28 maio 2011

BM promoveu Operação Lei Seca nesta sexta-feira

Por Deise Froelich
A Brigada Militar de Santa Rosa promoveu na noite desta sexta-feira a “Operação Lei Seca”. A blitz começou às 23h e terminou às 3h de hoje. A operação ocorreu na avenida Rio Branco entre as ruas Tuparendi e Butantã; rua Olavo Bilac, entre a Buenos Aires e a Avenida Rio Branco.
Todos os veículos que circularam por esses trechos foram fiscalizados e os condutores suspeitos de terem ingerido bebida alcoólica, foram submetidos ao teste de embriaguez por meio do etilômetro. Foram abordados 120 veículos e 244 pessoas.
Resultados da Ação
- Dois condutores autuados administrativamente – um se negou a fazer o teste de embriaguez e um atingiu, no etilômetro, o índice para autuação administrativa de trânsito.
- Cinco veículos autuados por licenciamento vencido.
- Quatro condutores autuados por não possuir Carteira Nacional de Habilitação.
- Um veículo recolhido ao Centro de remoção e depósito, e confeccionado Termo circunstanciado por Perturbação do Sossego Público.

Sábado começa com a menor temperatura do ano e previsão de frio intenso

Em Cambará do Sul, o amanhecer teve geada e temperatura de 2,7°C
Foto:Liane Castilhos / Especial
O sábado começou gelado em todo o Estado devido à presença de uma massa de ar polar que atua desde a sexta-feira sobre o território gaúcho. Às 7h, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 2,7°C em São José dos Ausentes. A mesma temperatura — menor do ano até agora no Rio Grande do Sul — foi registrada também durante o amanhacer em Cambará do Sul.
Houve ocorrência de geada em Bom Jesus, na Serra, onde a temperatura chegou a 3,2°C, em Santana do Livramento (5,9°C) e também em Cambará do Sul, segundo o Inmet.
Em Porto Alegre, os termômetros também marcaram a menor temperatura do ano até agora na cidade. Às 8h, fez 9,7°C.
Durante o dia, o tempo fica aberto no centro, oeste e noroeste do Estado. Porém, por influência do ar polar, a temperatura não irá subir. As máximas irão oscilar entre 17ºC e 20°C na maioria das áreas.
Nas áreas litorâneas, o céu segue nublado com condição de chuvisqueiros isolados. Na Serra, sobretudo, nos municípios mais ao leste, a tendência ainda é de variação de nuvens.
Já na Zona Sul o dia será de sol com presença de nuvens. Há risco de garoa isolada até o amanhecer.
Na Grande Porto Alegre, a previsão é de variação de nuvens pela manhã, com tempo mais aberto à tarde. A umidade alta e os ventos fracos poderão dar origem a nevoeiros.
O mar pode ficar agitado, com ondas previstas de dois metros de altura nas praias do Litoral Sul e três metros de altura nas praias do Norte. Há risco para a navegação marítima para embarcações de pequeno e médio portes.
Domingo
No domingo, o ar polar mantém o frio do amanhecer e a tendência é de temperaturas ainda mais baixas na parte norte e leste. Há risco de formação de geadas na Serra, no Planalto Médio, alto Uruguai e trechos próximos ao centro.
As mínimas poderão se aproximar de zero grau nos campos de cima da Serra, mas o dia será ensolarado em grande parte do Estado.

Guarani das Missões inicia a 10ª Polfest

Para conferir a programação completa da feira clique aqui
Começou nesta quinta-feira, 26,  começou a 10ª Polfest Internacional – Festa Típica Polonesa, que segue até domingo, 29, no Parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowski. Em 2011, se  comemoram os “120 Anos da Imigração e Colonização Polonesa e Sueca na Côlônia Guarany”.
Colonizada em 1891 por imigrantes Poloneses, Suecos, Italianos, Alemães, Russos, Portugueses, Tchecoslovacos, Austríacos, Espanhóis, Ucranianos, e outros, Guarani das Missões é conhecida como “Capital Polonesa dos Gaúchos”.
A Polfest contempla a cultura, a gastronomia, religiosidade, artesanato, shows folclóricos, entre outros segmentos. Para representar o evento, Patricia Gurski, foi eleita rainha e Karine de Castro Kotlewski e Patricia Rolland, as princesas.

Polícia apreende munições de fuzil e facas em escola de Passo Fundo

Polícia apreende munições de fuzil e
facas em escola de Passo Fundo 
Crédito: Divulgação/Polícia Civil
Munições de diferentes calibres, inclusive de fuzis, além de facas de diferentes tamanhos, foram apreendidas na escola municipal de Ensino Fundamental do bairro São Luiz Gonzaga, na periferia de Passo Fundo. O material foi entregue pelo diretor da escola, professor Luiz Ilon Lyrio de Oliveira, nesta sexta-feira, e surpreendeu os policiais pelo volume.
Foram apreendidas 10 facas, um estilingue, um revólver de brinquedo, duas munições calibre 38 e dois cartuchos intactos de fuzil 762 com as pontas pintadas com tinta vermelha. Conforme Oliveira, as munições foram encontradas dentro de um bueiro no pátio do colégio. Duas facas grandes foram apreendidas no interior do educandário, uma tirada de um ex-aluno, que estava em frente ao prédio. As outras facas foram encontradas escondidas no pátio e na parte externa.
O diretor esclareceu que o material foi aprendido ao longo dos últimos meses e só agora entregue à polícia. Os objetos serão encaminhados para a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, que deve abrir um procedimento para investigar o caso.

PF desenterra sete toneladas de medicamentos em fazenda no RS

PF desenterra cinco toneladas de medicamentos em fazenda no RS 
Crédito: Divulgação / BM / CP
A Polícia Federal (PF) localizou, nesta sexta-feira, no Norte do Estado, cerca de 7 toneladas de medicamentos. Os produtos estavam enterrados na margem de barragem do rio Passo Fundo, na fazenda Três Cerros, situada na divisa de Campinas do Sul com Barão de Cotegipe. Os medicamentos estavam misturados à terra e a detritos e dispostos em dois contêineres.
A descoberta ocorreu em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, conforme a Operação Saúde, deflagrada pela Polícia Federal em 16 de maio, em combate à fraude no desvio de verbas públicas federais destinadas pelo governo federal à compra de medicamentos por prefeituras municipais para distribuição à população carente. A ação foi realizada em sete estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul, com o cumprimento de 64 mandados de prisão, tendo 27 pessoas detidas somente no RS.
Os agentes federais tiveram a companhia de policiais militares do Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Parte dos medicamentos foi encaminhada para perícia e o restante levado a um aterro sanitário em Passo Fundo, para destruição. A delegada Gabriela Aquino Trolle investiga o grau de participação no caso do proprietário da fazenda.