04 março 2011

Ministro descarta alta da gasolina após o carnaval

Edison Lobão disse que a Petrobras vai
"segurar"o preço dos combustíveis no 
mercado nacional
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou nesta sexta a possibilidade de o governo elevar os preços da gasolina e do óleo diesel depois do carnaval. "Não estamos trabalhando neste momento com nenhum aumento", disse o ministro. Na avaliação de Lobão, o preço do barril de petróleo no mercado internacional não deve manter uma tendência indefinida de alta. Por isso, não haveria justificativa para um reajuste do preço dos combustíveis no Brasil. "Não trabalhamos com a hipótese de explosão do preço do petróleo", garantiu.
Segundo o ministro, a Petrobras vai "segurar" o preço dos combustíveis no mercado nacional. Lobão disse ainda que, como o governo não trabalha com a hipótese de reajuste dos combustíveis neste momento, não faz sentido discutir uma redução dos tributos que incidem sobre a gasolina e outros derivados de petróleo.
Código de mineração
O novo código de mineração será reencaminhado à Casa Civil este mês, informou hoje o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. "Tratei isso ontem com a presidente Dilma Rousseff", disse. Na proposta, será incluída uma cláusula que altera a exploração de urânio.
Hoje, segundo o ministro, as empresas que têm autorização para explorar minério de ferro encontram urânio e têm que paralisar as atividades. Por isso, a cláusula tratará dos procedimentos que devem ser adotados nesses casos. "Estão analisando se o minerador poderá explorar o urânio ou não", observou.