26 fevereiro 2013

Modelagem do vestuário é a nova aposta da SETREM

Profissionalpode atuar nas mais variadas áreas do mercado
da moda.
 Matrículas estão abertas até o dia 15 eaulas iniciam 

dia 18 de março na Instituição
Desenvolver habilidades e competências para a modelagem de roupas, acessórios de vestuário e artigos têxteis, bem como suas etapas e processo para produção. É com esse objetivo que a SETREM oferece o curso técnico em modelagem do vestuário. O curso é composto de 800 horas aula + 400 horas de estágio, matrículas podem ser efetuadas até o dia 15 e as aulas iniciam dia 18 de março no campus da SETREM.

O investimento nesse ramo não é novo. Até 2012 a Instituição oferecia o curso Técnico em Design de Moda. Por força de lei e para atender o mercado de trabalho regional, a partir de agora, a SETREM passa a oferecer o Curso Técnico em Modelagem do Vestuário, que substituirá o atual curso. Para fazer essa adequação, a Instituição consultou o mercado regional que, sinalizou para a necessidade de um profissional ainda mais próximo da realidade produtiva da indústria têxtil local, onde se registra uma grande carência de pessoas qualificadas.

A coordenadora do curso, a professora Gilvani Norenberg, explica que as aulas são ministradas no turno da noite através da metodologia de projetos, ou seja, no decorrer de todo o curso o aluno é incentivado a desenvolver as mais diversas técnicas e materiais de operacionalização de projetos de moda e modelagem, de maneira criativa e inovadora, otimizando os aspectos estéticos, formais e funcionais de produtos do vestuário. “A SETREM disponibiliza uma infraestrutura adequada, com salas de aula, biblioteca atualizada, laboratório de informática, sala de modelagem e laboratório de costura, com materiais e equipamentos de acordo com tecnologias utilizadas das indústrias de confecções”, destaca.

Gilvani explica que o modelista é o profissional que trabalha na operacionalização da moda, “os intérpretes dos modelos criados pelos designers, são eles que garantem que os produtos irão sair do papel”. Para tal, segundo ela, representa graficamente peças de vestuário, cria e adapta modelos atendendo às necessidades dos diversos públicos (feminino, masculino e infantil), utilizando técnicas de modelagem básica e moulage.

Além dos aspectos técnicos do vestuário, a coordenadora lembra que para fazer a interpretação do desenho concebido pelo designer, o profissional da área de modelagem necessita de importantes informações para elaborar uma modelagem bem feita e uma peça de vestuário bem elaborada, que veste bem, com caimento adequado à matéria-prima e à função do modelo.

A professora da SETREM enfatiza que a modelagem é uma das etapas mais importantes no processo de produção de peças do vestuário. E é considerada um fator de competitividade entre os produtos, visto que exerce grande influência sobre o consumidor no momento da aquisição de um produto de vestuário. “Diante de uma oferta de produtos muitas vezes semelhantes, o consumidor irá optar pelo que melhor vesti-lo, ou seja, o que tiver a melhor modelagem”, compara.

Após a formação, o profissional pode atuar nas mais variadas áreas do mercado da moda: indústrias de confecções do vestuário, assessoria em modelagem de confecções, empresas de desenvolvimento de produtos e projetos de moda e vestuário, ateliês de costura, prestação de serviços autônomo na área de moda e vestuário, além da possibilidade de atuar no comércio, em lojas e estúdios da área de moda e vestuário e assessorias de produção de moda.

Motorista de 82 anos morre em acidente na ERS 342 em Ijuí

Foto: Deise Agel/Portal ijui.com
Um acidente de trânsito ocorrido por volta das 10h desta terça-feira, 26, resultou na morte do motorista de um automóvel, com placas de Ijuí, no trevo da ERS 342 com a Rua do Comércio, local conhecido como trevo do Campus da Unijuí, em Ijuí.

Segundo a Brigada Militar, Horst Zimpel, de 82 anos, não resistiu à gravidade da colisão com um caminhão de Entre-Ijuís e morreu no local.

Acidente de grandes proporções na BR 472 em Três de Maio, três pessoas ficaram feridas

O acidente envolveu dois caminhões e dois automóveis
(Foto: Paulo Marques)
Um acidente envolvendo dois caminhões e dois automóveis, deixou três pessoas feridas na BR 472, na localidade de Esquina Wusch no interior de Três de Maio.

