03 fevereiro 2011

Jogando para o gasto, Inter faz 3 a 1 no Juventude

Jogando para o gasto, Inter faz 3 a 1 no 
Juventude 
Não foi a estreia ideal que o torcedor colorado queria ver do time que irá começar a buscar o tri da América daqui a menos de duas semanas. Mas a vitória veio. Sem brilho, o Inter venceu o Juventude por 3 a 1 nesta quinta-feira, no estádio Beira-Rio, em jogo válido pela 6ª rodada da Taça Piratini. 
Apesar da vitória, o Inter permanece na segunda posição da Chave 1, agora com 11 pontos, atrás do Caxias, que tem 12. O Juventude continua liderando o Grupo 2, com 12 pontos. O grupo principal do Inter segue a preparação para a Libertadores no próximo domingo, quando o Inter encara o Veranópolis no estádio Antônio David Farina. O time da Serra recebe o Novo Hamburgo no Alfredo Jaconi.

Governo anuncia remédios de graça para hipertensão e diabete

Governo anuncia remédios de graça para 
hipertensão e diabete 
O programa Aqui Tem Farmácia Popular vai oferecer medicamentos contra hipertensão e diabete de graça. Atualmente, o governo paga 90% do valor desses medicamentos e o cidadão tinha de arcar com o restante. A medida anunciada nesta quinta-feira pelo governo. As 15 mil farmácias e drogarias privadas conveniadas ao programa têm até o dia 14 de fevereiro para se adaptar à medida. Qualquer brasileiro pode ter acesso aos medicamentos desde que apresente um documento com foto, o CPF e a receita médica.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos devem ser beneficiados com a medida. O titular da pasta, Alexandre Padilha, disse que a oferta gratuita desses remédios só foi possível graças a um acordo negociado entre o governo e o setor farmacêutico.
O programa oferece ainda remédios subsidiados para mais cinco doenças: asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. No total, são 24 tipos de medicamentos.
SUS
Em seu discurso durante o evento de lançamento, a presidente Dilma Rousseff admitiu que o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma estrutura ainda incompleta e que tem falhas. Apesar da crítica, Dilma afirmou que o SUS é uma conquista "inestimável" da democracia brasileira. 
"Eu acredito que o SUS é uma estrutura ainda incompleta, com falhas, que nós temos obrigações de sanar, até porque, apesar das suas limitações, é uma conquista inestimável da democracia brasileira, sistema solidário e universal fruto da Constituinte", discursou, sendo interrompida por aplausos.

Corsan pode perder concessão do abastecimento de água em Três de Maio

O valor da tarifa será definido no
Plano Municipal de Saneamento
Básico que deverá ser concluído,
obrigatoriamente, até 2014
Contrato com a Corsan ainda não foi renovado, e a administração municipal já pensa em repassar o tratamento e distribuição de água para uma empresa privada.
Conforme o secretário de Planejamento, Ernani Rehn, uma comitiva liderada pelo prefeito Olívio Casali esteve na semana passada em Paranaguá, litoral do Estado do Paraná, para conhecer como é o serviço prestado pela empresa naquele município. Rehn disse que se o contrato com a Corsan não for renovado será preciso fazer licitação para escolha da nova empresa. Ele revelou que a CAB Ambiental já demonstrou interesse em assumir a concessão de água e esgoto em Três de Maio. 
A empresa atua em várias cidades brasileiras e se ganhar a concessão a empresa garantiria não somente o abastecimento de água da cidade, como ocorre hoje com a Corsan, mas, também, das localizadas da zona rural do município. O medo de muitos consumidores três-maienses é que a privatização do abastecimento de água torne a tarifa de água mais cara em Três de Maio. 
O secretário Ernani Rehn diz que o valor da tarifa será definido no Plano Municipal de Saneamento Básico que deverá ser concluído, obrigatoriamente, até 2014.

Vice-presidente da COTRIMAIO visita governador do estado

Governador Tarso Genro, recebe o
Vice-presidente da Cotrimaio
No último dia 1º, o vice-presidente da COTRIMAIO, Sr. Antonio Wünsch, esteve visitando o Governador do Estado no Palácio Piratini. Na oportunidade o Governador Sr. Tarso Genro, saudou a COTRIMAIO pelos seus 43 anos de pujança e vitalidade, levando o progresso para seus milhares de associados e sua região.

