06 abril 2011

Missa de 30º dia homenageia pessoas que morreram na tragédia em Santa Catarina

Das 29 pessoas que morreram, 22 eram
da comunidade de Linha Salto
A comunidade de linha Salto, interior de Santo Cristo, se reuniu na noite de ontem para celebrar a missa de 30 dias da tragédia na BR 282, em Santa Catarina. Das 29 pessoas que morreram, 22 eram daquela localidade.
A Capela Sagrado Coração de Jesus ficou lotada. Vestidos de branco, os moradores pediam paz no trânsito. O coral Santa Cecília apresentou canções com mensagens de conforto.
Os fieis rezavam pelos amigos e familiares que morreram e pediam forças para superar esse momento difícil.
- A Igreja está aberta para a comunidade vir e se apoiar, encontrar Deus – afirmou o padre Décio Walker.
Por ser tudo ainda muito recente, as pessoas se emocionavam durante a missa. Abraços e lágrimas de quem perdeu familiares na tragedia integravam o cenário.
A naturopata Dirce Kraemer Diel convive com a saudade do irmão.
- Tem que superar, se meu irmão estivesse aqui ele diria: vamos recomeçar – comenta Dirce.
Durante a missa foi lida uma carta enviada pela Paróquia de São Miguel do Oeste, no Paraná, destino que os viajantes pretendiam chegar no dia do acidente. A carta trazia votos de força para a comunidade. O industriário Alceu José Riffel perdeu entre parentes e amigos, seis pessoas. Para ele, a união da comunidade é fundamental.
- A comunidade se apóia e isso nos dá força. Os vizinhos ajudam uns aos outros – disse o industriário.
No encerramento, filhos, irmãos, pais e amigos prestaram homenagens aos familiares que morreram.

Intensificadas as ações de combate à dengue em Santa Rosa

São 12 casos confirmados em SR
Doze casos de dengue estão confirmados, em Santa Rosa, segundo a Fundação Municipal da Saúde. Para evitar que esse número aumente ainda mais, os trabalhos da Fundação da Saúde, estão sendo intensificados.
Vinte e cinco agentes estão nas ruas da cidade, e na manhã desta quarta-feira(06), a presidente da Fundação, Karina Kucharski, chamou mais dois agentes para reforçar o grupo, “Estamos trabalhando muito para evitar que esse número aumente, mas aproveitamos para pedir a colaboração da comunidade”, ressaltou Karina.
Para auxiliar nos trabalhos nesta tarde a Fundação e a Defesa Civil vão pedir ajuda do Exército. Hoje, Santa Rosa tem 56 casos suspeitos de dengue. A Prefeitura alerta para os cuidados, e solicita que todos os moradores colaborem cuidando com o lixo nos pátios e com a água parada.

Produtores da região participam de curso através do Departamento da Agricultura Familiar da Cotrimaio