O acidente ocorreu próximo das 13h desta terça-feira (26), envolvendo veículos que esperavam na fila a autorização dos funcionários da empresa que recuperam a rodovia, para seguir viagem. Mais de 30 veículos estavam na fila no sentido Boa Vista do Buricá/Três de Maio. Um caminhão com placas de Santo Cristo, usado no transporte de suínos, por motivos desconhecidos chegou em velocidade não compatível e de forma desgovernada bateu com violência em outro caminhão e mais dois automóveis que estavam logo a frente.


Ficaram feridos no acidente, o motorista do caminhão de Santo Cristo Cleiton Rafael Fuhr, e os dois ocupantes de um Fiat Uno com placas de Barra Funda, Adão Jair Aires, de Palmeira das Missões e Rodrigo Monteiro, do município de Sarandi, os mesmos são funcionários da empresa que trabalha na rodovia. Os ocupantes de um Caminhão Baú de uma empresa atacadista da cidade de Itapuí SP, Gilmar da Silva Maciel e Anderson Monsani, ambos de Caxias do Sul, e o condutor do Gol com placas de Redentora, Diogo Antônio Piveta, não se feriram, apenas um dos ocupantes do caminhão ficou em estado de choque.

O setor de comunicação do Hospital São Vicente, emitiu nota informando que todos os feridos passam bem. Não houve gravidade nos ferimentos.

O Caminhão Baú tombou na pista, o Gol ficou semi destruído, o Uno ficou completamente destruído com a força da batida, e o caminhão transportador de suínos teve a cabine toda esmagada, prensando o motorista.
O caminhão de transporte de suínos estava vazio
(Foto: Paulo Marques)

Os Bombeiros e o Samu de Três de Maio, prestaram socorro as vitimas conduzindo-as ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo. Os policiais da Brigada Militar três-maiense, prestam serviço de segurança no local. O trânsito não está interrompido para caminhões, somente automóveis passam pelo local.

Veja mais imagens...

Casa de lanches pode ser interditada após mais de 200 clientes pararem no hospital

Lói Roque Biacchi, coordenador
regional de Saúde
Uma equipe da Divisão Sanitária da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) está investigando um estabelecimento localizado no centro de Santo Ângelo, onde cerca de 220 pessoas ficaram intoxicadas após consumir lanches.

O coordenador regional de Saúde, médico Lói Roque Biacchi, disse que essas pessoas passaram mal de quinta-feira (21) até esta segunda-feira (25) e foram atendidas no Pronto Socorro do Hospital Santo Ângelo. “Elas chegaram ao hospital enfraquecidas com sintomas de diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal e febre. Todos afirmaram ter consumido alimentos em uma casa de lanches do centro da cidade”, afirma.

A maioria dos pacientes foi atendido, medicado e liberado. Até esta segunda-feira (25), 15 crianças permaneciam internadas na pediatria e uma mulher de 49 anos estava na Unidade de Tratamento Intensivo do HSA.

Segundo relato dos pacientes eles consumiram sanduíches, cachorros-quentes, hamburgueres e pasteis. Biacchi destaca que já foi realizada uma vistoria no estabelecimento. “A CRS quer saber o que a casa estava autorizada a comercializar e se seguia as normas da Vigilância Sanitária”, frisa.

O coordenador regional ainda observou que em caso de descumprimento da legislação sanitária o local poderá ser interditado. “Quem trabalha com alimentos deve observar a qualidade do produto. Os comerciantes também devem ter cuidado com a saúde das pessoas”, finaliza.

Inventário de prédios históricos reacende debate sobre preservação do patrimônio em Santo Ângelo

Ministério Público alerta que falta de uma lei específica deixa
situação das construções indefinida
(Foto: Fernando Gomes / Especial)
A retomada do inventário de 116 prédios históricos, a partir de março, provocará novamente um atrito entre órgãos públicos, entidades culturais e moradores de Santo Ângelo, nas Missões.

Enquanto entidades municipais de cultura e Ministério Público defendem a conservação do patrimônio arquitetônico no centro da cidade, os proprietários de imóveis temem que a proteção impeça reformas e novos investimentos.

