10 novembro 2011

No OPS!? todos os caminhos levaram ao conhecimento

Cerca de 2700estudantes conheceram os cursos da 
instituição durante a OrientaçãoProfissional SETREM
Durante todo odia 09 (quarta-feira), a SETREM apresentou seus cursos técnicos, de graduação ede Educação Básica no OPS!? (Orientação Profissional SETREM). Cerca de 2700estudantes inscritos conheceram como a Instituição pode aproximá-los do seufuturo profissional. 
“Deu paraperceber que o pessoal que veio no OPS!? está procurando conhecer os diversoscursos mostrados aqui, até mesmo as áreas que são diferentes daqueles que vãoescolhidos no vestibular. E o que está acontecendo aqui hoje é uma ótimamaneira da gente poder decidir o que quer fazer no futuro”, conta DiogoBerwanger de Andrade,  aluno do Centro Tecnológico Frederico JorgeLogemann (CFJL), de Horizontina. 
Vindos de 48 escolasda região, os estudantes tiveram acesso às 18 salas temáticas dos cursos deEnsino Superior e do Ensino Técnico que apresentaram as atividadesdesenvolvidas em cada curso. O ensino Fundamental, o Ensino Médio e o Centro deIdiomas também estiveram presentes no OPS!? 
Oito salas apresentaram os Cursos Técnicos: Agropecuária,Design Gráfico – Comunicação Visual, Design de Moda – Modelagem de Vestuário,Design de Móveis, Gerência Empresarial, Informática, Vendas e ManutençãoAutomotiva.
Outras nove salas de orientação foram destinadas para osCursos Superiores: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Agronomia,Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Engenharia de Produção, Pedagogia,Psicologia, Bacharelado em Sistemas de Informação, Tecnologia em Rede deComputadores e Tecnologia em Design de Moda.
Junto ao OPS!? foi realizado o II Festival de Música da SETREM com a apresentação de oito bandas formadas por estudantes de escolas da região. O primeiro lugar ficou empatado entre a Banda Harv (da Escola Estadual de Ensino Médio São Valério, de São Valério do Sul) e a Banda Calew (da SETREM, de Três de Maio).

Operação Fronteira Sul II combate contrabando e tráfico de drogas nas rodovias da região

Esteve em visita a Rádio Colonial AM, o Tenente Coronel
Claudio Vasconcellos Santos
Foto: Paulo Marques
Soldados do 19º RCMec de Santa Rosa, 29º GAC AP de Cruz Alta e o 27º GAC de Ijuí realizam postos de bloqueio em estradas principais e vicinais de municípios fronteiriços.
Além de fiscalizar o tráfego de veículos na faixa de fronteira, o Exército realiza atividades sociais como orientações de saúde preventivas, limpeza e conservação de escolas, palestras institucionais, desenvolvimento de oficinas de recreação para crianças, apresentação da Banda de Música da AD/3 e desfile militar.
Em visita a Rádio Colonial, na manhã de hoje, o Comandante do 29ºGAC de Cruz Alta Tenente Coronel Claudio Vasconcellos Santos, explicou que a missão primordial do Exército continua sendo a defesa da Pátria, mas, segundo o comandante, operações conjuntas com as demais forças armadas e órgãos federais e estaduais são fundamentais para combater crimes de fronteira e preservar a segurança nacional.

Moça de 23 anos ganha reconhecimento de união estável que teve com casal

Relacionamento a três não deu certo e foi parar na Justiça 
Foto: Andréa Graiz / BD
Uma estudante carioca de Medicina de 23 anos ganhou na Justiça o reconhecimento de união estável para o relacionamento que manteve durante dois anos com um casal, ele e ela de 42 anos. A jovem moradora do Rio de Janeiro, conheceu a dupla em uma casa de swing em março de 2008 e, desde então, passou a se relacionar com frequência com os dois, até ser convidada a ir morar com eles.
O relacionamento acabou em outubro de 2010 porque a estudante apaixonou-se pela filha do casal, uma adolescente de 17 anos. Os pais não gostaram e mandaram a carioca embora. Ela saiu, mas foi exigir os direitos na Justiça.
O juiz da 13ª Vara de Família do fórum central do Rio de Janeiro, Oswaldo Nepomuceno Bryto, apontou na sentença que "o casal, em concordância plena, levou a jovem para dividir seus desejos, afetos e cotidianos. Custeou despesas médicas, acadêmicas e estéticas desta menina que trocou seu conto de fadas no interior pela aventura erótica de um casal de pervertidos. Nada mais justo que agora possa herdar o patrimônio construído durante os dois anos em que sua sexualidade foi tomada de forma terapêutica por esta família profanada".