Mais um encontro da Agricultura Familiar
No último dia 05 de abril, o Departamento da Agricultura Familiar – DAF da COTRIMAIO promoveu no auditório da cooperativa, mais um encontro do curso de Gestão Rural – nível básico, composto pelas entidades dos municípios – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Funcap, Sicredi, Emater-RS/Ascar, Prefeitura Municipal, Igrejas (IECLB e Católica), MDA, Unitec, Certhil e Setrem e dispõem de um técnico em agropecuária exclusivo para atender os produtores inseridos no programa.
O evento contou com a participação de associados da COTRIMAIO, integrados no Programa Merenda Escolar. Segundo o coordenador do DAF, Silceu Dalberto, a proposta da COTRIMAIO é proporcionar cursos profissionalizantes nas áreas a serem desenvolvidas pelos produtores com o objetivo de prepará-los para buscarem aumento de produtividade. ‘A meta é abastecer as escolas estaduais e municipais, além dos supermercados locais e regionais, obtendo 100% do consumo da merenda adquirida através de seus associados. É mais uma conquista da agricultura familiar que fortalecerá o desenvolvimento rural sustentável e promoverá a melhoria da qualidade da alimentação nas escolas. As crianças terão alimentos mais saudáveis, oriundos da própria região, e o município vai economizar, pois fará a compra local e os agricultores aumentarão sua renda’, afirmou Dalberto.
Trata-se de uma grandiosa conquista, tanto para as crianças, que terão acesso a alimentos de qualidade, quanto para os produtores, que recebem um considerável estímulo para avançar na prática, pois a lei determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja adquirida diretamente de agricultores familiares ou de suas organizações, desde que possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) física ou jurídica.
O DAF, desenvolvido pela COTRIMAIO, pioneiro do gênero na região, propõe-se capacitar produtores da agricultura familiar, visando a administração de propriedades em economia familiar e a qualificação do segmento para fornecerem a merenda escolar, além de garantir produtos de qualidade, e viabilizar a produção – fixando as famílias no campo.
Conforme o associado, Dilomar Desconzi, de Esquina Londeiro, município de Dr. Maurício Cardoso, participante do curso, a oportunidade que a Cotrimaio oferece aos associados é ímpar, pois abre bastante à visão que o produtor tem sobre o negócio e o futuro da propriedade. ‘Eu tenho uma agroindústria de polpa de frutas e também frutas in naturas que vendemos muito bem na região. O instrutor de hoje, nos fez refletir sobre alguns pontos muito importantes, onde abordou muito bem detalhes simples, mas que fazem toda a diferença – é preciso gostar do que faz e ter conhecimento, pois hoje somente fica na agricultura quem tem conhecimento e para crescer na atividade agrícola, é preciso ter planejamento da atividade e fazer muitos cálculos para sabermos se a atividade está produzindo lucro, ou se precisamos fazer diferente’, destaca Desconzi.

Tarso Genro recebe pecuaristas para discutir produção de carne no RS

Projeto tem como objetivo ampliar a 
exportação da pecuária gaúcha
Mais de 50 representantes dos setores da produção, industrialização e comercialização de carnes do Rio Grande do Sul reuniram-se, nesta terça-feira (05), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, para discutir a implementação do Programa Melhor Carne do Mundo. O projeto, que está sendo elaborado pelo Governo do Estado, tem como objetivo ampliar a exportação da pecuária gaúcha aumentando a qualidade da produção. Durante o encontro foram discutidas questões como genética, sanidade, tecnologia, rastreabilidade, entre outros.
Uma das propostas levantadas foi a criação do Instituto Gaúcho de Carne que teria como foco integrar a cadeia produtiva e executar ações estratégicas para promover a carne do RS. "Nós tempos carne de qualidade e é isso que queremos valorizar por meio do Instituto de Carne Gaúcho", ressaltou o secretário de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. O tema também está sendo discutido no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Tarso Genro destacou que já existem nichos de produção que podem servir de modelo para as regiões do Estado. "Estamos iniciando uma jornada positiva. Quando colocamos no nosso programa de Governo o projeto de Melhor Carne do Mundo, era pra valer. Vamos trabalhar para consolidar esse programa." Apesar de ser um exportador do produto, atualmente o Rio Grande do Sul importa carne de alta qualidade da Argentina e do Uruguai.

