06 abril 2011

SETREM promove curso de extensão em Gestão Escolar à profissionais da região

Realizou-se ainda as primeiras oficinas
do Módulo II à turma de 2010
Com objetivo de contribuir para formação de lideranças comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática na escola pública, focada no sucesso escolar dos alunos, realizou-se no último sábado, dia 02, a primeira etapa do Curso de Gestão Escolar, promovido pelo departamento de extensão da SETREM.
De acordo com Valsenio Gaelzer, coordenador do departamento de extensão, a proposta deste vem ao encontro dos anseios e necessidades dos gestores da região na busca por elementos que possam qualificar o seu trabalho junto às comunidades em que atuam e assim analisar e refletir sobre a sua prática na busca por excelência educacional.
Pela manhã, a atividade, realizada no auditório do Campus, foi ministrada pelo coordenador que abordou a temática ‘Contextualização da Educação e Ética no Cotidiano Escolar’ evidenciando os valores de convivência e a valorização do ser humano. À tarde, a professora Carmelí M. Escher da Costa explanou sobre ‘Gestão e Liderança’. Também foram cumpridas ações de integração, a fim de estabelecer relações de confiança no grupo.
Realizou-se ainda as primeiras oficinas do Módulo II à turma de 2010. Neste buscou-se compreensão da formação continuada como espaço de reflexão, troca de experiências e fomento à pesquisa. “Quer-se alternativas à qualificação do processo educativo nas instituições de ensino e o fortalecimento pessoal e profissional dos gestores perante a multiplicidade de competências necessárias ao exercício de sua função, paralela à dinâmica constante das situações que impõe novos desdobramentos e novos desafios”, destacou Valsenio.
Pela manhã a professora Carmelí M. Escher da Costa falou sobre o tema ‘Gestão de Pessoas: reconhecer a importância do capital humano para atingir os objetivos da escola’. À tarde, Adriane R. Spohr Waechter, tratou sobre a ‘Articulação da Gestão Pedagógica da Escola com as Políticas Públicas da Educação’. Participaram ao todo mais de 50 profissionais da educação da região.