04 janeiro 2013

SETREM realiza Formatura de Gabinete

 Coordenadores desejaram sucesso aos egressos
Nesta quinta-feira (03), ocorreu a Formatura de Gabinete dos Cursos de Administração, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Redes de Computadores e Sistemas de Informação.

O evento foi realizado na sala 124 do Campus SETREM e contou com a participação do vice-diretor do Ensino Superior, Sandro Ergang; da secretária acadêmica, Maria Eli Weschenfelder; da coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Márcia Stein; do coordenador do Curso de Pedagogia, Valsenio Gaelzer; da coordenadora do Curso de Psicologia, Lilian Winter; da coordenadora dos Cursos de Redes de Computadores e Sistemas de Informação, Vera Benedetti.

Na oportunidade, Sandro destacou aos 12 formandos a importância do ato de colação de grau, seja através da Solenidade de Formatura ou de Formatura de Gabinete. “Este momento representa o rito de passagem para a habilitação profissional do formando, e é imprescindível para encerrar a sua trajetória da graduação”.

Em seguida os coordenadores desejaram sucesso aos egressos e agradecerem por estes terem optado pela Faculdade SETREM para realizarem sua graduação.

Polícia Civil desarticula quadrilha de tráfico de drogas nas Missões

Operação Bom Princípio prendeu homem em flagrante
Na manhã desta quinta-feira (03), foi realizada a Operação Bom Princípio, que cumpriu mandados de busca e apreensão em São Luiz Gonzaga. O trabalho desenvolvido pelos policiais resultou em uma prisão em flagrante por tráfico de drogas, com a apreensão de uma pequena quantidade de crack, dinheiro e celulares.

Segundo a delegada Elaine Schons, a investigação estava em curso a três meses na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, para verificação de denúncias do envolvimento de adolescentes com tráfico de drogas. Um dos investigados completou a maioridade no início de novembro e foi preso, com mais duas pessoas, em 28 de dezembro em Santo Ângelo, acusado de tráfico de drogas.

A prisão de sexta-feira, de um homem de 41 anos, totaliza quatro prisões de cinco indivíduos investigados, que seriam integrantes de uma mesma quadrilha de tráfico de drogas.

Polícia Civil de São Luiz Gonzaga indicia autores de cinco roubos

Fotos: Polícia Civil de São Luiz Gonzaga
A Polícia Civil remeteu ao Poder Judiciário no dia 28.12.2012, sete Inquéritos Policiais que investigavam crimes de roubo praticados na cidade, desde o mês de agosto do ano passado. No dia anterior, 27, foram realizados na Delegacia de Polícia catorze autos de reconhecimento de suspeitos, por vítimas e testemunhas, possibilitando a conclusão dos procedimentos.

Nas investigações, foi esclarecida e provada a autoria em cinco dos roubos investigados, com indiciamento de três pessoas.

Wagner Marques Prestes, de apelido “Biscuí”, foi indiciado por roubo majorado (com uso de arma) em roubos na Boate Corujão, praticado em 21.12.2012, e a um vigilante em frente ao Mercado Skina, em 20.08.2012.

Adilson Santos dos Santos, o “Dil”, foi indiciado como autor de roubos majorado (com uso de arma), à empresa Gela-Goela, praticado em 14.10.2012, e a uma residência da Rua Silva Jardim, praticado no dia 17.11.2012.

Alceu Adilson de Oliveira Ferreira, o “Gordinho”, foi indiciado por sua participação em roubo majorado (uso e arma e concurso de duas pessoas), praticado no dia 24.11.2012, contra os proprietários da empresa Disque-Ceva. Ficou provado no Inquérito que Adilson transportou o assaltante até o local do crime, e o retirou logo após praticar o roubo, em uma motocicleta. O cúmplice que abordou as vítimas, e desferiu tiros, um dos quais atingiu o proprietário da empresa, não foi reconhecido.