Valdemar Fonseca será o novo Secretário da Saúde de Três de Maio

Fonseca ocupa um cargo na
Coordenadoria Regional do
PMDB
- Novo secretário da Saúde de Três de Maio quer ouvir a população.
Valdemar Fonseca, que é o atual Coordenador Regional da Saúde, pretende realizar encontros nos bairros e comunidades do interior para receber sugestões e críticas dos moradores. Ele vai assumir o cargo no próximo dia 14. Conforme Valdemar Fonseca, o prefeito Olívio Casali pediu a ele que melhore cada vez o atendimento a população: "O prefeito me disse que em outras áreas, como Indústria e Comércio, o município está obtendo resultados muito positivos. O prefeito quer que a Saúde acompanhe esse ritmo de conquistas e avanços da administração municipal toda", revelou.
Uma entrevista com o novo secretário será levada ao ar na Rádio Colonial sábado durante o programa Na Ponta do Lápis, apresentado por Marcelo Holz. O programa inicia às 10h.
A atual secretária, Senir Lorentz vai permanecer vinculada ao município em um cargo técnico de planejamento das ações da área.
Fonseca será o terceiro secretário da Saúde da atual administração. O governo municipal começou com o professor de Enfermagem, Rafael Soder, que deixou o cargo após ser aprovado em Concurso Público no Estado de Santa Catarina.
"Segundo o Presidente do PMDB de Três de Maio Alceu Stein, que retorna de viagem de férias no dia de hoje, a direção local do partido deverá se reunir nesta sexta-feira, para debater o assunto, visto que a sigla integra a oposição no município, e nem mesmo foram consultados quanto ao Tesoureiro Regional do partido assumir um cargo de secretário na Administração Municipal de Três de Maio."

MEC oferece formação aos Dirigentes Municipais de Educação

Sec. da Educação Adriane Waechter
Até o dia 15 de fevereiro de 2011,  encontram-se abertas as inscrições para o Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), parceria do Ministério da Educação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), que visa fortalecer e apoiar os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais.
Conforme Adriane Waechter, dirigente municipal de educação do município de São José do Inhacorá e membro do Conselho Nacional de Representantes da UNDIME/RS, “ o intuito do programa é contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).”
O PRADIME está estruturado em duas modalidades: encontros presenciais e curso a distância. A primeira, presencial, propiciará o encontro dos dirigentes municipais com representantes do MEC/FNDE e da UNDIME, dentre outros, onde serão discutidos diversos programas e temas relacionados à política educacional.
A segunda parte, é o curso a distância que se caracteriza como um espaço virtual de aperfeiçoamento e formação dos dirigentes municipais de educação em nível de extensão.
Os dirigentes municipais interessados na formação deverão efetivar sua inscrição no site  www.ufsm.br/pradime e optar pelos Pólos de Atividades Presenciais: Pólo de Educação Superior de Constantina, RS; Pólo Educacional Botucaraí (Tio Hugo, RS); Pólo de Três de Maio, RS; Pólo de Sapucaia do Sul, RS; Pólo de Sant’Ana do Livramento, RS; Pólo de São Lourenço do Sul, RS.
Maiores informações serão oferecidas aos cursistas na aula inaugural que acontecerá no dia 2 de março de 2011 na Universidade Federal de Santa Maria.

Celular salva vida de homem baleado em São Gabriel

Marca do tiro no telefone móvel só foi 
percebida por um policial
Um celular carregado no bolso esquerdo da camisa salvou a vida de Roberto Luiz Cardoso, 36 anos, no início da manhã de quarta-feira, em São Gabriel. Ele estava em casa, quando um homem entrou no local e atirou. Cardoso foi atingido por dois tiros na perna direita. O terceiro disparo, feito em direção ao peito, parou no telefone.
A vítima contou à polícia que, no momento do disparo, chegou a pensar que havia sido atingido no coração. A mulher de Cardoso, a costureira Sirlei Alves Bento, 40 anos, estava na cozinha da residência no momento da tentativa de assassinato. Segundo ela, um vizinho teria aberto a porta com um chute e começado a atirar contra seu marido, que estava sentado na sala assistindo à TV e tomando café.
— Eu ouvi o barulho (da porta) e o som dos tiros em seguida. Corri para a sala e já vi o Roberto (Cardoso) caído no chão. Notei que havia sangue, mas não consegui identificar onde ele havia sido atingido. Como ele estava desmaiado, não sabia se estava vivo ou morto. Foi então que tentei manter a calma e liguei para a Brigada Militar — conta Sirlei.
Ela revelou que o celular com a marca de tiro só foi descoberto por um dos policiais militares que socorreram Cardoso. 

Grêmio vence Liverpool-URU de virada e se classifica na Libertadores

Vinícius Pacheco marcou dois gols
O Grêmio levou um susto, mas conseguiu a classificação para a fase de grupos da Libertadores. Na noite desta quarta-feira, no Estádio Olímpico, o time do técnico Renato venceu de virada o Liverpool-URU por 3 a 1. No jogo de ida, em Montevidéu, o placar terminou empatado em 2 a 2.
Com dois gols na partida, Vinícius Pacheco foi o destaque do Grêmio. O jogador entrou em campo ainda no primeiro tempo, no lugar do volante Adílson, após o time uruguaio abrir o placar. André Lima marcou o primeiro gol tricolor.
Com a vitória por 3 a 1, o Grêmio entra no Grupo 2 da Libertadores, com o Oriente Petrolero, León de Huánuco e Junior Barranquilla.