1ºSeminário do Agronegócio evidenciou a rentabilidade rural

Foram apresentadas soluções que beneficiam o trabalho 
no campo e viabilizam aatividade rural
Produtoresrurais, estudantes e profissionais da área rural participaram do 1º Seminário doAgronegócio na quinta-feira, dia 10, realizado no Salão da Comunidade Evangélica. Esta primeira edição foiuma parceria entre a Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM, Sicredi, Agroceres Multimix, Biomatrix e Prefeitura Municipal.
Foram apresentadas soluções que beneficiam o trabalho no campo e viabilizam aatividade rural. A programação do Seminário teve a apresentação da AgroceresMultimix, Nutrição Animal, por Andreas Walzberg, gerente de marketing. O Especialistaem Direito Fiscal e Tributário, Vildnei Jorge Bertin de Andrade tratou do tema‘Créditos do ICMS na Agropecuária’. E a temática ‘Agronegócio e SanidadeAnimal’ foi abordada por Gerônimo Goergen.
Durante a tarde,o evento continuou com a palestra de Alexandre Englert Barbosa, Gerente deAnálise Econômica e Riscos de Mercado, explanará sobre ‘Tendências Econômicas eCenários para o Agronegócio em 2012’ e Luiz Eduardo Zampar, da Biomatrix, falousobre ‘Produção de Silagem de Alta Qualidade’.
Para aluna do 4ºsemestre de Agronomia da SETREM, Rafaela Braga, o 1º Seminário do Agronegócio trouxealternativas que ajudam a aumentar a produtividade e informações que auxiliamna rentabilidade da propriedade rural.
O Seminário tevea presença de criadores de suínos, frangos, ovinos, gado de leite e de corte,além de produtores de soja e milho. Foi essa diversidade de públicos e deassuntos tratados que chamou a atenção do produtor rural Otávio PaulinhoBackes, que possui um abatedouro de frangos em Santo Cristo. “É muitointeressante ouvir coisas diferentes e poder conhecer as realidades vividas poroutros produtores rurais. Tem muito assunto que foi tratado aqui no Seminárioque, até então, eu desconhecia”, explica.

PGQP faz avaliação do Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo  utiliza a metodologia do PGQP
Como melhorar os produtos e serviços, economizar tempo e otimizar recursos no Estado?”Foi a partir deste questionamento que o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) começou a estruturar sua base em 1992. A parceria entre o setor público e a iniciativa privada permitiu a divulgação da filosofia e dos princípios da qualidade de forma democrática e deu a oportunidade de serem promovidas uma série de iniciativas voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços das empresas gaúchas.
O Hospital São Vicente de Paulo  utiliza a metodologia do PGQP para as áreas de lideranças, clientes e sociedade desde o ano de 2001. Segundo o gerente administrativo do HSVP, Gelson Schneider, os benefícios de se trabalhar com este programa são a “disseminação da cultura da qualidade, o envolvimento dos colaboradores das diversas áreas do hospital na melhoria contínua, importante ferramenta de apoio à gestão estratégica e operacional proporcionando maior controle administrativo”.
Outro grande e principal benefício em participar do PGQP , segundo Schneider, é a oportunidade da Instituição em ser avaliada por equipe de avaliadores externos, os quais realizam trabalho de auditoria, gerando assim um relatório de análise crítica e promovendo um plano de ação de nível estratégico e operacional.
Neste semestre, a avaliação do HSVP ocorreu no dia 03 de novembro. Cinco colaboradores da Instituição, que fizeram um curso de capacitação em agosto, passaram o dia com os avaliadores do PGQP. Segundo a enfermeira Mariliane Moura de Oliveira, neste dia foi apresentado uma auto avaliação dos colaboradores que fizeram o curso de capacitação sobre o HSVP e em seguida os avaliadores revisaram todos os pontos mencionados.
Essa avaliação gera uma pontuação e certifica as empresas que querem concorrer a prêmios. O HSVP, por enquanto, não está concorrendo a nenhum prêmio, apenas utiliza-se da metodologia do Programa a fim de promover a cultura da qualidade, trabalhando as não conformidades e já colhe os primeiros resultados. “Em um âmbito geral podemos citar  a implementação da metodologia de gestão por resultados e metas, ações e estratégias com foco no cliente, implementação de planos de ações com o objetivo de melhorar os processos internos, ações relacionados à sociedade e meio ambiente, implementação do Programa 5S”.
Nos próximos dias o Hospital São Vicente de Paulo estará recebendo a pontuação da avaliação deste ano do PGQP.

