Uma câmera fotográfica encontrada nos escombros da ponte da RSC-287 sobre o Rio Jacuí que caiu no dia 5 de janeiro, entre Restinga Seca e Agudo, registrou o exato momento do acidente que matou cinco pessoas.
A foto, que está desfocada, mostra um grupo de pessoas sobre a ponte, no momento da queda. Em primeiro plano, aparecem quatro pessoas. Uma delas já está no chão, outra parece estar se desequilibrando. Um pouco mais distante, aparece um grupo junto a uma das guardas da ponte.
A câmera foi localizada nos escombros da ponte, no último domingo à tarde, por duas pessoas que trabalham no local. Os trabalhadores caminhavam pela beira do rio quando viram um objeto brilhando dentro da água, embaixo de um dos pedaços da ponte. A câmera não funcionou, mas o cartão de memória estava intacto.
Os dois homens colocaram o cartão em outra câmera e verificaram que a última foto mostra o momento exato em que a ponte tombou. A foto é do dia 5 de janeiro e foi feita às 8h51min. As fotos anteriores mostram um grupo de pessoas observando a enchente do Rio Jacuí.
Os trabalhadores acreditam que a câmera pertencia ao vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck, que no momento do acidente estava fazendo fotos sobre a ponte, já que ele também era coordenador da Defesa Civil municipal e queria fazer registros dos estragos para encaminhar os pedidos de ajuda. O vice-prefeito é uma das cinco vítimas da tragédia. Os homens afirmam que nesta sexta-feira farão a entrega da câmera para a família do vice-prefeito.
A ponte caiu na manhã do dia 5 de janeiro, devido à forte correnteza do Rio Jacuí, que estava acima de seu nível normal. Pelo menos 15 pessoas estavam sobre a estrutura no momento da queda. Dez conseguiram sair da água por conta própria ou foram resgatadas. Cinco desapareceram. O resgate dos corpos só foi concluído 13 dias depois da queda.