12 fevereiro 2010

Deputada pede intervenção do comando da BM após confronto com trabalhadores em Caxias

A deputada estadual Marisa Formolo (PT) conversou por telefone com o comandante geral da Brigada Militar no Rio Grande do Sul, coronel João Carlos Trindade Lopes, por volta das 11h desta sexta-feira.
A deputada pediu a intervenção do comando para evitar novos conflitos nas imediações da sede do Grupo Randon, em Caxias do Sul, onde houve um conflito envolvendo policiais e sindicalistas nas primeiras horas da manhã desta sexta-feria. Há PMs e sindicalistas feridos e pelo menos quatro integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos, incluindo o presidente e vereador Assis Melo (PCdoB) estão presos.
Na avaliação da deputada, o comando caxiense da Brigada, chefiada pelo coronel Telmo Machado de Souza, perdeu o controle da situação.
Já o deputado federal Pepe Vargas (PT) disse que denunciará as agressões por parte da Brigada à Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Corpo de menino desaparecido no Salto do Yucumã é encontrado

O corpo de Lucas Pereira da Silva, de sete anos, que caiu no Salto do Yucumã, em Derrubadas, na fronteira com a Argentina, foi encontrado por volta das 9h em Barra do Turvo, distante quase 40 quilômetros do local onde ocorreu o acidente.
O menino estava acompanhado dos pais quando escorregou nas pedras e caiu na água, na quarta-feira. Foram mais de 36 horas de busca da Brigada Militar de Derrubadas e do Corpo de Bombeiros de Três Passos.

Foto mostra o momento em que ponte caiu sobre o Rio Jacuí

Uma câmera fotográfica encontrada nos escombros da ponte da RSC-287 sobre o Rio Jacuí que caiu no dia 5 de janeiro, entre Restinga Seca e Agudo, registrou o exato momento do acidente que matou cinco pessoas.
A foto, que está desfocada, mostra um grupo de pessoas sobre a ponte, no momento da queda. Em primeiro plano, aparecem quatro pessoas. Uma delas já está no chão, outra parece estar se desequilibrando. Um pouco mais distante, aparece um grupo junto a uma das guardas da ponte.
A câmera foi localizada nos escombros da ponte, no último domingo à tarde, por duas pessoas que trabalham no local. Os trabalhadores caminhavam pela beira do rio quando viram um objeto brilhando dentro da água, embaixo de um dos pedaços da ponte. A câmera não funcionou, mas o cartão de memória estava intacto.
Os dois homens colocaram o cartão em outra câmera e verificaram que a última foto mostra o momento exato em que a ponte tombou. A foto é do dia 5 de janeiro e foi feita às 8h51min. As fotos anteriores mostram um grupo de pessoas observando a enchente do Rio Jacuí.
Os trabalhadores acreditam que a câmera pertencia ao vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck, que no momento do acidente estava fazendo fotos sobre a ponte, já que ele também era coordenador da Defesa Civil municipal e queria fazer registros dos estragos para encaminhar os pedidos de ajuda. O vice-prefeito é uma das cinco vítimas da tragédia. Os homens afirmam que nesta sexta-feira farão a entrega da câmera para a família do vice-prefeito.
A ponte caiu na manhã do dia 5 de janeiro, devido à forte correnteza do Rio Jacuí, que estava acima de seu nível normal. Pelo menos 15 pessoas estavam sobre a estrutura no momento da queda. Dez conseguiram sair da água por conta própria ou foram resgatadas. Cinco desapareceram. O resgate dos corpos só foi concluído 13 dias depois da queda.