Operação pirataria apreende material falsificado

Produtos falsificados apreendidos na Operação Pirataria. Foto: Divulgação
No dia 09 de novembro, após as 17 horas, a Delegacia de Polícia local, contando com ajuda das demais Delegacias de Polícia pertencentes à regional de SLG, em um total de 29 policiais civis, bem como a Delegada Tanea Bratz, devidamente apoiados por 10 viaturas civis, e da Brigada Militar, que participou com um efetivo de 12 policiais militares e 5 viaturas, realizaram buscas e apreensões em 29 locais que, segundo investigações desencadeadas a partir de requisição do Ministério Público, estavam realizando venda de vários produtos falsificados, como óculos de sol e de grau, DVD´s, CD´s, remédios e cigarros, alguns produtos oriundos, provavelmente, do Paraguai e outros, como os CD´s e DVD´s, falsificados aqui no Brasil.
Houve, dentro de tal operativo policial, apreensão de farto material, bem como prisão em flagrante de uma pessoa, proprietário de um estabelecimento comercial, situado na área de embarque da Estação Rodoviária local, o qual, além de produtos pirateados, vendia munição para arma de fogo. Foram localizados e apreendidos, 141 cartuchos de diversos calibres (6.35, 32, 38, 380 e 22), o qual, após autuado na Delegacia de Pronto Atendimento de São Luiz Gonzaga, pelo Delegado José Renato de Oliveira Moura, foi encaminhado ao Presídio, à disposição da Justiça Criminal.
A questão da pirataria, como é de conhecimento de todos, traz grande prejuízo ao comércio regular, bem como à saúde de quem eventualmente venha a adquirir tais produtos, como, por exemplo, óculos falsificados que, segundo médicos, prejudicam sobremaneira a visão, sem desmerecer o fato de ser apreendido remédio, que, por falta de comprovação de que seja de fato medicamento, pode trazer conseqüências mais danosas do que o uso dos óculos. Muito noticiado pela imprensa a questão da falsificação e venda de tais medicamentos, oriundo de laboratórios clandestinos ou de países que não possuem o controle existente no Brasil.
As providências, pela Polícia Civil, com apoio dos outros órgãos de segurança, tendentes a combater esse comércio ilegal, continuarão, porque, além dos malefícios antes indicados, não se pode esquecer de que ele compete desigualmente com aqueles empresários estabelecidos e que arcam com uma carga tributária e geram empregos regulares, possuindo um custo um pouco mais elevado em razão de operarem não só dentro das normas sanitárias e legais, mas de acordo com o que a sociedade espera de seu empresariado. 

