05 dezembro 2011

Foragido do albergue de Santo Ângelo assusta moradores da região Celeiro

Everaldo Bueno / Foto: Divulgação
A Polícia Civil está divulgando a foto de um foragido do albergue prisional de Santo Ângelo. Segundo a polícia o foragido tem amedrontado moradores do interior dos municípios de Tenente Portela, Braga e Miraguaí.
Everaldo Bueno (Nego do Aparício), 41 anos, natural de Campo Novo, possui antecedentes por furto, roubo e tentativa de homicídio. Conforme a polícia a fotografia é recente, porém, testemunhas informaram que ele está com barbas e cabelos mais compridos.
Everaldo embrenhou-se em matagais no interior das localidades de Gamelinhas/Tenente Portela, Tigre/Miraguaí e Sítio Gabriel/Braga. Nesses locais comete inúmeros furtos em residências, procurando principalmente armas de fogo. A extensa área de vegetação, matas e de plantações favorecem o criminoso, que se coloca em pontos estratégicos onde percebe a aproximação de viaturas a longa distância. 
Qualquer informação do paradeiro do foragido deverá ser comunicada imediatamente para a polícia mais próxima. Telefones: 190 com Brigada Militar e 197 com a Polícia Civil.

Entre sorrisos e muitas emoções, um reencontro aguardado há 30 anos

Sérgio Carvalho pretende apresentar à irmã sua família, que mora em Giruá
Um abraço aguardado há 30 anos. A oportunidade de viver os laços que os unem emocionam dois irmãos afastados pelas desventuras do destino. Sergio Correa Carvalho e Eloísa da Silva Conceição, filhos de Miraci Carvalho, nasceram em Cruz Alta.
A família pobre morava nos fundos de uma pousada, onde Sérgio começou a trabalhar para ajudar no sustento da casa.
Ainda crianças, perderam sua mãe que morreu de cirrose. O único familiar que lhes restava era a tia Bernardina, com quem foram morar.
Foi necessário tocar suas vidas com autonomia e responsabilidades de adultos.
Cada um fez a sua vida. Sérgio casou com Landa, teve dois filhos, Edmilson e Elisandra, passou no concurso para vigia e foi trabalhar na ferroviária.
Depois de um tempo foi transferido para Giruá e teve que deixar sua irmã. Eloísa continuou a morar com Bernardina, que acabou registrando ela como sua filha. Teve um filho chamado João Luiz e uma filha, Rita de Cássia.
Quando a filha se casou, foi com ela para Goiânia. Foi assim, que a história dos irmãos foi interrompida por três décadas.
Eloisa construiu sua vida no centro-oeste, onde vive com a filha e a neta
Por meio da internet, eu, que sou filha de Sérgio acabei localizando Rita (minha madrinha), filha de Eloísa.
Há dois meses, o contato dos irmãos, por telefone. Nesta segunda-feira, a possibilidade do abraço, de ver nos olhos do outro a cumplicidade existente apenas entre irmãos.
Ansioso, Sérgio foi recepcionar a irmã, que chegou de Brasília, no aeroporto em Porto Alegre. Além da possibilidade de passar as festas de final de ano juntos, Sérgio pretende mostrar sua nova vida: funcionário aposentado da prefeitura e coordenador de um grupo de Alcoólicos Anônimos (A.A), mora na localidade de Passo da Pedra, em Giruá, onde cuida de uma granja.
Bem, histórias e emoções não irão faltar até chegar o novo ano, quando Eloísa retornará à Brasília.

Homem morre afogado em Porto Mauá

Por Deise Froelich
Enquanto tomava banho no balneário Reservado do Mauá, interior do município de Porto Mauá, no noroeste do Estado, um homem desapareceu nas águas do rio Santa Rosa, por volta das 14h deste domingo.
Após buscas, uma equipe dos Bombeiros de Santa Rosa localizou o corpo de Moisés Gilsani Aguiar, 31 anos, em torno das 18h, nas proximidades do local de onde havia desaparecido. De acordo com a Brigada Militar, Aguiar era natural de Tuparendi e morava na localidade de São José do Mauá, em Porto Mauá. A principal hipótese é de afogamento. A Polícia Civil investiga o caso.

