12 dezembro 2012

Ministério Público ajuíza ação contra o Prefeito de Coronel Bicaco

Prefeito Municipal de Coronel Bicaco, Roberto Zanela
O Ministério Público (MP) ajuizou na tarde desta terça-feira, 11 de dezembro, uma Ação Civil Pública por Atos de Improbidade Administrativa contra o Prefeito Municipal de Coronel Bicaco, Roberto Zanela, o Vice-Prefeito, Luiz Francisco Gobbi, a empresa responsável pelo Concurso Público nº 01/2011 e os respectivos sócios, além de três candidatos e um advogado, que teriam sido favorecidos com a compra dos gabaritos.

Ilegalidades foram apontadas pelo MP já na fase de contratação da empresa responsável pela realização do concurso o qual teria a finalidade de favorecer pessoas indicadas pelo Prefeito e Vice.

A promotoria pediu a condenação dos demandados às sanções previstas no artigo 12 da Lei n. 8.429/92, de maneira cumulativa, para os fins de declarar a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos, a proibição de contratar com o Poder Público e receber incentivos fiscais, bem como condenar ao pagamento de multa civil e ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário.

Dunga recebe camisa 8 e se declara ao Internacional: 'Nunca saí...'

Dunga, na apresentação ao Internacional
(Foto: Gustavo Granata / Agência Estado)
A “era Dunga” como técnico do Inter começou às 17h09m desta quarta-feira, 12 de dezembro de 2012. A solenidade ocorreu na cobertura do Hotel Millenium, quase em frente ao Beira-Rio, mesmo local onde Diego Forlán foi apresentado. Conselheiros e dirigentes lotaram o salão para acompanhar o retorno do volante forjado nas categorias de base do clube, agora em nova função. Chegou a receber uma camiseta com o número 8, sempre usado por ele quando atleta. Emídio Perondi, assessor da presidência e padrinho de Dunga, foi um dos presentes. O clima "familiar" ganhou tons mais fortes na declaração cheia de carinho do técnico em sua entrevista coletiva de quase 50 minutos.

- Eu nunca saí do Inter. Sempre estive aqui, como torcedor. Esse assunto de ídolo não dar certo é mais para ter notícia. Eu 'só' tive a Seleção. Nada mais. Que é uma cobrança enorme, cada estado quer onze jogadores, todo mundo acha que tem a formação ideal - disse, se explicando também sobre sua experiência no comando da Seleção.

Ainda sobre sua passagem como técnico na CBF, Dunga a considera fundamental para o seu sucesso no Inter, seu primeiro clube desde a queda na Copa do Mundo de 2010.

- Lá, tomei muitas decisões que não me diziam respeito. O Inter tem uma estrutura montada. Isso vai me favorecer bastante. A cobrança da Seleção é de 30 dias, mas equivalem a seis meses. Aqui, você vai experimentando o veneno dia a dia e tem mais tempo para preparar o antídoto. Na Seleção, a dose é mais forte.

Junto com o técnico foram apresentados o auxiliar técnico, Andrey, Lopes, o diretor executivo, Newton Drummond, o Chumbinho, e os diretores de futebol, Luis Cesar Souto de Moura e Marcelo Medeiros. Em 2013, não haverá a figura do vice-presidente de futebol, cargo ocupado nesta temporada por Luciano Davi, que seguirá em área administrativa.

O preparador físico Paulo Paixão também está acertado, mas tem contrato até 31 de janeiro com o rival Grêmio. Falta ainda a definição de quem será o preparador de goleiros, no lugar de Marquinhos, de volta ao futebol japonês.

Luiz Carlos Borges é homenageado na Câmara de Vereadores

Luiz Carlos Borges é homenageado na Câmara de Vereadores
(Foto: Alcides Figueiredo)
O músico Luiz Carlos Borges recebeu nesta terça-feira (11) uma merecida homenagem em decorrência de seus 50 anos de música. O reconhecimento partiu de preposição do vereador José Antônio Caetano Braga, e acolhido por unanimidade na Casa Legislativa de São Luiz Gonzaga.

No ato estiveram presentes autoridades, admiradores de Borges, representantes de entidades culturais e colegas de profissão.

