10 maio 2012

Três de Maio: O Serviço de Clínica-Escola de Psicologia da SETREM realiza 2ª edição do CinePsi

O evento é aberto para profissionais da área da saúde mental e acadêmicos de Psicologia
No dia 21 (segunda-feira), o Serviço de Clínica-Escola de Psicologia da SETREM (SERCEPS) realiza a 2ª Edição projeto Cinema e Psicologia em que será exibido o filme ‘O Discurso do Rei’.
O longa-metragem, ganhador do Oscar, aborda as dificuldades de comunicação e de fala do futuro sucessor à Coroa Britânica possui ao realizar discursos em público. Além disso, trata de aspectos da relação entre cliente e profissional, abordando uma metáfora da relação terapêutica no contexto da clínica psicológica. Desta forma, o CinePsi do SERCEPS buscar debater temas contemporâneos do fazer clínico.
Após a projeção, será realizada uma mesa redonda coordenada pela Ms. Jeane Borges, Coordenadora do SERCEPS, com as estagiárias do Núcleo de Atendimento Clínico, que irão debater sobre os temas focados no filme.
As acadêmicas Karen Tavares e Maiara Perini irão abordar o filme a partir do viés da Psicanálise; já Chrystiane Warken irá falar sobre o viés da Terapia Sistêmica; Franciéli Brönstrup pelo viés do Psicodrama e Charlize Naiara Griebler falará sobre o viés da Terapia Cognitivo-Comportamental. Estas linhas teóricas da Psicologia compõem atualmente o Núcleo de Atendimento Clínico do SERCEPS.
A atividade, que é direcionada para profissionais de saúde mental e acadêmicos, será realizada no Auditório do Campus SETREM, às 19 horas. Inscrições para o evento, que é gratuito, podem ser realizadas no local. Certificado será fornecido mediante o pagamento de R$ 4,00.

Região: Quadrilha sequestra casal em Cruz Alta e rouba casa de médico em Santa Bárbara

Uma quadrilha cometeu uma sequência de crimes nesta
terça-feira, 8, em Cruz Alta, Panambi e Santa Barbara do Sul
Foto: Site www.agoraja.net
Uma quadrilha cometeu uma sequência de crimes nesta terça-feira, 8, em Cruz Alta, Panambi e Santa Barbara do Sul. Um casal foi sequestrado e dois veículos roubados.
A ação dos bandidos iniciou por volta das 8h30, na RST 377, trecho entre os municípios de Cruz Alta e Ibirubá.
Logo na saída de Cruz Alta, cerca de 10 km, Honório Gomes de Oliveira, 85 anos, tenente aposentado do Exército e ex-maestro da Banda do 17º Batalhão de Infantaria, e sua esposa Maria Terezinha Rodrigues, 57 anos, cortavam pasto quando foram abordados pelos três indivíduos armados que ocupavam um automóvel Golf escuro.
Honório e Maria foram colocados na caminhonete Toyota do militar e, vendados, levados até o trevão da BR 285, onde ficaram no interior de um mato, com mãos e pés amarrados, por quase nove horas, vigiados por um dos delinquentes.
No início da noite os reféns ficaram sozinhos e conseguiram se livrar das amarras e sair em busca de socorro.
Enquanto o casal era mantido em cárcere, por volta das 11h, os bandidos utilizaram a caminhonete para um assalto praticado na casa do médico Luiz Carlos Michel, no centro de Santa Bárbara do Sul.
Michel e a esposa ficaram amarrados no quarto, até que os ladrões recolhessem três notebooks, três televisores, roupas, bebidas, entre outros objetos, e cerca de R$ 2 mil em dinheiro, cheques. Os serviçais da família também foram rendidos e um deles agredido.
Na fuga, os marginais não conseguiram fazer a caminhonete funcionar e a abandonaram. A partir de então passaram a utilizar um Golf, de cor preta, com placas de Santa Barbara do Sul - IYX-8080, abandonado mais tarde no interior de Panambi.
A Polícia acredita que um terceiro carro, possivelmente um Gol branco, tenha sido utilizado pela quadrilha que ainda está sendo procurada.

Região: Cerest realiza oficinas para debater a Política Estadual de Saúde do Trabalhador

Site:  www.cerestijui.com   
Em busca de uma reflexão de diversos segmentos da sociedade sobre a Política Estadual de Saúde do Trabalhador, os Cerests de todo o Rio Grande do Sul, estão desenvolvendo oficinas para debater o tema em seus municípios sede. O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Missioneira vai realizar duas oficinas para discutir a nova política estadual, uma em Santa Rosa na próxima quinta-feira (10) e outra em Ijuí no dia 1º de junho.
As Oficinas de Discussão das Políticas de Saúde do Trabalhador têm como objetivo elaborar um documento que servirá de embasamento para se instituir a política estadual. O material será encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado. “Através dessas oficinas o Cerest busca estruturar uma rede cuidado em relação à saúde do trabalhador”, explica a Fisioterapeuta do Cerest – Ijuí, Luciane Sarturi Antes, que está organizando as atividades na região.  As oficinas serão divididas em grupos de discussão sobre assuntos ligados ao tema central. As médicas do trabalho do Cerest - RS, Luciana Nussbaumer e Virginia Dapper, vão coordenar as oficinas. Participam do evento secretarias de saúde dos municípios, sindicatos, INSS, Ministério do Trabalho entre outras entidades ligadas à saúde do trabalhador.
O Cerest da Macrorregião Missioneira, com sede em Ijuí, desenvolve suas atividades desde janeiro de 2004, é um serviço especializado na área de saúde do trabalhador, tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Sua região de abrangência integra 80 municípios com uma população de aproximadamente 890.258 habitantes, com uma área de 38.324,67 KM² (IBGE 2010).

