02 setembro 2009

SETREM define data do Vestibular 2010

Será no dia 12 de dezembro, às 14h, no Campus SETREM, o processo seletivo para cursos de Ensino Superior da instituição. Atualmente, são oferecidos oito cursos de graduação: Agronomia, Administração, Enfermagem, Engenharia de Produção Agroindustrial, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Rede de Computadores.
Segundo o vice-diretor de Ensino Superior, Paulo Aires, as inscrições estarão abertas a partir de 15 de outubro, podendo ser efetuadas no Campus ou nas unidades do Sicredi Noroeste. “A prova será novamente constituída de 30 questões objetivas, além de redação. Os conteúdos cobrados são detalhados no site da instituição a partir período de inscrições”, conclui.

Acidente deixa três mortos em Cruz Alta

A colisão entre dois caminhões, de Lajeado e Três de Maio, por volta das 8h desta quarta-feira, causou três mortes no km 158 da RS-342, em Cruz Alta. Morreram os três ocupantes do veículo de Lajeado: o motorista Fernando Diersmann, de 25 anos, Daniel Gabriel Dhiel, de 20, e Augusto Nicolau Gregori, de 18 anos.
O motorista do caminhão de Três de Maio, Jandir Casagrande, teve ferimentos leves e passa bem.
As vítimas foram retiradas do local por volta das 9h.

Yeda anuncia isenção de ICMS para suinocultores gaúchos

Uma reivindicação dos suinocultores gaúchos propondo isenção, pelo prazo de 90 dias, do pagamento de ICMS nas saídas internas de carne suína fresca, congelada ou resfriada, e nas saídas interestaduais de suínos vivos foi atendida pela governadora Yeda Crusius, nesta terça-feira (1º), na Expointer, em Esteio. Decreto da governadora, prevendo uma série de medidas que beneficiam o setor, foi assinado na Casa de Governo, no Parque de Exposições Assis Brasil.
"Há momentos em que o governo tem que tomar medidas rápidas, como neste caso de igualdade no trato tributário.Embora este setor não esteja expondo sua produção neste ano na Expointer, não esquecemos da sua relevância para a economia gaúcha. No momento desta assinatura, devemos lembrar os milhares de pequenos produtores que movimentam essa cadeia no nosso Estado e enriquecem a nossa produção primária", disse a governadora.
O setor foi um dos mais atingidos pela crise econômica mundial, por causa da redução das vendas externas, além da relação equivocada feita entre o consumo de carne suína com a gripe A. A decisão de Santa Catarina de isentar a tributação da venda de suínos vivos para fora do estado e a determinação de São Paulo de liberar a produção e comercialização de carnes de ICMS também contribuíram para a diminuição de competitividade.

Homenageados do Troféu Guri recebem prêmios na Expointer

Levar o Rio Grande do Sul para além das divisas do Estado é o principal requisito para ser candidato ao Troféu Guri. Missão cumprida pelas 10 personalidades nascidas em diferentes lugares do país que receberam na noite desta terça-feira a distinção da Rádio Gaúcha para evidenciar o trabalho realizado em diferentes áreas de atuação.
Na sede da Casa RBS, no parque Assis Brasil, em Esteio, os homenageados da 12ª edição do Troféu Guri assistiram a vídeos com imagens de seu trabalho e, para contar sua história, tiveram narradores especiais. Os comunicadores Ana Amélia Lemos, André Machado, Cláudio Brito, Dorotéo Fagundes, Lasier Martins, Lauro Quadros, Rosane de Oliveira, Silvio Benfica, Tânia Carvalho e Tulio Milman fizeram as vezes de padrinhos e relataram as trajetórias dos guris e gurias.
Diversidade marcou o perfil dos homenageados, grupo integrado por gente das áreas de cultura, economia e também por sua ligação com o campo e o desenvolvimento de raças e técnicas de aprimoramento das lavouras gaúchas.
Em nome do Grupo RBS, o vice-presidente de Produto e Operações, Geraldo Corrêa, destacou o prêmio como uma maneira de mostrar o trabalho do campo ao Brasil, por meio da iniciativa, do empreendedorismo e da criatividade representada pelos homenageados.
Homenageados:Alessandro Golombiewski Teixeira, Bebeto Alves, Diza Gonzaga, Francisco Novelletto Neto, Henrique José Marim Teixeira, João Vieira de Macedo Neto, Luiz Fernando Lima, Martha Medeiros, Paulo Sérgio Carmona e Pedro Ortaça.

Fundação da Saúde dará atendimento diferenciado a detentos

A Fundação Municipal de Santa Rosa garantiu recentemente a aprovação de um projeto inédito para Santa Rosa. Na reunião da Comissão de Intergestores Bi Partite, ocorrida em Porto Alegre e, composta por representantes do Governo e dos municípios, a presidente da Fundação, Karina Kucharski e a diretora de Planejamento, Vanderli de Barros, receberam a aprovação do projeto voltado à saúde dentro dos detentos.
O atendimento aos presidiários atualmente é realizado nas Unidades de Saúde. Com a aprovação do projeto, passará a ser feito dentro do presídio, em um ambulatório. Por ano, a Fundação receberá o repasse de R$ 65 mil do Governo Federal.
Segundo Vanderli de Barros, esta prática inclui um novo olhar para o tratamento dos detentos, pois proporciona saúde com qualidade sem exclusão, de forma igual para toda população.
Uma equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e dentista contratados pela Fundação Municipal da Saúde realizará trabalhos semanais, no Presídio Estadual de Santa Rosa. Um assistente social e um psicólogo contratados pela SUSEPE também darão assistência. O serviço deverá começar neste mês.