Luiz Carlos Borges iniciou sua carreira com nove anos de idade, integrando os “Irmãos Borges”. Seus três primeiros discos foram gravados com o grupo, e logo, com carreira solo, produziu mais 32 gravações. Entre seus destaques está a composição “Tropa de Osso”, premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa do RS.

O músico não só encantou os brasileiros, mas também realizou trabalhos fora do país. Em 1992 gravou seu 1º CD Internacional “Gaúcho Rider” e cumpriu uma agenda de 14 shows na Europa.

Borges está entre os maiores músicos regionais gaúchos brasileiros, é considerado o embaixador cultural do Rio Grande do Sul.

Agência Transfusional do HSVP passa por reestruturação

Importantes melhorias estão sendo implementadas 
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio busca de forma contínua aprimorar os serviços oferecidos à comunidade. Uma das atividades que passou por reestruturação com vistas a se tornar ainda mais eficiente é a da Agência Transfusional, que tem como função armazenar as bolsas de sangue, realizar testes de compatibilidade entre doador e receptor e transfundir os hemocomponentes liberados.

Segundo Geovani Ricardo Kunz, enfermeiro responsável pela Agência Transfusional, o serviço referente ao uso dos hemocomponentes engloba também a solicitação das transfusões, a distribuição, manuseio e administração das unidades de hemoderivados, o gerenciamento referente ao registro destas, a monitorização das respostas dos pacientes e auditoria de todos os processos e rotinas instituídas.

A reestruturação da Agência Transfusional consistiu em uma mudança drástica em todos os aspectos. “Tivemos a revisão dos integrantes do comitê transfusional, composto por profissionais do HSVP. Também realizamos reuniões mensais com o objetivo de normatizar, realizar auditorias, acompanhar todos os procedimentos realizados”, explica o enfermeiro, citando também os programas contínuos de capacitação das equipes envolvidas neste serviço.

Outras melhorias foram realizadas, como a nova pintura no espaço físico e a troca de móveis (conforme normas da ANVISA), além da aquisição de novos equipamentos para o correto manuseio de hemoderivados, como a câmera de descongelamento de plasma. “Também melhoramos a climatização e adquirimos um termômetro digital, caixas térmicas e computador, além de concluirmos a informatização de 100% do serviço e a remodelação e reestruturação dos processos, alinhando rotinas e procedimentos, facilitando e assegurando a questão legal de procedimentos”, complementa Kunz.

O Regimento Interno foi alinhado e uma reestruturação dos Procedimentos Operacionais Padrão foi promovida. “Os resultados já podem ser vistos na prática, com uma grande melhoria nos serviços oferecidos à comunidade. Além disso, tivemos uma maior movimentação e divulgação referente às campanhas de doação de sangue, realizadas mensalmente em parceria com o Hemocentro de Santa Rosa, como a que ocorre na manhã de 01 de dezembro no HSVP, denominada ‘Gre-Nal pela Vida’, que visa conquistar 80 doadores de sangue através da rivalidade sadia entre as torcidas de Grêmio e Internacional”, explica Kunz. Atualmente o HSVP tem usado em média de 96 bolsa/mês de hemoderivados.

Presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio diz que pagamento do 13º salário é legal

O vereador Trage falou ao vivo na Rádio Colonial AM
(Foto:Arquivo PMN)
Presidente da Câmara de T. de Maio, vereador Fernando Trage (PT), afirma que pagamento do 13º salário para os vereadores no último ano de mandato é legal e moral.

O salário extra não vinha sendo pago aos parlamentares municipais desde 2005 em razão de apontamentos de possíveis irregularidades feitos a época pelo Tribunal de Contas (TCE-RS).

Segundo Trage, o 13º para os vereadores agora está amparado em parecer do tribunal deste ano. O entendimento da Corte é de que o pagamento seria legítimo e estaria, inclusive, previsto na Constituição, não dependendo nem mesmo de previsão em lei local.

Em entrevista a Rádio Colonial, ex-vereadores criticaram a decisão, a qual consideraram como um retrocesso na Câmara porque no entendimento deles vereador não deveria ter direito ao 13º salário porque exerce um cargo eletivo e não um cargo ou emprego público com dedicação exclusiva.

O Parlamento Municipal vinha sendo exemplo de bom uso do dinheiro público com um rigoroso controle nos gastos da casa. Os senhores vereadores chegaram a devolver recursos ao Executivo para compra de um veículo para o transporte de passageiros e para financiar os custos de cirurgias eletivas em nosso município.