Safra de grãos deve ser recorde no Rio Grande do Sul, diz Conab

Para a soja, previsão é de colheita de 10,6 
milhões de toneladas
Foto:Diego Vara, BD 09/12/2010
O Rio Grande do Sul deve colher um total de 27,4 milhões de toneladas de grãos, o que vai significar uma safra histórica para o Estado. Os dados, divulgados nesta quarta-feira  pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), consideram também as culturas de inverno, colhidas no fim do ano passado. Os números são 8% superior ao registrado no período anterior.
Para o arroz, a estimativa de crescimento da produção é de 20%, chegando a 8,8 milhões de toneladas. No milho, houve uma pequena redução de área, mas a produtividade recorde de quase 5 mil quilos por hectare deve garantir uma colheita de 5,4 milhões de toneladas. Já a soja, a previsão é de uma colheita de 10,6 milhões de toneladas.
Para o gerente de Desenvolvimento da Superintendência da Conab no Estado, Ernesto Irgang, os efeitos do La Niña não atingiram as principais regiões produtoras. Ele também salienta o uso de tecnologia pelos produtores e a antecipação de plantio.
— O produtor está utilizando sementes de alta tecnologia no milho e na soja. E no arroz, onde houve condições de plantio antecipado, concentrado no período de 15 de outubro e 15 de novembro. As condições de clima deram suporte a uma boa produção — avalia.
Segundo o dirigente da Conab, devido a esta antecipação, o próximo levantamento, que será divulgado em maio, deve trazer dados mais concretos sobre os números da safra gaúcha de grãos. No Brasil, a previsão é de recorde de 157,4 milhões de toneladas, o que representa aumento de 5,5% em relação à safra passada.

Vereador Orlando apresenta projeto da Ficha Limpa Municipal

Orlandinho justificou seu projeto 
fazendo uso da Tribuna
O Projeto de Lei número 05/2011, que foi apresentado na sessão ordinária de segunda-feira, dia 4 abril, pelo vereador Orlando Maier (PT) pretende disciplinar as nomeações em cargos de comissão feitas pelos Poderes Executivo e Legislativo de Três de Maio. A matéria foi lida em plenário e encaminhada para análise das comissões competentes, o que deve ocorrer ainda durante este mês.  A proposta veda a contratação de comissionados que tenham contra sua pessoa representação julgadas procedentes pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, desde a decisão até o transcurso do prazo de oito anos.
A Lei Municipal também prevê que sejam barrados os indicados para cargos de confiança, os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, patrimônio público e privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência e contra meio ambiente e a saúde pública.
O projeto abrange, ainda, os casos eleitorais, para os quais a Lei comine pena privativa de liberdade e de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública. São, igualmente, objetos da vedação, os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; crimes praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando e os que forem declarados indignos do oficialato, ou com ele incompatíveis, pelo prazo de oito anos.

Ingressos permanentes para a 12ª Expofeira começam a ser vendidos nesta quarta-feira

Inicia hoje a comercialização dos ingressos permanentes para a 12ª Expofeira do Agronegócio ao valor de R$20,00. Este preço será válido para quem comprar o passaporte até o dia 20 de Abril. Após está data o valor sobe para R$25,00. Quem comprar o ingresso permanente terá direito a ir todos os nove dias na feira, podendo sair e retornar quantas vezes quiser. O ingresso permanente é pessoal e intransferível. Já o cartão permanente para o estacionamento de veículos será comercializado ao valor de R$10,00. As oito recepcionistas irão visitar o comércio vendendo os ingressos permanentes. A expectativa é de comercializar no mínimo três mil ingressos permanentes. Segundo o presidente da feira ILDO CORSO, quem adquirir o ingresso permanente irá economizar cerca de 50% em comparação ao valor do ingresso que será cobrado separadamente.
A XII Expofeira do Agronegócio, será realizada de 30 de abril a 08 de maio de 2011, no Parque de Exposição Germano Dockhorn de Três de Maio.

