01 dezembro 2010

Munícipes de Três de Maio perguntam: e o prédio da ântica Reichert, o que tem lá ?

Neste local funcionava a Reichert
No ano de 2008, a então fábrica de Calaçados Reichert instalada em Três de Maio a mais de 20 anos, anunciou o encerramento das atividades no município, deixando mais de 200 pessoas sem emprego e em situação bastante difícil. Na oportunidade, o então Prefeito Copatti, nomeou o Vice-prefeito Alceu Stein como negociador na tentativa de reverter a situação. Stein, então procurou o grupo de empresários na cidade de Campo Bom na Grande Porto Alegre, mas não logrou êxito, já que os mesmos disseram não terem mais interesse em se manter no ramo calçadista, pelos reduzidos lucros que vinham se acumulando inviabilizando os negócios, sendo mais rentáveis outros ramos nos quais já possuíam investimentos, e sendo assim, todas as unidades da rede tiveram suas atividades encerradas. Na oportunidade, em meio as negociações e o triste acontecido para a comunidade três-maiense, ocorreram as eleições municipais, e o hoje Prefeito Casali, naquele momento como Prefeito Eleito, fez duras criticas a administração Copatti/Stein na condução das negociações com os empresários, e disse que, tão logo assumisse no mês de janeiro de 2009, estaria inaugurando uma nova indústria calçadista no mesmo prédio de propriedade do grupo de empresários de Campo Bom. Mas isso não venho a se confirmar, e  já se passaram dois janeiros e o terceiro está prestes a chegar, e nada para se comemorar. Seria duro para as pessoas que perderam o emprego se tivessem esperando até agora.
Antiga guarita dos vigilantes
Hoje, a estrutura da antiga Reichert em Três de Maio, localizada na rua Alfredo Hen nas proximidades da Brigada Militar, está vazia, e lá apenas reside no prédio onde funcionava o escritório, uma família que cuida do local, que aliás, também não recebeu um prometido grupo de indústrias têxtil anunciado pela atual administração a cerca de uns seis meses.

Monção de Aplauso aos integrantes do CRPO Fronteira Noroeste

Momento da entrega da placa
Nesta terça-feira (30/11), nas dependências da Câmara de Vereadores da cidade de Frederico Westphalen, o CRPO Fronteira Noroeste, representados pelas Sd Loila Maria Dill Camargo e Sd Susane Paz Jeske, juntamente com os representantes do 37º BPM, Cap Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Jr, 1º Ten Adelar Jose Nierotka e 3º Sgt Valmir Sadi Cadore, receberam Moção de Aplauso pela participação do Projeto Todos na Escola e pelos relevantes serviços prestados à comunidade escolar daquele município.
Este projeto foi premiado no 1º Simpósio de Avaliação e Apresentação dos Resultados do Programa Polícia Cidadã e da 1ª Edição do Prêmio Polícia Cidadã da Brigada Militar, em Porto Alegre (11/11).
A todos os policiais que trabalham em prol da comunidade sem medir esforços e persistem por acreditar que este projeto dá certo, os integrantes do CRPO FNO parabenizam a todos e desejam muito sucesso e perseverança, pois como idéias e atitudes como está faz com que nossas crianças possam vislumbrar um futuro melhor.

Será neste sábado as provas do concurso público de Porto Mauá

Prefeitura de Porto Mauá
Neste sábado, 04 de dezembro de 2010, às 13 horas, será realizada a prova escrita do concurso público de Porto Mauá.
Todas as inscrições foram homologadas, os candidatos deverão comparecer com uma hora de antecedência nos locais da prova, trazendo junto os documentos de identidade ou o documento que originou a inscrição e o comprovante da inscrição do concurso, que foi entregue no ato da inscrição, bem como caneta azul ou preta de ponta grossa.
O local da prova escrita para os cargos de agente comunitário de saúde, arquiteto, cirurgião dentista, engenheiro agrônomo, farmacêutico, fiscal, médico PSF, psicólogo, técnico em enfermagem, técnico em informática, tesoureiro e visitador, será na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Tamandaré. E para os cargos de operário, operário especializado, pedreiro e servente será na escola Municipal Frei Caneca.
A prova prática será realizada para os cargos de operário especializado, operário, pedreiro e servente e será aplicada logo após o encerramento da prova escrita, que terá duração de até duas horas. Os candidatos devem estar preparados no que se refere alimentação e agasalho se for necessário.
Total de cargos 16, total de vagas 26, total de candidatos inscritos 348, assim distribuídos: agente comunitário de saúde (44), arquiteto (05), cirurgião dentista (12), engenheiro agrônomo (11), farmacêutico (16), fiscal (65), médico PSF (01), operário (25), operário especializado (11), pedreiro (09), psicólogo (18), servente (29), técnico em enfermagem (15), técnico em informática (15), tesoureiro (66) e visitador (06).

