01 dezembro 2010

Estudantes do Técnico em Gerência Empresarial são desafiados a criar empresa

A ‘Q Delícia Pizzas’ teve como meta a produção 
e comercialização de 2 mil unidades
Assim como no ano passado, o projeto interdisciplinar, que visa a prática de temas e teorias tratados em sala de aula, em 2010 foi um grande sucesso. A ‘Palitex’ deu lugar a empresa ‘Q Delícias Pizzas’, com produção e comercialização de 2 mil unidades, nos sabores bolonhesa, calabresa e frango.
A experiência envolveu cerca de 50 estudantes do 2º Semestre do Curso Técnico em Gerência Empresarial da SETREM, que puderam vivenciar os mais diferentes setores de uma empresa real: compras e armazenamento, marketing, financeiro e produção.
O coordenador do grupo, Guilherme Gaelzer, 18 anos, natural de Tuparendi, conta que as pizzas foram comercializadas com facilidade em razão dos estudantes residirem em diferentes cidades da região. “Todos deveriam vender cinco unidades semanais, propósito que alcançamos com sucesso”, revela.
Os estudantes recebem porcentagem em cima do volume de vendas, dinheiro sempre bem vindo em épocas de final de ano. Guilherme destaca que o restante dos recursos obtidos ainda não tem destino definindo e deve ser deliberado em grupo. “Esta experiência foi muito importante, mostrou-me que para uma empresa dar certo é necessário: respeito, comunicação interna e trabalho em equipe. O sucesso nas vendas é conseqüência destas conquistas”.
O jovem salientou ainda a importância da liderança para o andamento do trabalho. “As pessoas que estão no comando devem ter legitimidade, ou seja, aceitação por parte dos demais. Também constatei, após vivenciar o contexto profissional de um administrador, que é a área que almejo seguir. Farei vestibular para administração.”
A experiência também motivou Carla Letícia Hunhoff, de 16 anos, residente em Boa Vista do Buricá. “Ao concluir este curso desejo fazer Engenharia Civil e abrir com meu pai, que é chefe de obras, uma construtora. A partir do projeto interdisciplinar surgiram muitas idéias e percebi que é possível empreender e criar a própria empresa.”
A produção de pizzas encerrou nesta terça-feira, dia 30. Agora, elaborarão o balanço das atividades, que será apresentado aos professores do curso ainda na primeira quinzena de dezembro.