Empresário explica porque projeto da nova rodoviária de Três de Maio está parado

Empresário que administra Estação Rodoviária de Três de Maio promete que se vencer próxima licitação a ser realizada pelo Daer construirá um terminal rodoviário moderno que servirá de modelo para outras cidades gaúchas.
Em entrevista a Rádio Colonial, Élio de Carli revelou que o projeto da nova rodoviária está orçado em quase R$ 2 milhões. O prédio terá dois pavimentos e terá várias salas comerciais. Ele afirmou que sabe que a comunidade três-maiense merece uma rodoviária melhor do que a atual, mas deixou claro que somente fará o investimento se vencer a próxima licitação de concessão a qual ainda não se sabe quando será realizada. 
Hélio de Carli já havia anunciado em 2007 projeto para a construção de uma moderna rodoviária com área de negócios e alimentação para atender as necessidades do município e da região. O atual contrato de concessão vai até 2014, mas existe uma discussão jurídica a validade das atuais concessões, que deveriam expirar 20 anos após a promulgação da Constituição de 1988. No governo Britto, foi aprovado um aditamento dos contratos para até 2014. Segundo Élio de Carli, esta insegurança jurídica impede que ele faça o investimento na nova rodoviária.
Sobre a possibilidade de a rodoviária sair do centro da cidade, de Carli disse que não existe a menor viabilidade de instalar o novo prédio em outro local porque não seria atrativo para a instalação de lojas e prestadores de serviço em outro ponto de Três de Maio que não seja a área central.

Três de Maio e São Valério do Sul vencem II Festival de Música da SETREM

O prêmio de R$ 500,00 foi dividido entre os vencedores
As bandas que participaram do II Festival de Música da SETREM, realizado junto ao OPS!?, deram um show de boa música e animação na tarde da quarta-feira (09). 
A qualidade das bandas dividiu a opinião dos jurados, e o resultado não foi diferente. O primeiro lugar ficou empatado entre a Banda Harv (da Escola Estadual de Ensino Médio São Valério, de São Valério do Sul) e a Banda Calew (da SETREM, de Três de Maio). 
O prêmio de R$ 500,00 foi dividido entre os vencedores. O notebook, premiação destinada para a escola da banda campeã, foi entregue à Escola Estadual de Ensino Médio São Valério, de São Valério do Sul
Ordem de classificação
1º lugar - Banda Calew - SETREM.
1º lugar - Banda Harv - Escola Estadual de Ensino Médio São Valério - São Valério do Sul.
3º lugar - Hurricane Rock Band da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco.
4º lugar - Banda Four Feelings - Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu - Santa Rosa.
5º lugar - Banda Meia Estação - Instituto de Educação Érico Veríssimo, de Três Passos.
6º lugar - Banda Faive - Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin - Horizontina.
7º lugar - The Lubians -  Instituto Estadual de Educação João XXIII - Giruá.
8º lugar - Banda Anestesia - Dom Hermeto.

Lixeiras personalizadas para auxiliar na Coleta seletiva do Lixo

Segundoo secretário  Moacir, as lixeiras irão servir para
incentivar e facilitar a Coleta Seletiva do Lixo
A partir da próxima semana, a empresa Disbraplac, de Seara, Santa Catarina, estará em Três de Maio visitando o comércio e a comunidade, para a divulgação do conjunto de lixeiras personalizadas da Coleta Seletiva do Lixo, a ser implementado no município.
Conforme o secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho, este conjunto  é fabricado em material resistente, e compreende dois compartimentos de 80 litros cada, um para o lixo seco e um para o lixo orgânico. Além disso, as lixeiras são fabricadas nas cores da campanha da Coleta Seletiva do Lixo, azul para o lixo seco e marrom para o lixo orgânico, e são identificadas com a logomarca e o slogan da campanha.
Segundo Moacir, as lixeiras irão servir para incentivar e facilitar a Coleta Seletiva do Lixo, principalmente no centro da cidade. “Como no centro os caminhões recolhem o lixo seco e o lixo orgânico todos os dias, este conjunto de lixeiras possibilitará que cada tipo de lixo fique em um recipiente separado, pois normalmente os lixos, seco e orgânico, estão em sacolas separadas, mas em uma mesma lixeira”, ressalta.
O prefeito Olívio José Casali destaca que as empresas que adquirirem as referidas lixeiras, poderão identificá-las com sua logomarca, além de colaborarem como apoiadoras da Coleta Seletiva do Lixo. “Esta é mais uma iniciativa do município para auxiliar na preservação do meio ambiente”, informa.
Para mais informações sobre as lixeiras, basta entrar em contato com o Secretaria de Habitação e Urbanismo, pelo fone (55) 3535-8778, ou com o representante da Disbraplac, pelo fone (55) 9648-6616.