Três de Maio/Santa Rosa: Curso de Enfermagem da SETREM entrega alimentos para a APROMES

Alimentos foram arrecadados durante o JOIA 2012 e doados
para entidade de Santa Rosa . Na foto: Acadêmica Tais
Mendes e os responsáveis pela APROMES
No dia 9 (quarta-feira), o Curso de Enfermagem da SETREM realizou a entrega de 200kg de alimentos para a Associação de Proteção à Menina de Santa Rosa (APROMES). As doações foram arrecadas durante os Jogos de Integração Acadêmica (JOIA), realizados no mês de março na Instituição.
Participaram da entrega, a acadêmica do 5º semestre Taís Mendes e a presidente da entidade, Deolnira Girardi. Para a representante da APROMES, os mantimentos representam uma economia para a Associação, que é mantida com o auxílio da comunidade.
Atualmente, a entidade atende nove crianças entre 9 a 17 anos, que são vítimas de violência e foram encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude através de medidas protetivas.
Além da APROMES, mais quatro entidades da região Noroeste receberam donativos angariados durante o JOIA 2012, sendo que a quantia total arrecadada superou 1.800kg de alimentos.

Três de Maio: Importante Audiência Pública com o tema, Resíduos Sólidos


O evento está programado para esta sexta-feira dia 11 de maio, a partir das 2h da tarde na Câmara Municipal de Vereadores,e contará com as presenças dos deputados Giovane Feltes-Coordenador e Relator da Subcomissão, e Ernani Polo e Pedro Pereira-Membros titulares da Subcomissão. Também forma convidados para o evento, representantes da FEPAM, da FAMURS, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Associações Regionais  dos Municípios, Secretários Municipais de Meio Ambiente, Prefeitos, entidades e autoridades vinculadas ao tema.

Três de Maio: HSVP reuniu colaboradores para palestra sobre higienização da mãos

Enfermeira Mirian e Gerente Assistencial Paulo César Pich
Tendo por local o auditório do Hospital São Vicente de Paulo se realizou na última segunda-feira, dia 07 de maio, mais uma palestra de orientação aos profissionais da instituição coordenada pelo CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar). Para este evento, que abordou o cuidado com a higienização das mãos, foi convidada a Enfª Mirian Rascowetzki. Participaram aproximadamente 40 profissionais da área de enfermagem, dos serviços de apoio como manutenção, lavanderia, nutrição, entre outros.
A importância de o encontro dar-se principalmente neste período em que as doenças respiratórias são mais eminentes, mas a higienização das mãos é um dos atos mais relevantes nos serviços de saúde em virtude de que estas são instrumentos de trabalho e este instrumento também pode ser um carregador de bactérias, o que pode causar danos ao paciente.
Conforme a enfª Mirian, a higiene passou a ser um ato terapêutico nos tempos atuais e sua importância não era considerável vital para a saúde dos seres humanos. Hoje a higienização é uma forma terapêutica de cuidado necessário imprescindível que faz parte do tratamento do paciente.
Dentre os principais cuidados ao higienizar as mãos ressalta-se a necessidade do profissional de saúde realizá-lo antes e após tocar o paciente. Apesar de serem poucos os materiais para a importância do ato de lavar mãos, (pois para tal só é necessário a pia, água corrente, papel e dispenser de sabonete líquido), é de vital importância que a pessoa ao usar o sabonete, faça bastante fricção, principalmente na palma da mão, espaços intradigitais, unhas e com cuidado diferenciado no polegar, após é feito o enxague e a secagem com o papel, pois a destruição das bactérias transitórias dar-se-á através deste ato, destaca a enfermeira Mirian.
Com a chegada do inverno também é necessário lembrar-se de alguns cuidados que foram mais evidenciados com a chegada da H1N1, que é a etiqueta ao tossir, o uso do lenço de papel e principalmente a higienização das mãos com o álcool gel, mesmo com o surgimento das vacinas antigripais.
O serviço de CCIH do HSVP ressalta que o grau de infecção hospitalar hoje é menor que 1%, e que fazendo parte do calendário de atividades haverá uma nova capacitação irá ocorrer no próximo mês de junho com o assunto ainda a ser definido.

Esporte:Grêmio repete placar da ida, elimina Fortaleza e avança na Copa do Brasil

Léo Gago comemora o gol contra o Fortaleza
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
Se Kleber e Marcelo Moreno não estão em campo, Léo Gago e Bertoglio resolvem. Foi com um gol do volante e outro do atacante, o terceiro e quarto artilheiros da temporada tricolor, que o Grêmio confirmou o favoritismo no Olímpico. Ganhou por 2 a 0 do Fortaleza, escalado com nove reservas, e avançou às quartas de final da Copa do Brasil, garantindo o presente ao aniversariante do dia, o técnico Vanderlei Luxemburgo.
A vitória em uma atuação sem brilho, mas eficiente, deu direito ao time gaúcho de enfrentar Bahia ou Portuguesa na próxima fase. O classificado do confronto sai nesta quinta, no estádio de Pituaçu, em Salvador, a partir de 19h30m (de Brasília) após empate sem gols no jogo de ida em São Paulo.
Os jogos das quartas serão nos dias 16 e 23. Ao Fortaleza, resta a disputa do título do Campeonato Cearense, domingo, diante do Ceará.