08 outubro 2012

Acidente na BR-287 mata promotor de Justiça em Jaguari, RS

Acidente na BR-287 matou promotor de Santiago
(Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação)
Um acidente na manhã desta segunda-feira (8) matou um homem de 33 anos no quilômetro 367 da BR-287, em Jaguari, na Região Central do Rio Grande do Sul. Por volta das 11h, o condutor de um Honda Civic com placas de Santiago perdeu o controle do veículo em um trecho com muitas curvas, saiu da pista e bateu em duas árvores, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

A vítima, Rafael Azeredo, era promotor de Justiça em Santiago. Ele ficou preso às ferragens e foi socorrido no local pelos Bombeiros, pelo Samu e pela PRF e conduzido ao Hospital de Caridade de Santiago em estado grave. A morte foi confirmada às 15h.

Com prefeito eleito, Pinto Bandeira agora busca lugar para Câmara no RS

João Pizzio (centro), foi eleito prefeito ao lado do vice, Loris
Franceschini (Foto: Jonas Ramos/Agência RBS)
A partir de 1º de janeiro de 2013, o Rio Grande do Sul passará a ter 497 prefeitos. Pinto Bandeira, na Serra, é o mais novo município do estado. Após quase duas décadas de disputa pela emancipação, a cidade conseguiu eleger um prefeito pela segunda vez. João Pizzio (PDT) foi candidato único e recebeu 73,61% dos votos válidos entre os pouco mais de 2,2 mil eleitores. A nova cidade, antes distrito de Bento Gonçalves, tem cerca de 2,5 mil habitantes.

Pinto Bandeira chegou a ter eleição em 2000. Severino Pavan (PDT) venceu, mas não conseguiu terminar o mandato. Ele assumiu em janeiro de 2001, mas seis meses depois o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar determinando o retorno à condição de distrito. Autoridades locais ainda buscaram a reversão da decisão, mas Pinto Bandeira voltou oficialmante a ser distrito em 2004.

O novo prefeito agora espera que as brigas políticas cessem e que o município possa avançar. Pizzio, 39 anos, é advogado, foi militar por 15 anos e nunca havia concorrido a um cargo político. Segundo ele, o primeiro passo para que a cidade possa avançar foi dado antes mesmo da votação, quando os partidos se uniram e o colocaram como candidato único para a prefeitura. Apenas o PT ficou fora da coligação, mas não lançou opositor.

"A ideia central da candidatura única foi essa. Concentrar energias na defesa do munícipio e não em disputas locais. A ideia foi aprovada pelas população, pois tive mais de 73% dos votos. Isso me deixa extremamente feliz. Encaramos como mais uma etapa na busca de um objetivo traçado há 4 anos da nova emancipação. Eu era candidato único, mas a cidade tem uma historia de divisões politicas, ficou acima da minha expectativa. Mostra quanto o povo acredita, aposta e quer esse recomeço", disse ao G1.

Cidade ainda não tem local para a Câmara de Vereadores:
Uma das tarefas no município antes mesmo da posse dos eleitos é escolher um local para a Câmara de Vereadores. Se a antiga prefeitura seguia sendo utilizada por uma das subprefeituras de Bento Gonçalves, a antiga Câmara estava desativada. O prédio da igreja, um antigo convento, foi usado em 2000 para abrigar os vereadores, mas ficou fechado desde então. A tendência é que o local seja novamente usado, mas ainda não há uma definição.

Casali se reelege com 29 votos a mais do que Copatti

Prefeito Casali continua no comando por mais 4 anos
O prefeito Olívio Casali se reelegeu com 50,09% dos votos para o seu quarto mandato na prefeitura de Três de Maio. Casali fez 8.104 votos contra 8.075 do ex-prefeito Altair Copatti. Foram 16.179 (96,89%) votos válidos, 237 (1,42%) em branco e 282 nulos 1,69%. 15,56% do total de 19.774 eleitores não compareceram às urnas.

Confira a nova composição da Câmara de Vereadores de Três de Maio

Lilico Mella do PPS foi o mais votado, 
e também  o mais votado da história
A partir de 1º de janeiro de 2013, a Câmara de Vereadores de Três de Maio contará com 11 vereadores em sua composição.

Confira os eleitos: pela coligação Três de Maio no Rumo Certo, Mauri Mella (o Lilico) do PPS com  1.080 votos (6,67%), Cleito dos Santos (o Cisquinho) do PP com  1.065 votos (6,57%), Alexandre Classmann do PTB com 916 votos (5,65%), Mario Gonchorowski do PP com 789 votos  (4,87%), Jorge Leite de Oliveira (O Jorginho) do PP com 679 votos (4,19%) e Luiz José Lena (o Professor Lena) do PP com 558 votos (3,44%).

A coligação Aliança por Três de Maio, elegeu, Orlando Maier (o Orlandinho) do PT com 891 votos (5,50%), Lírio Roque da Rosa ( o Negrão) do PMDB com 650 votos  (4,01%), Prof. Flávio Pagel do PMDB com 580 votos (3,58%), Professor Cesar Fontoura do  PT com 552 votos (3,41%) e Ivo Novotny do PMDB com 524 votos (3,23%).

O atual prefeito Olívio Casali da coligação Três de Maio no Rumo Certo, foi reeleito com uma diferença de 29 votos para Altair Copatti da Aliança por Três de Maio.