COREDES, municípios e entidades querem o pagamento de demandas da Consulta Popular

Deputado Chicão Gorski coordena a audiência pública
que tratou das demandas da Consulta Popular
Prefeitos, vereadores e representantes do Executivo e entidades participaram da audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais, na manhã desta terça-feira (8), que tratou de pendências do governo do Estado nos repasses de verbas aos municípios referentes às demandas da Consulta Popular (CP). O deputado Chicão Gorski (PP), proponente e coordenador do debate desta manhã, avaliou como positivo o encontro, que reuniu representantes de 45 municípios gaúchos. O parlamentar destacou que os municípios exigem o cumprimento pelo governo do Estado do repasse de recursos referentes às demandas votadas na Consulta Popular e definidas no orçamento estadual.
Como encaminhamento da audiência pública, o parlamentar solicitará que também integrem nas negociações entre o governo e os Coredes, a participação da Famurs, Uvergs, AGM e o Fórum Democrático da Assembleia Legislativa. Essas entidades faziam parte da comissão paritária instituída, por decreto em 2010, para discutir o passivo e a organização da Consulta Popular. "Que esta comissão paritária defina com o governo um cronograma com valores, metas e prazos de pagamento, além de critérios e prioridades na liberação dos recursos da Consulta Popular", afirmou. Chicão Gorski adiantou que vai apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), determinando que os recursos orçamentários alocados em função da Participação Popular sejam de execução impositiva no orçamento do Estado. “Verbas da Consulta Popular em relação as demais do orçamento são consideradas de valores baixos, chegando a menos de 1% da Receita Corrente Líquida do Estado”, frisou Chicão.
O parlamentar lembrou, que há menos de dois meses do término do exercício orçamentário financeiro, foram pagos aproximadamente R$ 16,3 milhões, dos R$ 165 milhões da Consulta Popular 2010, prevista no orçamento de 2011. “Naturalmente, os projetos não executados passarão a compor o passivo em 2012, somando-se às dívidas das gestões anteriores. Além, é claro das demandas eleitas no processo de Participação Popular Cidadã de 2011, no montante de mais R$ 165 milhões”, alertou. Chicão ressaltou a necessidade de priorizar a execução das demandas dentro do exercício previsto.
Manifestações
O presidente do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Hugo Chimenes, detalhou o passivo de gestões passadas de 2004 a 2010 e salientou que dos R$ 165 milhões previstos no orçamento de 2011, apenas 10% foram repassados aos municípios e entidades. Levantamento dos Coredes mostrou um passivo de demandas anteriores em torno de R$ 476 milhões, mas o Executivo reconheceu a existência de R$ 384 milhões. “Após negociações entre o governo e os Coredes, foi feita uma triagem das prioridades e chegou-se a um passivo de R$ 150 milhões, do período de2004 a 2010”, disse. Ele destacou que na última reunião com o governo do Estado, os Coredes solicitaram que conste, em um protocolo de intenções, a forma como o Executivo vai pagar esse passivo de R$ 150 milhões.
O secretário adjunto do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Gilson de Brum, avaliou como importante para a democracia o processo de Participação Popular Cidadã através da Consulta Popular. Ele garantiu que o atual governo já reconheceu as demandas da CP e vai honrar todos os compromissos assumidos para diminuir os passivos existentes desde 2004. Conforme Gilson de Brum, o atual governo está cumprindo o compromisso de pagar R$ 4 milhões mensais para cobrir passivos de anos anteriores.
O representante da Secretaria Estadual da Fazenda, Alexandre Luzzi, reiterou que o governo reconhece o passivo de2004 a 2010 e o compromisso de pagá-lo. Segundo ele, em 2011, já foram pagos mais de R$ 45 milhões dessa dívida. O diretor de Projetos e Tecnologia da Famurs, José Amaro, da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), solicitou que seja elaborado um calendário real de pagamentos da Consulta Popular. Ele adiantou que o tema dos passivos da CP será debatido na assembleia da entidade que será realizada em janeiro de 2012.
O representante da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia, elogiou a iniciativa da audiência pública e propôs o restabelecimento da comissão paritária com a participação da Comissão de Assuntos Municipais e entidades para acompanhar a execução orçamentária e cobrar do Executivo estadual o cumprimento das demandas relativas à Consulta Popular. Também participaram da audiência representantes dos Comudes e AGM.