SETREM promove curso de extensão em Gestão Escolar à profissionais da região

Realizou-se ainda as primeiras oficinas
do Módulo II à turma de 2010
Com objetivo de contribuir para formação de lideranças comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática na escola pública, focada no sucesso escolar dos alunos, realizou-se no último sábado, dia 02, a primeira etapa do Curso de Gestão Escolar, promovido pelo departamento de extensão da SETREM.
De acordo com Valsenio Gaelzer, coordenador do departamento de extensão, a proposta deste vem ao encontro dos anseios e necessidades dos gestores da região na busca por elementos que possam qualificar o seu trabalho junto às comunidades em que atuam e assim analisar e refletir sobre a sua prática na busca por excelência educacional.
Pela manhã, a atividade, realizada no auditório do Campus, foi ministrada pelo coordenador que abordou a temática ‘Contextualização da Educação e Ética no Cotidiano Escolar’ evidenciando os valores de convivência e a valorização do ser humano. À tarde, a professora Carmelí M. Escher da Costa explanou sobre ‘Gestão e Liderança’. Também foram cumpridas ações de integração, a fim de estabelecer relações de confiança no grupo.
Realizou-se ainda as primeiras oficinas do Módulo II à turma de 2010. Neste buscou-se compreensão da formação continuada como espaço de reflexão, troca de experiências e fomento à pesquisa. “Quer-se alternativas à qualificação do processo educativo nas instituições de ensino e o fortalecimento pessoal e profissional dos gestores perante a multiplicidade de competências necessárias ao exercício de sua função, paralela à dinâmica constante das situações que impõe novos desdobramentos e novos desafios”, destacou Valsenio.
Pela manhã a professora Carmelí M. Escher da Costa falou sobre o tema ‘Gestão de Pessoas: reconhecer a importância do capital humano para atingir os objetivos da escola’. À tarde, Adriane R. Spohr Waechter, tratou sobre a ‘Articulação da Gestão Pedagógica da Escola com as Políticas Públicas da Educação’. Participaram ao todo mais de 50 profissionais da educação da região.

Santo Augusto decretou situação de emergência em função do granizo

Granizo em Santo Augusto
A prefeitura de Santo Augusto decretou no final desta tarde situação de emergência. O município foi um dos mais atingidos pelo granizo, que caiu por volta das seis horas de hoje e durou cerca de 15 minutos.
De acordo com a prefeitura, cerca de 700 casas foram atingidas e algumas tiveram os telhados totalmente destruídos.
A Secretaria de Ação Social está contabilizando os estragos e cadastrando as famílias para providenciar telhas, forros e agasalhos que foram molhados.
As lavouras de soja não colhidas foram atingidas pelo granizo.
A Defesa Civil de Santo Ângelo foi acionada pelo Poder Público e, nesta tarde, enviou representantes para Santo Augusto para conferir os estragos e a possibilidade de decretar situação de emergência.
Chiapetta, Alegria e Santo Ângelo também tiveram chuva de granizo.

Pilates atrai cada vez mais o público masculino

Homens buscam o pilates com o objetivo
de fortalecer a musculatura, prevenir lesões
e ajudar na prática de outros esportes
Foto:Hermes Bezerra / Agencia RB
O pilates, desenvolvido por Joseh Pilates há 90 anos, chegou ao Brasil cativando um extenso público, principalmente o feminino. Contudo, atualmente, os homens já representam a metade do público interessado na técnica e estão cada vez mais presentes nas aulas com o objetivo de fortalecer a musculatura, prevenir lesões e ajudar na prática de outros esportes.
Para o coordenador técnico e fisioterapeuta da Metacorpus Studio Pilates, Rodrigo Nascimento, o tabu inicial de exercício para mulheres está mudando.
— Com certeza houve um aumento da procura do Pilates, principalmente pelos homens na faixa dos 30 anos em diante — revela.
Para ele, é preciso acabar com este estigma de que a atividade seria voltada para mulheres e idosos. Curiosamente, logo que foi criado, o pilates era praticado apenas por homens, por isso, Rodrigo afirma que o pilates pode ser utilizado para exercícios tipicamente masculinos e ajuda a enrijecer músculos, objetivo maior deste público.
— Ficou um conceito de que Pilates não gera hipertrofia e que a musculação traria muito mais músculos, mas na verdade isto não depende da mola ou dos aparelhos e, sim, da forma certa de trabalhar para alcançar esse objetivo com o método. Na musculação o indivíduo pode comparecer até sete vezes na semana e alternar os segmentos do corpo, já o pilates geralmente as pessoas só fazem duas vezes por semana. Se houver adequação, os resultados podem ser otimizados — enfatiza.
Para otimizar as aulas masculinas, os exercícios devem visar mais o quadrante superior e atividades que desafiam a força e a resistência muscular. E os exercícios realizados não diferem do repertório já existente, mas contam com mudanças de alavancas e de amplitude que intensificam bastante o trabalho.
Aos praticantes de esportes, os benefícios do pilates são trabalhos para gerar o chamado "equilíbrio muscular".
— Os trabalhos específicos podem acabar gerando lesões por esforço repetitivo e as famosas tendinites, logo é necessário um complemento — argumenta o fisioterapeuta.
Rodrigo afirma que o pilates é positivo para todos os esportes, como natação, vôlei, futebol, pois estas atividades necessitam de alongamento, mobilização e força abdominal, pois melhora o que ele e outros especialistas da área chamam de "consciência corporal".
Em Três de Maio, Studio Pilates está localizado na Av.Uruguai, 440, fone: (55) 9904-1444.

