviabilizando qualquer tentativa de tornar a matriz salarial do Estado mais equilibrada. Para que isso aconteça, é preciso mexer nos privilégios, extinguindo, por exemplo, o Tribunal Militar e o auxílio moradia para os juízes”, finalizou.

Escola Germano Dockhorn inaugura reformas

Foto: Ramone Pacheco
No último sábado, dia 27, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn, realizou a inauguração da construção da sala da orientadora educacional e psicóloga, e das reformas realizadas nos banheiros.
Estiveram presentes no evento, o prefeito municipal, Olívio José Casali, a primeira dama Elizabeth Caraffa Casali, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Alexandre Classmann, secretários de Educação, Obras, e Indústria e Comércio, bem como demais funcionários da municipalidade e da escola.
Após o hasteamento das bandeiras foi apresentado um teatro pelos professores da escola e pelo aluno Muriel de Rosso, que interpretou a música 'O Calhambeque', de Roberto Carlos. Em seguida o presidente do Conselho de Pais e Mestres, Luis Almeida, destacou a gratidão de toda a escola pelas melhorias realizadas.
Em uso da palavra, o prefeito Olívio José Casali destacou que até o momento foram realizadas inúmeras melhorias e investimentos nas escolas do município, pois  a educação é meio pelo qual um povo pode crescer. “Já recuperamos nove praças esportivas e estamos reformando a Praça Henrique Beckert Filho, pois o povo precisa de melhorias que atendam à todas as idades”, informa.
O prefeito ainda destacou que a administração municipal está realizando estudos para analisar a viabilidade do pagamento do piso salarial dos professores. Além disso, Casali destacou sobre a importância cultural da volta dos festivais musicais estudantis; sobre a coleta Seletiva do Lixo, que se inicia dia 1º de setembro;  sobre a diversificação de investimentos na erradicação da pobreza, com o auxílio de recursos da esfera federal e estadual; assim como os avanços do setor lácteo e o belo desempenho do município na Participação Popular e Cidadã, que teve o maior índice de votos, baseado no número de habitantes. “Caminhamos para crescer, e precisamos apoiar as coisas boas do município, pois é apenas na soma que conseguimos resultados”, salienta.
A diretora da escola, Mara Rejane Benedix, agradeceu o empenho da administração municipal, que auxiliou a sanar diversos problemas com a execução das melhorias na escola. “Na reorganização do mesmo espaço físico, temos hoje os banheiros masculino e feminino, já com espaço adequado exigido pela lei da acessibilidade, banheiro da Educação Infantil, adequado aos alunos, área de serviço, sala para atendimento pedagógico e orientadora educacional”, destaca.
A secretária de Educação, Maria Elena Naressi, salientou que trabalhar na infraestrutura é mais fácil do que trabalhar com o pedagógico, onde se lida com seres humanos de diferentes idades, desejos e formas de aprender. “Na educação os resultados não aparecem imediatamente, e para isso, precisamos dar boas condições e locais adequados, para que os professores se sintam motivados para melhorar a formação dos estudantes”, informa.
Após os pronunciamentos, as autoridades presentes realizaram o descerramento da fita inaugural das reformas, e realizaram uma visita às novas instalações. Em seguida, todos foram convidados para participar da integração em alusão ao Dia dos Pais, envolvendo a comunidade escolar.

Inter relaxa após 3 a 0 e cede empate incrível para o Santos no Beira-Rio

Damião marcou, mas não evitou empate
Foto:Diego Vara
Em 10 minutos, o Inter deixou escapar talvez a sua vitória mais tranquila no Brasileirão. Na noite fria desta quarta-feira, vencia o Santos por 3 a 0 até os 31 minutos do segundo tempo, com gols de Bolívar, Damião e Oscar. A partir de então, a zaga falhou demais, e Borges (duas vezes) e Alan Kardec emudeceram o Beira-Rio, incrédulo e confuso. Depois de um intervalo com direito a aplausos a Nei, os jogadores rumaram ao vestiário cobertos de vaias ao final da partida.
O empate, somado à derrota no Gre-Nal de domingo, repercute na classificação. O Inter cai para a 10ª colocação, com 28 pontos, sete pontos atrás do G-4. O próximo desafio é na distante Fortaleza, diante do Ceará, no domingo.

Grêmio perde para o Corinthians no Pacaembu

Mesmo jogando bem, Grêmio perde para o Corinthians por 3 a 2
Foto:Alex Silva, AE
Por pouco o Grêmio não sai do Pacaembu com ao menos um empate. Jogou melhor durante boa parte do jogo, mas volta para Porto Alegre com uma derrota por 3 a 2, em partida válida pela abertura do segundo turno do Brasileirão. O confronto teve de tudo: gols, pênalti, reclamações, grandes defesas e expulsões.
O placar foi aberto com Chicão, de pênalti, no primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Douglas empatou de falta. No segundo tempo, Paulinho colocou a equipe da casa novamente na frente, e depois Ramon ampliou a vantagem. Por último, André Lima diminuiu.
Com a vitória, o Corinthians segue na liderança, agora com 40 pontos. O Grêmio fica em 15º, com os mesmos 21. O Tricolor corre o risco de entrar na zona de rebaixamento dependendo de alguns resultados paralelos na rodada.