Ivete Sangalo é internada

Segundo hospital, foi descartada possibilidade de meningite 
meningocócica do tipo C / Foto: Multishow, Divulgação
A cantora baiana Ivete Sangalo foi internada no Hospital Aliança, em Salvador. Ivete apresenta quadro de meningite e deu entrada na unidade de saúde na manhã de domingo.
A baiana está com meningite, mas seu caso não é grave e ela está em repouso. Segundo nota divulgada pelo hospital, foi afastado o diagnóstico de meningite meningocócica do tipo C.
"A paciente encontra-se em repouso em apartamento, em uso de medicações intravenosas, com quadro neurológico estável, lúcida, orientada e ativa", informou o hospital. Não há previsão de alta.

Homem é morto no centro de Tenente Portela

Na foto, o local onde aconteceu o crime
Um homicídio foi registrado na noite deste domingo, 4 de dezembro, no centro de Tenente Portela. Geferson Rodrigues de Paula, conhecido como “Monstrão”, 22 anos, foi morto com um tiro na região do tórax, por volta das 22h, na Avenida Redenção. Seu corpo foi encontrado próximo a uma escada que da acesso a apartamentos, em frente ao estabelecimento do Bauer.
Informações preliminares dão conta de que vítima estava “bebendo” na companhia de um homem que o executou a sangue frio.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foi acionado, mas a vítima já estava sem vida. 
A polícia faz buscas na tentativa de encontrar o criminoso. 

Carlos Lupi entrega o cargo de Ministro do Trabalho

Carlos Lupi entrega o cargo de Ministro do Trabalho 
Crédito: Antonio Cruz/ABr
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, apresentou seu pedido de exoneração do cargo à presidente Dilma Rousseff em reunião realizada neste domingo. Seu cargo estava sob forte pressão nas últimas semanas, após denúncias sobre um suposto esquema de favorecimento e cobrança de propinas no Ministério do Trabalho.
Ele alegou que as "perseguição política" e o "ódio das forças reacionárias" tornaram sua presença no cargo insustentável. Conforme nota oficial do ex-ministro, ele deixa a função para que não haja contaminação do resto do governo através de "denúncias sem provas s às quais não teve direito de defesa".
Além disso, foi noticiado o uso irregular, por parte de Lupi, de um jatinho alugado pelo empresário Adair Meira, durante viagem ao Maranhão. O empresário é responsável por organizações não governamentais que mantêm convênio com o Ministério do Trabalho.
Depois, a Câmara dos Deputados começou a analisar o acúmulo de funções por parte do ministro. Por quase cinco anos, ele teria ocupado dois cargos de assessor parlamentar em órgãos públicos – na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Lupi chegou a afirmar que não deixaria o cargo nem "a bala", mas acabou não resistindo à pressão. Até mesmo a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou a sua imediata remoção do cargo, por conta das revelações de conduta imprópria e enfrentamento da hierarquia de governo.

Técnica de cultivar morangos sem utilização de terra amplia produtividade da fruta no Estado

Sistema que substitui terra por água com nutrientes ganha espaço 
Foto: Luiz André Steffen / Divulgação
Cultivar morangos sem utilização de terra e com redução de até 80% no uso de defensivos é a nova realidade da produção da fruta.
Introduzida na Serra há cerca de uma década, a técnica semi-hidropônica avança em direção ao Vale do Caí, tradicional produtor da fruta.
O sistema ainda ocupa uma área pequena em relação ao total produzido, mas a tendência é que cada vez mais produtores migrem para esse tipo de plantio. O cultivo semi-hidropônico foi introduzido este ano, como teste, por 15 agricultores.
Os morangos não são cultivados na terra, mas dentro de sacolas com casca de arroz carbonizada e materiais orgânicos. Os nutrientes que a planta necessita são fornecidos por meio da água.

Quadrilha assalta posto de combustíveis e leva vigilante como refém em São Martinho

Por Deise Froelich
Quatro homens armados arrombaram e assaltaram um posto de combustíveis na madrugada deste domingo, em São Martinho, na região Celeiro. O crime aconteceu na rodovia São Martinho - Campo Novo (ERS-210).
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o bando entrou no prédio após arrombar uma janela nos fundos do posto. Em seguida, renderam o vigia e roubaram R$ 4mil, um notebook, além de cheques de clientes ainda sem valor calculado.
Os criminosos fugiram em um Gol, levando o vigia do posto como refém. O funcionário acabou libertado em Palmeira das Missões, onde acionou a polícia.