Essas medidas ajudaram a construir uma imagem positiva do Legislativo Municipal que vinha manchada pelo famoso desvio de R$ 200 mil do caixa da Câmara que houve no passado recente. O pagamento desse salário extra não pode, novamente, prejudicar a imagem deste importe poder, que é até chamado de a Casa do Povo.

Sobram vagas para profissionais da área de TI

Estimativa é de que em 2014 haja um déficit de 200 mil
profissionais
Na segunda-feira, dia 10, ocorreu no Auditório do Campus SETREM, a apresentação do último projeto de avaliação interdisciplinar da turma do 3º Curso Técnico em Informática (CTI).

Estiveram presentes no evento representantes de sete empresas da área de Tecnologia da Informação do estado: Defferrari e WT Prime (de Novo Hamburgo), Infraset e Tecnicon (de Horizontina), Migrate, Abase e Inofly (de Três de Maio). A partir do ano que vem, os estudantes da turma estarão em estágio nestas empresas, que oferecem mais de 20 vagas para egressos do CTI.

Na oportunidade, os empresários comentaram que mesmo com a entrada dos estudantes que estão saindo para estágio, haverá dificuldade para completar o quadro funcional técnico da área de Informática, visto que a tendência é que a cada vez existam mais vagas disponíveis, em especial para áreas ligadas ao desenvolvimento de sistemas e internet.

Conforme Marco Defferrari, diretor do Grupo Defferrari de Novo Hamburgo, a parceria com a SETREM é uma ação estratégica, já que o grau de exigência do CTI dá ênfase nas atividades técnicas. “Atualmente contamos com quatro vagas abertas nas áreas de suporte e desenvolvimento, e como estas não são vagas temporárias, buscamos a efetivação dos estagiários após o término do período”.

Esta iniciativa do Grupo Defferrari vem de encontro com a falta de profissionais na área de TI em todo o país, o que em 2014, segundo os sindicatos do setor, deverá ter um déficit de 200 mil profissionais.

Segundo o coordenador do Curso Técnico em Informática da SETREM, Edinei Steffen, o estágio obrigatório dentro do CTI é de extrema importância, pois este é o período no qual o estudante vivencia na prática a rotina de trabalho e desenvolvimento pessoal. “É neste espaço de tempo que o estudante exercita seu censo de responsabilidade, ética, atitudes e de aperfeiçoamento técnico, culminando assim com o fechamento perfeito do ciclo para uma formação profissional de qualidade”.

Para a estudante Jussara Vitorino da Silva, o CTI lhe possibilitou um crescimento, tanto na vida pessoal como profissional. “O CTI me proporcionou muitos momentos de felicidade, tensão, criatividade, liberdade, coleguismo, medo, preocupação, respeito, acreditar que tudo vai dar certo, de alegria, de choro e reflexão. As matérias foram surpreendentes, nem imaginava que um dia fosse aprender novas linguagens Delphi, PHP, C#, Photoshop, Edição de vídeo, Mobile, Redes, Contabilidade, Administração de empresa, desenvolvimento HTML e entre outras matérias que me marcaram”.

Taekwondo na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores

Vilmar espera contar com mais apoio em 2013
(Foto: Claudiomar Witcak)
Ao participar da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Três de Miao, na última  segunda-feira, dia 10, o professor e atleta Vilmar Schroer (foto) apresentou o projeto social “Atletas de Ouro”, que atualmente mantém 30 atletas, sendo que existe uma lista de espera de 70 atletas. “Queremos trabalhar com estes 100 atletas, mas, para podermos atender os mesmos da melhor forma possível, nós precisamos adquirir o protetor eletrônico, acompanhando a nova tecnologia que já está à disposição em diversas academias. Este equipamento custa R$ 15.000,00.

Por isso, sem dúvida, precisamos e acreditamos que poderemos contar com um incentivo maior, no próximo ano, do município de Três de Maio”, destacou Vilmar Schroer.

Acidente entre caminhão e ônibus deixa 10 feridos na RS-122 em Caxias do Sul

Foto: Guilherme Pulita/ Rádio Gaúcha
Um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus que transportava funcionários da empresa Frasle deixou pelos menos 15 pessoas levemente feridas na manhã desta quarta-feira em Caxias do Sul.

