28 setembro 2012

Família optou pela doação de órgãos

Às 00h 10min saiu o primeiro vôo levando o coração, para
um  Hospital de Porto Alegre (Créditos: Jornal Noroeste)
No Dia Nacional de Doação de Órgãos, uma família de Santa Rosa deu um exemplo de solidariedade em um momento de tragédia. Os pais de um jovem, de 17 anos, aceitaram doar os órgãos do filho que sofreu um acidente, na madrugada desta segunda-feira(24), e que teve morte encefálica decretada nesta quarta-feira(26).

Após a família aceitar a doação, a equipe da CIHDOTT- Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, do Hospital Vida & Saúde, começou uma verdadeira corrida contra o tempo. Todos os exames foram realizados e encaminhados para a Central de Transplantes. Após constatar que poderiam ser doados fígado, rins e o coração, duas equipes vieram de Porto Alegre para realizar a retirada dos órgãos. Dois aviões foram deslocados para o município, por volta das 21h 30min. Chegando em Santa Rosa, a equipe do Vida & Saúde já aguardava no Bloco Cirúrgico para assessorar nos procedimentos.

Às 00h 10min saiu o primeiro vôo levando o coração, para um  Hospital de Porto Alegre, onde uma equipe já aguardava para realizar o transplante. Depois, o outro médico realizou a retirada dos rins e do fígado que foram transportados para a capital por volta da 01h. Segundo um dos cirurgiões da equipe de POA, Juliano Martini que realizou a retirada dos órgãos, o ato de grandiosidade da família foi fundamental para salvar vidas, “Infelizmente a gente tem pouca doação de órgãos de jovens, precisamos aumentar esse número de doações que são perdidas. Os jovens não esperam que isso aconteça e não expressam em vida a vontade de doar, é preciso que eles conversem em casa e falem que desejam ser doadores”.

Delegado indicia vice-prefeito e 4 secretários de Bom Progresso

Efetivo com 290 trabalhou na Operação Babilônia
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Polícia Civil encaminhou na quinta-feira (27) à Justiça a primeira parte do inquérito da Operação Babilônia, que investiga crimes contra a administração pública na prefeitura de Bom Progresso, no Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o delegado Joeberth Pinto, quatro secretários e o vice-prefeito do município foram indiciados por seis crimes.

Os cinco integrantes da administração municipal podem ser condenados por concussão (exigir vantagem devido a função que ocupa), peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, crimes licitatórios e falsidade ideológica. “Agora estamos fazendo um relatório complementar e indiciando outros participantes”, disse o delegado, que espera indiciar cerca de 20 pessoas, entre empresários, prestadores de serviço e funcionários públicos.

Há 10 dias, a polícia prendeu 14 suspeitos de pertencer a um esquema, entre eles três secretários municipais. Eles são suspeitos de fazer compras superfaturadas de produtos em nome de pessoas que não solicitavam, nem precisavam dos produtos. No total, cerca de R$ 7 milhões teriam sido desviados do cofre do município. “O valor era dividido entre o fornecedor e aqueles que são responsáveis pela administração”, afirmou o delegado.

A reportagem tentou entrar em contato com o vice-prefeito, mas ele não retornou os telefonemas.

Brigada Militar e Lions Club promovem Rua do laser em Três de Maio

A imagem é ilustrativa
Será neste domingo dia 30 de setembro, a Rua do laser, evento promovido pela Brigada Militar e Lions Club de Três de Maio.

O evento, será desenvolvido na Av. Avai, próximo a Praça da Matriz, a partir das 14h, e contará com brinquedos inflável, distribuição de algodão doce, erva-mate, água quente e também passeio pelas ruas da cidade com o dindinho.

Toda a comunidade é convida a participar deste evento, que tem como apoiadores a Ervateira Terra Mate, Artefatos de Cimento Segato, CFC Mário Machado, Supermercado Cotrimaio, Oficina Mecânica Motorgirus, Oficina Trecar, Farmácia Medfar, Armazém Liquid, Mercado Rex, Tremotos e Rádio Colonial AM.

Após denúncia, Polícia Federal faz buscas na Prefeitura de Triunfo, RS

Policiais fazem buscas em Triunfo nesta sexta-feira
(Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
Policiais federais cumprem na manhã desta sexta-feira (28) mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Entre os alvos, estão três secretarias localizadas em endereços diferentes: Obras, Agricultura e de Viação, Transportes e Trânsito.

A investigação conduzida pela Procuradoria Regional Eleitoral no estado apura denúncia de troca de serviços prestados pela prefeitura por votos. O ponto de partida do inquérito são depoimentos de testemunhas ao Ministério Público local.

Por existirem indícios de participação do prefeito no suposto esquema, o caso foi remetido à Procuradoria de Prefeitos do MP, em Porto Alegre, de onde o processo seguiu para o procurador regional eleitoral Fábio Bento Alves. Segundo apurou o G1, isso aconteceu porque surgiram evidências de crime eleitoral no curso da investigação, o que motivou o pedido de busca e apreensão.

Procurado pelo G1, o procurador não quis se manifestar, alegando que a investigação é sigilosa. O site também entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura e aguarda o retorno ainda pela manhã.

Criminosos atacam agência bancária em Jaquirana, na serra gaúcha

Agência do Banco do Brasil de Jaquirana foi destruída com
a explosão na madrugada desta sexta
(Foto: Alex Sandro Macedo dos Santos / Leitor-Reporter)
O Banco do Brasil que fica no Centro de Jaquirana, na Serra, foi assaltado na madrugada desta sexta-feira. Bandidos usaram explosivos para chegar ao interior da agência. O local foi completamente destruído.

Os assaltantes chegaram a levar um morador como refém, mas a vítima foi liberada minutos depois na margem da rodovia que liga Jaquirana a São Francisco de Paula (ERS-110).

Conforme testemunhas, os cinco homens armados chegaram na cidade em dois carro — um vermelho e um preto — por volta da 1h. Durante o ataque, que durou cerca de 15 minutos, tiros foram disparados para o alto.

— Quando eles fugiram, obrigaram o refém a ficar com o corpo para fora do carro, na abertura do teto solar, e com os braços erguidos — contou o funcionário público Rodrigo Macedo, que presenciou a ação. — Estava no computador quando ouvi o barulho dos tiros. Foi um grande susto.

O refém, cuja identidade foi preservada pela polícia, não se feriu. Ele estava na rua em frente à agência com a mulher e com uma criança quando foi surpreendido pelos bandidos: os dois foram liberados e também não se feriram.

Ainda não há dados sobre o valor levado. Conforme informações preliminares, os bandidos conseguiram chegar ao cofre principal da agência. Um caixa eletrônico também foi destruído.

Cidade tem um policial por turno:

Com 4 mil habitantes, Jaquirana segue o padrão de outros municípios que sofreram ataque a banco neste ano. A Brigada Militar tem apenas um policial por turno na madrugada e a localização possibilita rotas variadas de fuga — a BR-285 (Vacaria-São José dos Ausentes) e a ERS-110 cortam a cidade.

A Brigada Militar da região faz buscas, mas, até o fim da madrugada, não havia pistas dos criminosos. O delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), também viajou para Jaquirana.

Este é o 19º arrombamento a banco com explosivos no Rio Grande do Sul em 2012.