24 setembro 2009

Prefeito e vice de Tuparendi são afastados pelo TRE

O prefeito de Tuparendi, no noroeste do Estado, Itálico Cielo (PDT), e o vice, Darci Diniz (PTB), foram afastados de seus cargos na noite desta quinta-feira, após terem o recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
A decisão manteve a sentença do juízo eleitoral da 42ª Zona, com sede em Santa Rosa, que cassou seus diplomas, em março deste ano, porque eles não teriam declarado gastos de campanha na prestação de contas.
A Corte determinou, ainda, a realização de novas eleições no município, em data a ser definida. Até a posse do novo prefeito caberá ao presidente da Câmara de Vereadores assumir a chefia do Executivo municipal.
Cielo alegou que não teve seu recurso julgado por apenas uma hora de atraso:
— Nós não tivemos julgamento. Nenhum prefeito pode ser cassado por um atraso — afirmou.
Sobre as acusações, Cielo disse ainda que está com a consciência tranqüila.
— Nós estamos muito tristes com a decisão, mas vamos entrar com novo recurso. Só quem perde com isso é a população de Tuparendi — completou.

Anderson Müller concede entrevista coletiva durante “Santa Rosa Mostra Gramado”

Representantes dos meios de comunicação da região participaram de uma coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira(24), no Centro Cívico Cultural. O ator Anderson Müller, que interpretou o personagem Abel na novela Caminho das Índias, fez sucesso entre o público que lhe esperava para fotos e autógrafos.
Anderson deu entrevistas para rádios da região e durante a coletiva falou sobre a importância de incentivar o cinema, “Temos que levar a cultura para todas as partes do país e do mundo. O Cinema Nacional está cada vez melhor e eventos como este, servem para divulgar esta arte que é produzida com qualidade no país”. Além dele, participaram da coletiva o Secretário de Cultura e Turismo, Ângelo Zeni, Cláudio Schmidt, Presidente da Câmara de Vereadores, Sávio Hermes, Presidente da Oscip da Cidade Interativa e o Prefeito Orlando Desconsi que mencionou o desafio que é realizar um evento como este, “A cultura nasce do seu estímulo e do incentivo e é isto que queremos com o “Santa Rosa Mostra Gramado”, estimular e incentivar a nossa comunidade a assistir e prestigiar a cultura nacional”.
O ator Miguel Ramos, também participou da coletiva, juntamente com o ator Evandro Elias e os assistentes de direção Pablo e Diego Muller. O ator Miguel Ramos, além de prestigiar o evento de Santa Rosa, também irá receber o kikito de melhor ator do curta-metragem “Invasão do Alegrete”, do festival de Gramado 2009. Como ele não pode comparecer no evento, receberá o prêmio, sábado, antes da exibição do filme, às 20h.

Bancários da região vão paralisar atividades por uma hora nesta sexta-feira

Conforme o Sindicato dos Bancários da Região, a paralisação será das dez às onze horas da manhã. Após, o atendimento será normal até às três horas da tarde. Os bancários da região voltam a se reunir em assembléia as sete horas da noite de amanhã na AABB de Três de Maio com o objetivo de decidir se vão entrar em greve ou não. A categoria reivindica reajuste salarial de 10%, participação nos lucros e resultados de três salários, mais R$ 3.850 para cada funcionário. O movimento de greve é nacional.