O estudo é realizado no município desde maio do ano passado, em convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). A proposta é verificar o valor de cada imóvel e indicar quais deles devem ser tombados como patrimônio histórico.

O levantamento técnico também apontará quais os níveis de preservação a que cada prédio estará submetido, e o que cada proprietário poderá ou não fazer na construção, mesmo que seja sua casa.

Apesar de o processo estar em andamento, a equipe que realiza o inventário não soube informar o número exato de imóveis que são residenciais no Centro Histórico de Santo Ângelo. Sabe-se apenas que a maioria das matrículas é de propriedade particular.

— Estimamos que a maior parte será indicada para preservação de fachada, o que admite várias intervenções construtivas. Só porque o prédio é antigo não quer dizer que ele tem valor histórico e será tombado. Mas é preciso que haja uma lei regulamentando a questão — pondera a historiadora Débora Mutter, 24 anos, mestre em História pela PUCRS, que integrou a equipe multidisciplinar coordenada pelo arquiteto e urbanista Paulo Tissot.

O estudo completo sobre o assunto deve ser entregue até a metade deste ano, de acordo com Tissot, já que parte do inventário foi encaminhada ainda no fim do ano passado.

— Para concluir o projeto precisamos conversar com todos os proprietários e explicar qual o tipo de valor atribuído ao seu imóvel. Também é necessário avaliar o interior de cada prédio — ressalta o arquiteto.

Morre a mulher vítima de atropelamento em Panambi

Mulher foi atropelada nesta segunda-feira
Morreu na madrugada desta terça-feira (26), a Sra. Wally Isolde Brust Vergani, 53 anos, esposa do funcionário Jorge da biblioteca  da Escola Poncho Verde. Ela encontrava-se internada no CTI do Hospital São Vicente de Paula em Cruz Alta, para aonde foi removida na manhã de ontem após ter sido atropelada por uma camionete que descera desgovernada, sem condutor, do local em que tinha sido deixada estacionada defronte a Funilaria Icege no Bairro Arco Íris.

Wally Isolde, sofreu multiplas fraturas nas pernas e traumatismos generalizados no corpo. Ela era natural de Panambi, onde nasceu em 25 de dezembro de 1953, era filha de Osmar Brust e Irica Anilda Brust, ela deixa o esposo Jorge e o filho Daniel de cinco anos que se encontrava junto com ela e também fora atingido pelo veículo e atualmente se encontra internado no CTI do Hospital São Vicente de Paula em Cruz Alta.

O corpo de Wally Isolde  ainda não foi liberado em Cruz Alta onde está passando por necropsia, os atos fúnebres serão realizados na Capela "A" da Funerária Loose e o sepultamento ainda não foi informado quanto ao local e o horário.

Grave acidente mata caminhoneiro de Horizontina em Nova Mutum-MT

Foto Diego Weber: Jornal Arinos-Nova Mutum 
O acidente aconteceu por volta das 21 horas desta segunda-feira, a cerca de 30 km de Nova Mutum e envolveu três caminhões.

Segundo informações de testemunhas um motorista de caminhão carregado de soja que seguia no sentido Nova Mutum - Cuiabá, perdeu o controle do veiculo ao cair em um buraco.

Ele invadiu a pista contraria e bateu em outros dois caminhões que vinham no sentido contrário. Um caminhão Bitrem que estava vazio e outro tanque carregado de óleo Diesel.

Ainda segundo informações, os motoristas até tentaram desviar jogando os veículos para o acostamento, o que não impediu a colisão. O impacto foi tão forte que destruiu completamente a cabine dos veículos.

Um dos mortos é o horizontinense Pedro Ílio Branco. O corpo de Branco, será transladado para Horizontina, onde será velado e sepultado, mas ainda não há previsão para sua chegada.

Segundo a Polícia, dois motoristas ainda pediram por socorro, mas acabaram morrendo antes da chegada do corpo de bombeiros. Um dos caminhoneiros ainda não foi identificado. O outro motorista, era Edvaldo Bellina Moreira. Ele teve corpo arremessado para a carroceria do caminhão e parte dos membros mutilados.

A pista ficou coberta de soja e do combustível que ficou vazando do caminhão tanque.