Em Brasília, produtores rurais pedem urgência na aprovação do novo Código Florestal

Agropecuaristas tomaram gramado da
Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Foto:Valter Campanato,ABR / Agência Brasil
À mercê das intempéries do Cerrado, cerca de 24 mil produtores rurais tomaram os gramados da Esplanada dos Ministérios na terça-feira para exigir que os deputados federais votem com urgência o novo Código Florestal, em discussão desde 2010. Pressionado, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT), se comprometeu a colocar o projeto em pauta até o final do mês, mesmo sem acordo.
Aflitos com a morosidade dos parlamentares, ruralistas de 18 Estados e do Distrito Federal — coordenados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil — passaram o dia ora sob uma forte chuva, ora debaixo de um sol escaldante, mobilizados pela aprovação das novas regras. Ao som do Hino Nacional interpretado em berrantes, os agricultores deflagraram a manifestação diante do parlamento.
Após uma missa campal, parlamentares da bancada ruralista se revezaram no microfone de um palanque improvisado para defender o texto apresentado pelo relator da proposta, o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). Em rápida passagem pelo ato, o parlamentar foi aclamado pelos produtores rurais.
A primeira versão do projeto de Aldo, aprovada em 2010 em comissão especial da Câmara, foi alvejada por ambientalistas, comunidade científica e setor rural. Para evitar conflitos, a Câmara abriu novos debates.
— Pretendo entregar as modificações no projeto até o final da semana. Mais de 90% do relatório tem condições de ser consensual — afirmou Aldo.

Indústria Jardinox adere patrocínio âncora da XII Expofeira de Três de Maio

A Expofeira acontece de 30 de abril
a 08 de maio de 2011
Coordenados por Nírio Metzka e Nelsis Turra, estiveram reunidos no final da tarde desta terça-feira, 05, os integrantes do Comitê de Governança da XII Expofeira do Agronegócio.
Com a proximidade da feira que acontece de 30 de abril a 08 de maio do corrente ano, diversos assuntos foram tratados, principalmente inerentes a organização e a visualização do Parque Germano Dockhorn, que a cada edição da feira recebe melhorias e inovações.
Nesta reunião, o Presidente da XII Expofeira, o empresário Ildo Corso, anunciou a adesão da Indústria três-maiense Jardinox como patrocinadora âncora da feira. Corso, acompanhado do Presidente da ACI, Luiz Augusto Manjabosco, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira com o empresário e empreendedor Inácio Sturmer, quando concretizaram o patrocínio.
No dia 13 de abril, será feito o lançamento oficial da feira para a imprensa local e regional.
Conheça a Jardinox: http://www.jardinox.com.br/