Cooperativa da Bahia buscaram junto a COTRIMAIO novas idéias

Diretores da COOPAF buscaram junto a COTRIMAIO novas idéias para colocar em prática no estado da Bahia.
No último dia 23, a COTRIMAIO recebeu a visita da diretoria executiva da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar - COOPAF da cidade do Morro do Chapéu do Estado da Bahia.
Os diretores foram recebidos pelo Diretor Presidente da Cotrimaio, Amilton José Dotto, que juntamente com o Gerente de Comunicação e Marketing, Silceu Roque Dalberto apresentaram a estrutura, o funcionamento da COTRIMAIO, bem como, as formas de comunicação realizadas com os associados.
Segundo o Diretor Presidente da COOPAF, Erico Sampaio Souza, a visita tem como objetivo, conhecer a realidade do trabalho das cooperativas no sul do país. Como o cooperativismo ainda não está bem divulgado no Nordeste, a COOPAF quer trocar experiências com cooperativas representativas do Sul, onde o cooperativismo já está bem avançado. “Como a COOPAF está atuando numa área grande na Bahia e no Nordeste, uma de nossas principais dificuldades, é a integração dos cooperados. Queremos saber como cooperativas maiores trabalham a fim de ficar em contato com os cooperados e atingir uma participação intensa dos mesmos. Nesse sentido, queremos conhecer a estrutura, a organização e a administração, além da forma de comunicação com cooperados das cooperativas no Sul. Também queremos conhecer os tipos de sistemas e softwares com os quais as entidades estão trabalhando na parte da administração dos associados e na parte financeira”, destacou Souza.

Justiça Eleitoral desaprova contas do PPS, PTB e PSB de Horizontina

Falta de abertura de conta bancária motivou as sentenças.
O juiz eleitoral da 120a Zona Eleitoral, Antônio Luis Pereira Rosa, rejeitou na última sexta-feira dia 18 de setembro, após período de análise, as contas de campanha dos comitês financeiros dos partidos PPS, PTB e PSB. Em todos os casos, o titular da JE local seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral pela respectiva desaprovação.
A falta de abertura de conta bancária específica de cada comitê, foi a justificativa de Pereira Rosa em ambas as sentenças. Invoca o magistrado, ementa publicada no Diário da Justiça em 5 de março de 2007, onde especifica que a falta de abertura de conta bancária, impossibilita verificar a regularidade das contas de campanha dos partidos.
Os partidos de Horizontina optaram em 2008, pela abertura de contas de seus candidatos a vereador e uma conta única do candidato a prefeito(majoritária). A exceção foi do PP, que não abriu a conta obrigatória em nome de Irineu Colato e o candidato a prefeito(prefeito eleito) teve as contas desaprovadas.
Destaca Pereira Rosa, que o TSE tem adotado orientação da necessidade de abertura das respectivas contas, como forma de garantir maior publicidade e controle do trânsito de recursos e gastos do período eleitoral. Tal inobservância legal pelo comitê partidário eleitoral, representa caso de desaprovação das contas, assinala.
Impõe-se aos candidatos e comitês a abertura de conta, para segundo o juiz, proceder-se o registro em sua integralidade do movimento financeiro da campanha, sob pena de violação ao artigo 22 da Lei 9.504/97, sendo caracterizada irregular e ensejando rejeição das contas, a arrecadação de recursos sem a emissão de recibos eleitorais.
Os partidos cujos comitês financeiros tiveram as contas desaprovadas não tem direito a receber verbas do fundo partidário durante determinado período. É diferente de quando as contas de determinado candidato são desaprovadas, como é o caso do atual prefeito Irineu Colato, pois neste caso pode ser declarada a inelegibilidade do mesmo, contestação de diploma e aplicação de multa. Em ambos os casos de desaprovação cabe recurso ao TRE.
As contas dos candidatos Marcos Schneider(Buda) do PPS segundo colocado do pleito e Adilson Abran do PDT na terceira colocação, ainda não foram apreciadas pela JE, mas ambos tiveram a conta própria aberta conforme a legislação.

Candidatos à presidência da Farsul fazem campanha em Rio Pardo

Nesta quarta-feira (23), os dois candidatos à presidência da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) — Carlos Sperotto, que busca o quinto mandato, e Armando Ross, ex-vice-presidente da entidade — estiveram em Rio Pardo apresentando as propostas da chapa e ouvindo sugestões dos associados ao Sindicato Rural local. A iniciativa se tornou um fato inédito na campanha: até então, a busca de votos de cada um tinha rumos totalmente inversos pelo interior.
Apesar de estarem na mesma cidade, os dois não se encontraram. As propostas de ambos são semelhantes em alguns assuntos — como oposição à reserva legal e os índices de produtividade de renda — mas apenas a Casa Rural foi pauta unânime.