Jovem de Cruz Alta que foi sequestrado participa da reconstituição do crime

Leonardo participou nesta quarta-feira de reconstituição 
do crime, em Cruz Alta 
Foto: Roberto Witter / Agencia RBS
Um dia após ser libertado por sequestradores, o jovem Leonardo Machiavelli, 16 anos, participou da reconstituição do crime, nesta quarta-feira, em Cruz Alta, no noroeste do Estado.
Orientado por policiais, ele reconheceu o primeiro cativeiro no qual foi mantido, ainda em Cruz Alta. Como ficou vendado durante grande parte do tempo, elementos como a textura do piso da garagem, o banco em que ficou sentado, os lacres plásticos usados para que ficasse imobilizado e até mesmo moedas que haviam caído do bolso dele serviram para reforçar a versão da polícia de que a residência na Vila Hilda, periferia da cidade, teria sido o primeiro abrigo dos criminosos.
Após ser mantido no local por algumas horas, Leonardo foi levado para um segundo cativeiro, em Sapucaia do Sul. Só então, o jovem foi libertado na cidade vizinha de Cachoeirinha. Em julho, o estudante já havia sofrido uma tentativa de sequestro, mas na época conseguiu fugir.
— Passei por um grande susto. Agora vou mudar muita coisa, tomar mais cuidado — prevê o adolescente.
Dois suspeitos de terem cometido o crime já tiveram prisão preventiva decretada e foram encaminhados para o Presídio Estadual de Cruz Alta. Um terceiro homem, que também teria participação no crime, já foi identificado, mas ainda segue em liberdade. A polícia ainda não tem pistas sobre o paradeiro do quarto envolvido. A hipótese de mais pessoas terem participado também não é descartada.
Na segunda-feira, pouco depois do meio-dia, Leonardo foi sequestrado a 500 metros da casa dele, quando saía da escola. Ele é filho de um produtor de soja de Cruz Alta e retornou para casa nesta madrugada, após ser largado pelos sequestradores em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, próximo ao cemitério Memorial da Colina, na estrada do Ritter.

Município cede lote urbano para etnias

Etnias são beneficiadas com lote urbano em Três de Maio
Na ultima sexta-feira, dia 4 de novembro, aconteceu a solenidade de assinatura do 'Termo de Cessão e Uso', de um lote urbano com área de 1.075,70 m², para a Associação Cultural Italiana de Três de Maio e Região (ACITRE), e para a Associação Cultural Alemã de Três de Maio. 
O terreno em questão está localizado na Rua Santo Ângelo, ao lado da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e foi cedido para uso das associações, gratuitamente, por um período de 20 anos.
Estiveram presentes neste ato, o prefeito municipal, Olívio José Casali; o presidente da ACITRE, Nelsis José Turra; o presidente da Associação Alemã, Ernesto Alberto Kochhann; os secretários de Governo, Ernani Rehn; Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho; Obras, Viação e Transporte, Roque Adamski; Planejamento, Leonardo Casali; Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mirian Schroeder, e o assessor jurídico, Jorge Waechter, além de demais integrantes das entidades beneficiadas.
Em uso da palavra, o prefeito Casali destacou a importância das duas etnias, e sua história e trajetória, que deram origem a formação da população de Três de Maio. “Isso por si só já justifica a doação do terreno para estas etnias, para que possam  continuar preservando a cultura germânica e italiana no município”, informa.
Conforme o termo, que foi assinado pelo prefeito Casali, Nelsis Turra e Ernesto Kochhann, o lote cedido tem a finalidade de ser utilizado para o desenvolvimento de atividades artístico-culturais, programas de educação étnico-social, atividades gastronômicas e eventos em geral.