Estudantes do Técnico em Gerência Empresarial são desafiados a criar empresa

A ‘Q Delícia Pizzas’ teve como meta a produção 
e comercialização de 2 mil unidades
Assim como no ano passado, o projeto interdisciplinar, que visa a prática de temas e teorias tratados em sala de aula, em 2010 foi um grande sucesso. A ‘Palitex’ deu lugar a empresa ‘Q Delícias Pizzas’, com produção e comercialização de 2 mil unidades, nos sabores bolonhesa, calabresa e frango.
A experiência envolveu cerca de 50 estudantes do 2º Semestre do Curso Técnico em Gerência Empresarial da SETREM, que puderam vivenciar os mais diferentes setores de uma empresa real: compras e armazenamento, marketing, financeiro e produção.
O coordenador do grupo, Guilherme Gaelzer, 18 anos, natural de Tuparendi, conta que as pizzas foram comercializadas com facilidade em razão dos estudantes residirem em diferentes cidades da região. “Todos deveriam vender cinco unidades semanais, propósito que alcançamos com sucesso”, revela.
Os estudantes recebem porcentagem em cima do volume de vendas, dinheiro sempre bem vindo em épocas de final de ano. Guilherme destaca que o restante dos recursos obtidos ainda não tem destino definindo e deve ser deliberado em grupo. “Esta experiência foi muito importante, mostrou-me que para uma empresa dar certo é necessário: respeito, comunicação interna e trabalho em equipe. O sucesso nas vendas é conseqüência destas conquistas”.
O jovem salientou ainda a importância da liderança para o andamento do trabalho. “As pessoas que estão no comando devem ter legitimidade, ou seja, aceitação por parte dos demais. Também constatei, após vivenciar o contexto profissional de um administrador, que é a área que almejo seguir. Farei vestibular para administração.”
A experiência também motivou Carla Letícia Hunhoff, de 16 anos, residente em Boa Vista do Buricá. “Ao concluir este curso desejo fazer Engenharia Civil e abrir com meu pai, que é chefe de obras, uma construtora. A partir do projeto interdisciplinar surgiram muitas idéias e percebi que é possível empreender e criar a própria empresa.”
A produção de pizzas encerrou nesta terça-feira, dia 30. Agora, elaborarão o balanço das atividades, que será apresentado aos professores do curso ainda na primeira quinzena de dezembro.

Mais um estímulo à Produção Primária em São José do Inhacorá

Pref.Alexandre e munícipes 
No final deste mês de novembro, o Prefeito Municipal Dr. Alexandre Vaz Ferreira, acompanhado do Secretário do Agronegócio e Meio Ambiente e de Técnicos do Programa de Revitalização do Agronegócio fizeram a entrega de roçadeiras costais a três famílias rurais referenciadas como Unidades Demonstrativas.
Estes equipamentos são financiados pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, visando proporcionar o correto manejo das pastagens perenes destinadas a pecuária leiteira, pois como preconiza o Programa  “produção de leite a baixo custo” pois a pastagem perene é o primeiro passo para que as propriedades leiteiras, proporcionem um salto qualitativo, proporcionando entre outros aspectos, a introdução dos bovinos em novos piquetes de pastagem a cada dia, oportunizando a quebra do ciclo de parasitas e maior rendimento do potencial das forragens.

O Prefeito em sua fala ressaltou a convicção da Administração Municipal em apoiar a produção agrícola através dos seus diversos aspectos, começando pela Assistência Técnica oferecida através de 05 profissionais; financiamento de equipamentos e insumos aos produtores; formação de grupos de máquinas agrícolas para dar maior agilidade a realização de serviços como a ensilagem, distribuição de esterco; aquisição de resfriadores de leite que totalizarão 15 a serem destinados em forma de cessão de uso gratuita a grupos de famílias e além disso, fez referência ao Programa inédito da região que esta em fase de elaboração que é a busca de recursos para de forma subsidiada atender a todas as famílias produtoras de leite com resfriador por tanque de expansão direta.

Ijuí é o maior município da Região Noroeste

Ijui tem mais de 78 mil habitantes
Ijuí é o maior município da Região Noroeste com 78.920 habitantes. Em segundo lugar está Santo Ângelo com 76.304 moradores. Santa Rosa está em terceiro com 68.595 e Cruz Alta, em quarto, com 62.825 habitantes. Na seqüência, Panambi tem 38.068, Três Passos, 23.973, e, Três de Maio, 23.726. Horizontina tem 18.350 habitantes.
Em Três de Maio, 51,60% da população é de mulheres. Os números definitivos do Censo 2010 do IBGE estão disponíveis no site do instituto.