28 maio 2011

PF desenterra sete toneladas de medicamentos em fazenda no RS

PF desenterra cinco toneladas de medicamentos em fazenda no RS 
Crédito: Divulgação / BM / CP
A Polícia Federal (PF) localizou, nesta sexta-feira, no Norte do Estado, cerca de 7 toneladas de medicamentos. Os produtos estavam enterrados na margem de barragem do rio Passo Fundo, na fazenda Três Cerros, situada na divisa de Campinas do Sul com Barão de Cotegipe. Os medicamentos estavam misturados à terra e a detritos e dispostos em dois contêineres.
A descoberta ocorreu em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, conforme a Operação Saúde, deflagrada pela Polícia Federal em 16 de maio, em combate à fraude no desvio de verbas públicas federais destinadas pelo governo federal à compra de medicamentos por prefeituras municipais para distribuição à população carente. A ação foi realizada em sete estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul, com o cumprimento de 64 mandados de prisão, tendo 27 pessoas detidas somente no RS.
Os agentes federais tiveram a companhia de policiais militares do Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Parte dos medicamentos foi encaminhada para perícia e o restante levado a um aterro sanitário em Passo Fundo, para destruição. A delegada Gabriela Aquino Trolle investiga o grau de participação no caso do proprietário da fazenda.