Outros dois Inquéritos foram remetidos sem autoria esclarecida, pois embora a Polícia Civil tenha convicção, quanto à identificação do suspeito, vítimas e testemunhas não o reconheceram como o autor do delito, impossibilitando o indiciamento.

Wagner e Adilson estavam em prisão temporária desde 22.12.2012. A prisão preventiva de Wagner foi decretada em 29.12.2012, permanecendo ele recolhido ao Presídio local.

Homem se suicida após tentar matar esposa em Santa Rosa

Homem tentou matar a companheira e 
depois cometeu suicídio
A tragédia familiar teve início por volta das 17h desta quinta-feira, na Vila Pereira, no Bairro Cruzeiro.

Rosmaide Weidmann, de 27 anos, foi esfaqueada no pescoço pelo seu companheiro Jairo Luiz Lottermann, de 45 anos.

A tentativa de homicídio ocorreu diante de dois filhos do casal, um de três e outro de quatro anos, tendo um deles entregado a faca usada pelo pai e a bolsa que a mãe carregava.

Jairo deixou o local conduzindo uma moto e seu corpo foi encontrado depois no interior de um galpão, na localidade de Bela União, pendurado numa extensão de luz.

Rosmaide foi internada às pressas na UTI do Hospital Vida & Saúde, onde permanece recebendo tratamento.

Incêndio destrói completamente uma residência no Bairro Fritch na madrugada de hoje, em Panambi

Sinistro iniciou em torno de 5hs, proprietária e sua filha
conseguiram sair pela janela sem lesões
Um incêndio cujas causas não estão determinadas consumiu por inteira a residência da Sra. Vera Fátima Martins Hagat, 37 anos, na Rua Vitória, nº 33, no Bairro Fritch.

De acordo com o relato da proprietária, ela diz ter chegado as 02h30min, momentos após ter saído do trabalho na empresa Bruning, e não reparou nada de anormal na residência, apenas bastante agitação de cachorros nas adjacências. Dona Vera diz que deitou e dormiu juntamente com sua filha Daniele Hagat de Souza, de 14 anos, tendo acordado com o odor da fumaça, imediatamente abriu a janela e colocou sua filha para fora tendo saído também em busca de socorro.

Vizinhos ao mesmo tempo em que acudiam as vítimas, entraram em contato com o Corpo de Bombeiros, mas quando chegaram ao local, as chamas já haviam tomado conta da parte interna da casa e até mesmo o teto já começava a ruir, chegando, inclusive, a ameaçar perigosamente a residência vizinha.

Vera perdeu tudo o que tinha, ficou apenas os destroços e o terreno que é de sua propriedade. Agora vai precisar da solidariedade da comunidade para reconstruir aquilo que adquirira ao longo de anos de trabalho. Ela reside apenas com sua filha, ambas ficaram até sem documentos pessoais.

Causa estranha, mas sem suspeitas:
A causa do incêndio é muito suspeita já que, de acordo com relatos colhidos por nossa reportagem no local do fato, vizinhos dizem que a inquietação de cachorros foi algo incomum, como se estivessem vendo alguém estranho nas imediações. A vítima, proprietária da residência diz que sentiu um cheiro muito forte, não sabendo de que, pensou que fosse de tinta, mas um vizinho que tentou combater as chamas, quebrando uma porta, afirma que sentira cheiro de gasolina, e como a proprietária não tem veículo, fica no ar uma suspeita de que o sinistro possa ter sido provocado.

Vera diz não ter desafetos, ao mesmo tempo em que afirma não ter deixado nenhum aparelho eletrodoméstico ligado que possa ter dado causa ao sinistro, diz que ninguém teria motivos para atentar contra sua vida e a vida de sua filha de maneira tão brutal.