A colisão aconteceu por volta das 5h45min no km 69 da RS-122 no sentido Caxias-Farroupilha. O trânsito está lento nas proximidades do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O caminhão estava carregado com caixas de papelão e seguia de Lages (SC) para Tupandi (RS) quando teve uma pane elétrica. O veículo de carga estava estacionado no acostamento da RS-122 quando foi atingido lateralmente pelo ônibus.

Segundo o motorista do coletivo, não havia sinalização indicando que o caminhão estava parado.

Van com 15 pessoas capota e pelo menos uma pessoa morre em SC

Van transportava pacientes que fariam consultas médicas
em Lages (Foto: Lucas Neves/RBS TV)
Um veículo capotou na SC-438, em Painel, na Serra catarinense, na manhã desta terça-feira (11). De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), uma van com o motorista e 14 passageiros capotou por volta das 8h10, no km 22 da rodovia. O veículo era da Secretaria da Saúde de Bom Jardim da Serra e transportava pacientes que fariam consultas médicas na cidade de Lages.

Viaturas da PMRv e duas ambulâncias do SAMU e do Corpo dos Bombeiros foram até o local atender a ocorrência. Segundo a PMRv, alguns passageiros ficaram presos nas ferragens e o resgate levou cerca de uma hora e meia.

Ainda de acordo com a polícia, uma mulher foi arremessada e morreu no local do acidente. As outras 14 pessoas ficaram feridas, receberam os primeiros socorros no local e foram encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages. A maioria teve fratura em alguma parte do corpo.

Além disso, a polícia acredita que o motorista perdeu o controle do veículo devido à pista molhada pela chuva.

Após 4 horas, assaltantes libertam suposto refém em Porto Alegre

Depois de quatro horas com suposto refém dentro de elevador
em prédio de Porto Alegre, suspeitos se entregaram mediante
a presença de familiares
(Foto: Soldado Robson Alves/Brigada Militar)
Durou mais de quatro horas a negociação para a libertação do suposto refém mantido por assaltantes dentro do elevador de um prédio, no centro de Porto Alegre. Após a presença de familiares no local, os dois assaltantes, um de 24 e o outro de 33 anos, concordaram em se entregar às 22h15, informou a Brigada Militar.

A dupla foi levada para o registro da ocorrência no Palácio da Polícia antes de ser encaminhada para o Presídio Central. O suposto refém também foi levado para a delegacia. Uma acareação será feita para comprovar se ele é mesmo refém ou comparsa dos assaltantes, que tentaram roubar uma joalheria localizada no quinto andar do prédio.

De volta, Dunga já fala como técnico do Inter: 'Quarta tudo se resolve'

Dunga falou com a imprensa no saguão do aeroporto
(Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)
O provável futuro técnico do Inter voltou a Porto Alegre. Pouco depois das 21h desta terça-feira, Dunga desembarcou no Aeroporto Salgado Filho após passagem pela Índia para um amistoso com a seleção brasileira de "masters". Com salários acertados e comissão técnica praticamente montada, falta apenas assinar o contrato para que possa ser considerado oficialmente o comandante colorado.

No discurso, o capitão do tetra mostrou-se otimista com a reta final da negociação.

- As coisas estão bem encaminhadas. Amanhã (quarta-feira) tem reunião e tudo se resolve - disse Dunga, deixando escapar o tom de quem já se considera treinador colorado. - É um trabalho novo, tem que colocar em prática as nossas ideias.

Para Dunga, o que atrasou o acerto foi exatamente a sua ida para a Índia, que não poderia ser adiada, uma vez que a viagem estava marcada há seis meses. Nesses dias em que ficou distante de Porto Alegre, ficou alheio às tratativas, encabeçadas pelo seu advogado Juarez Rosa.

As formalidades ocorrerão nesta quarta-feira, quando o presidente Giovanni Luigi pretende anunciar não somente Dunga, como todo departamento de futebol. O preparador físico será Paulo Paixão, e Andrey Lopes, o auxiliar técnico.

Para diretor de futebol, cargo vago desde a efetivação de Fernandão como treinador, em julho passado, Newton Drummond será recontratado. Chumbinho, como é conhecido, trabalhou no vestiário colorado entre 2002 e 2011.