04 março 2011

Ministro descarta alta da gasolina após o carnaval

Edison Lobão disse que a Petrobras vai
"segurar"o preço dos combustíveis no 
mercado nacional
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou nesta sexta a possibilidade de o governo elevar os preços da gasolina e do óleo diesel depois do carnaval. "Não estamos trabalhando neste momento com nenhum aumento", disse o ministro. Na avaliação de Lobão, o preço do barril de petróleo no mercado internacional não deve manter uma tendência indefinida de alta. Por isso, não haveria justificativa para um reajuste do preço dos combustíveis no Brasil. "Não trabalhamos com a hipótese de explosão do preço do petróleo", garantiu.
Segundo o ministro, a Petrobras vai "segurar" o preço dos combustíveis no mercado nacional. Lobão disse ainda que, como o governo não trabalha com a hipótese de reajuste dos combustíveis neste momento, não faz sentido discutir uma redução dos tributos que incidem sobre a gasolina e outros derivados de petróleo.
Código de mineração
O novo código de mineração será reencaminhado à Casa Civil este mês, informou hoje o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. "Tratei isso ontem com a presidente Dilma Rousseff", disse. Na proposta, será incluída uma cláusula que altera a exploração de urânio.
Hoje, segundo o ministro, as empresas que têm autorização para explorar minério de ferro encontram urânio e têm que paralisar as atividades. Por isso, a cláusula tratará dos procedimentos que devem ser adotados nesses casos. "Estão analisando se o minerador poderá explorar o urânio ou não", observou.

XII Expofeira apresentará novidades no campo

    XII Expofeira: 30.04-08.05.2011
Inovação na XII EXPOFEIRA do Agronegócio, a 1ª Expodinâmica vai agregar empresas para demonstrar tecnologias relacionadas às diversas cultivares no período da feira. Voltada para o manejo e o cultivo, oferecerá aos produtores rurais as novidades do mercado.
O Coordenador da Comissão de Expodinâmica, José Álvaro Pacheco, informa que a empresas: Tarumã, Agrosol, Agropecuária Ouro Verde, Rota Agrícola, Setrem, Cotrimaio e Funcap já realizaram o plantio das mais diversas culturas (soja, milho, forrageiras e etc...). E já está sendo avaliada junto às empresas, a realização de um calendário específico de eventos nos dias da feira.
A Comissão de Pecuária Leiteira, coordenada por Hélio Franciscatto, reuniu-se no dia 1º, terça-feira, para elaborar o regulamento para o referido evento, já que a novidade para este setor em relação a feiras anteriores é o ranqueamento dos animais da raça Jersey e Holandês. Sendo que os julgamentos dos animais serão realizados por avaliadores das Associações de cada raça. 
Na mesma reunião esteve presente o Coordenador da Comissão de Pecuária Diversificada, Luiz Fernando Cereser, onde foi discutido o orçamento e feita avaliação geral. E pela primeira vez na edição da EXPOFEIRA, será realizado um dia especial para a Pecuária Ovina. Com programação especial, o Núcleo de Criadores de Ovinos do Médio Buricá estará à frente do 1º Cordeiraço e organizará palestras sobre ovinos de corte e a exposição dos animais.

Aprovada proposta de multa para quem não ajudar no combate a Dengue

 Três de Maio lidera o ranking da infestação de 
 mosquito transmissor da Dengue
 Foto: Diego Marques
Os moradores que não colaborarem com as ações de combate a dengue em Três de Maio poderão ser multados. A decisão de punir financeiramente as pessoas que não cuidam adequadamente de suas casas e terrenos foi tomada em audiência publica promovida pelo Comitê Municipal de Combate a Dengue, realizada na noite desta quinta-feira na Câmara de Vereadores.
O valor da multa, também, já foi estipulado. Quem for notificado pelos Agentes de Combate à Endemias e não eliminar os locais que servem de criadouro para as larvas do mosquito da Dengue serão multados em um salário mínimo nacional. A meta não é simplesmente arrecadar recursos com a medida, mas sim educar a população. Conforme o secretário da Saúde de Três de Maio, Valdemar Fonseca, o município hoje lidera o ranking da infestação de mosquito transmissor da Dengue na região com quase 6% das casas contaminadas.
Foi decidido, na audiência pública, que serão realizados mutirões de limpeza em todos os bairros e centro com a participação da comunidade.

Grêmio supera León e volta à liderança do grupo 2 da Libertadores

Grêmio supera León e volta à liderança do
grupo 2 da Libertadores
A Libertadores segue sem facilidades para o Grêmio. Apesar de jogar num dos grupos considerados mais "fracos", o Tricolor voltou a enfrentar uma defesa bem postada e demorou para abrir o placar contra o desconhecido León de Huánuco. André Lima desafogou o grito de gol da torcida, aos 41 minutos, quando alguns gremistas já começavam a ensaiar vaias no Olímpico. No início da etapa final, Borges definiu o placar, com uma bela cobrança de pênalti. O Grêmio assume a liderança do grupo 2, mas de forma provisória, já que está empatado em seis pontos com o Junior de Barranquilla, que joga na quarta-feira da próxima semana, contra o lanterna Oriente Petrolero.
Os primeiros minutos, contudo, foram preocupantes para o Tricolor gaúcho. O time peruano montou um esquema de forte marcação, posicionado sempre atrás da linha da bola e, com Rochemback, Carlos Alberto e Douglas insistindo na jogada pelo meio, dominou as ações defensivas. Aos 11 minutos, por sinal, o León começou a gostar do jogo e, em contragolpe, quase abriu o placar.
Orejuela recebeu lançamento nas costas de Rodolfo, em posição legal. Sem marcador ele conseguiu driblar Victor, mas adiantou demais a bola e, na conclusão, o goleiro gremista afastou com as pernas para escanteio. Na sequência, o time peruano pressionou e Gonzalez perdeu gol incrível, ao cabecear para fora, em um lance claro de gol.