Tucunduva terá Burin do PP como prefeito interino

Público prestigiu solenidade e a posse de Burin como
prefeito interino
Com maioria na Câmara partido fica na presidência dos dois poderes

O PP segue na administração do município de Tucunduva, pelo menos, até o julgamento final de um recurso no Supremo Tribunal Federal, tentado como última instância pelo candidato a prefeito mais votado nas eleições de outubro passado, Lauri Bottega(PMDB).

O peemedebista concorreu sem registro de candidatura por conta da Lei da Ficha Limpa, condenado por condutas vedadas durante a campanha eleitoral de 2004, ao promover distribuição de material de construção via um programa social na condição de prefeito, mas visitar famílias beneficiadas, quase ao mesmo tempo em trabalho de campanha, fato que acabou filmado e usado como prova em denúncia na Justiça Eleitoral, causando-lhe a perda dos direitos políticos.

Marcelo Burin, do PP, foi eleito presidente da Câmara na sessão solene da última terça-feira, dia 1º e imediatamente empossado interinamente no cargo de prefeito. Marta Camera Taffarel, vice-presidente eleita da mesa diretora, assumiu a direção interina da casa legislativa. Na vaga de Burin, assume como vereador o primeiro suplente da coligação PP/PT/PDT Leonir Bortoluzzi.

Burin foi eleito com 6 votos favoráveis e três contrários. Além dos cinco vereadores do PP, o vereador Fabrizio Gazzola do PSDB votou em Burin, abrindo uma crise política com o aliado PMDB, que votou contra a única chapa apresentada. O voto de Gazzola teve repercussões. O presidente do PMDB Ivo Balsan chegou a se declarar surpreso. –“Ele terá que se explicar ao PSDB e ao PMDB, afinal temos uma coligação que é de vários pleitos”, disse.

Gazzola por sua vez, disse que a atitude sinaliza sua disposição de construir entendimentos. –“Fui convidado a assumir a vice-presidência da mesa, e declinei, foi um voto consciente, não me arrependo, desde a eleição não houve nenhuma conversa com a bancada do PMDB sobre a composição da mesa, não havia outra chapa”.

Para ele, é preciso dar um basta ao comportamento acirrado das campanhas eleitorais, que enquanto outros municípios tiveram três processos eleitorais, Tucunduva completará cinco. –“ O PSDB não quer isso, eu não quero isso, estou aqui para construir alguma coisa para que ganhem as pessoas”, justificou.

O prefeito interino, Marcelo Burin, garante estar por dentro do andamento administrativo e quer seu gabinete de portas abertas para a comunidade e as instituições, garantindo o diálogo com todos os vereadores. Ao que tudo indica a eleição suplementar, só para prefeito e vice deverá ser marcada em no máximo quatro meses pelo Tribunal Regional Eleitoral. Neste período Burin pretende dar andamento a forma de administração que vinha sendo empreendida por Mateus e Dionisio.

Vereadores empossados em Tucunduva:
Marta Camera Taffarel(PP), Valter Anderle(PMDB), Ivo Balsan(PMDB), Jorge Salgadinho(PP), Fabrizio Gazzola(PSDB), Nelson Rafalski(PMDB), Jonas Fernando(PP), Leonir Bortoluzzi(PP) Luis Patias(PP).

Acidente entre moto e carro mata dois jovens em Passo Fundo

Jovem de 20 anos e a caroneira da moto, de 19, morreram no
local (Foto: Reprodução RBS TV)
Dois jovens morreram e um ficou ferido em acidente na madrugada desta sexta-feira em Passo Fundo, no norte do Estado. A colisão, que envolveu uma moto e um carro, ocorreu na Rua Fagundes do Reis, no centro da cidade, em torno da 1h45min. 

Morreram os ocupantes da moto, Dionathan Fortes do Nascimento, 20 anos, e Patrick dos Santos Lima, 19. O motorista do carro, Kleiton Moraes, também de 19 anos, foi encaminhado ao hospital. O estado de saúde dele é estável.