22 março 2010

Solidariedade nunca é demais

O tempo da Quaresma que estamos vivendo tem a ver com reflexão, arrependimento, preparação para uma vida nova e de solidariedade. Afinal, logo mais já entramos na Semana Santa. Foi justamente pensando nisso que o DACAF, Diretório Acadêmico da Faculdade Três de Maio- SETREM, decidiu pela doação dos 371 quilos de mantimentos arrecadados na semana de recepção aos bixos, quando cada um deles devia trazer pelo menos 1kg de alimento não perecível. Desta forma, o presidente do DACAF Douglas Elias Kunz e um representante do PAEES, Programa de Acompanhamento aos Estudantes do Ensino Superior, o professor Mário Studt, se deslocaram no sábado, dia 06, à Porto Mauá, mais precisamente ao Centro de Recuperação de Dependentes Químicos de Itajubá, coordenado pelo Padre Edegar de Matos. O centro abriga atualmente 33 jovens em diferentes níveis de recuperação, alguns de Três de Maio e arredores. Além de Itajubá, o projeto também abriga jovens em Giruá e Vila Pratos, município de Novo Machado e depende basicamente de donativos da região, bem como dos municípios de origem dos jovens.

Jéssica Woiciechoski é a rainha do 27º Hortigranjeiros

Mais de 300 pessoas compareceram no Clube Concórdia, no último sábado(20), para conferir o Concurso de soberanas do Hortigranjeiros. Nove candidatas disputaram o título de rainha e princesas da 27ª edição do evento, que este ano tem 37 comissões. São 110 pessoas envolvidas na organização do Encontro, todas voluntárias.
A Comissão Social, coordenada por Adriana Leal, foi responsável pelo Jantar Dançante de sábado. Com a animação de “F II”, o público conferiu o desfile das candidatas e a coroação. Na ocasião, a Rainha da 26ª edição, Fernanda Paties, e as princesas, Ana Antônia Guier e Patrícia Smolski se despediram do público e passaram faixa e coroa para as novas soberanas. Jéssica Woiciechoski, de 19 anos é a nova rainha, Marquieli Sigolin de 17 anos, a 1ª princesa e Fernanda Eich de 17 anos a 2ª princesa.
Essas são as soberanas que irão representar o evento, que este ano, deve ser marcado pela relação do campo com a cidade e também pelo desenvolvimento de novas alternativas de produção e de tecnologia para o agricultor. De acordo com a presidente, Cláudia Bachinski, “Nós priorizamos valorizar a produção que gera o desenvolvimento da sociedade e que é indispensável para todos e todas, por isso, vamos trabalhar com o tema: Alimentando o Desenvolvimento”. A primeira agenda da rainha e das princesas será no lançamento do Hortishow que acontece essa semana, de 24 a 26 de março, na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste.

Vendaval atinge parte da cidade de Horizontina e causa grande destruição

Um forte temporal com ventos superiores aos 120 km por hora foi registrado na madrugada desta segunda-feira(22) em Horizontina. A maior parte da cidade ainda está sem luz. O Corpo de Bombeiros e a Comissão Municipal da Defesa Civil montaram um QG para atender as familias que precisaram de lonas desde a madrugada, em razão de centenas de casas que tiveram o telhado avariado.
Pelo menos duas escolas municipais ficaram semi-destruidas. As aulas na maioria das escolas foi suspensa, sendo mantida somente no Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, que fica em uma região menos atingida. O quartel da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros teve parte do telhado arrancado.
Os armazéns da Cotrimaio, Cooperativa de grãos foram atingidos e os prejuizos são incalculáveis neste momento. Parte da estrutura de elevadores de cereais também foi derrubada. Centenas de árvores e dezenas de postes de energia cairam sobre as ruas interrompendo o trânsito.
O vento começou por volta das 2:00 da mandrugada e durou menos de 10 minutos. No aeroporto municipal Walter Bündchen os equipamentos que registram a velocidade dos ventos registrou uma rajada de 146 km/h, antes da torre de sustentação dos mesmos ser derrubada.
No Posto BR Cotrimaio, uma das bombas de gasolina foi arrancada. O prédio da Marcenaria Moraes no distrito industrial foi destruído. Os serviços de telefonia começaram a ser restabelecidos ao meio-dia desta segunda-feira. A Unidade de Saneamento da Corsan também teve parte do telhado arrancado e paredes danificadas. A cidade está sem abastecimento de água.
No interior do município também há prejuizos consideráveis, na região de Mambuca e Bela Vista, no distrito de Cascata e em Esquina Tunas. Estufas de produção de hortigranjeiros, chiqueirões e até armazém de cereais ficaram destruídos.
Desde a madrugada está sendo distribuída lona preta e a Defesa Civil Estadual deve remeter ao município duas cargas de telhas de amianto. O prefeito Irineu Colato que está na capital do Estado aguarda relatório da Defesa Civil Municipal para decretar situação de emergência. O Jeep Country e a Jeep Fest, evento esportivo sobre rodas, cultural e de negócios que seria realizado no próximo final de semana foi cancelado.

Defesa Civil calcula que 500 mil foram afetados pelos temporais

Cerca de 500 mil pessoas foram afetadas pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira, segundo a Defesa Civil estadual. São 14 municípios com problemas, como destelhamentos, alagamentos e queda de árvores. Pelo menos sete decretarão estado de emergência, de acordo com o chefe de Comunicação do órgão, capitão Alexsandro Goi.
Uma das cidades mais prejudicadas foi Três Passos no Noroeste do Rio Grande do Sul, onde a chuva da madrugada afetou 18 mil pessoas. O quartel do 7º Batalhão da Brigada Militar foi destelhado, assim como cerca de outras 50 residências. A prefeitura ainda tenta mensurar os problemas causados pela tempestade.
Em Horizontina, no Norte, ventos de 146km/h atingiram a cidade nesta madrugada, segundo informações do Aeroporto Municipal. Muitas pessoas estão sem energia elétrica e sem contato telefônico. As aulas da rede pública e estadual foram canceladas. Pelo menos 1 mil residências foram danificadas. A administração solicitou 5 mil telhas para recuperar as casas.
Tupanciretã, no Centro, foi outra cidade atingida. A prefeitura é uma das que deve decretar situação de emergência, assim como Ibirubá, na mesma região, que já tem 120 desalojados. Santo Cristo, que foi um dos municípios mais prejudicados, também deve fazer o pedido. Muitas casas e estabelecimentos ficaram destelhados, postes de energia elétrica no chão e estruturas de ferro foram demolidas. Ainda devem entrar para a lista: Campinas das Missões e Vila Nova do Sul.
A Defesa Civil está fazendo um levantamento dos estragos para disponibilizar os materiais. Equipes já se deslocam para o interior para dar reforço às regiões.
Na foto imagem de Santo Cristo.

Exército se mobiliza para auxiliar em estragos no noroeste do RS

O Exército se desloca no início da manhã desta segunda-feira de Santa Rosa para Santo Cristo e Horizontina, no noroeste do Estado. As cidades apresentam dezenas de casas destelhadas e ruas bloqueadas devido à queda de árvores.
A Defesa Civil de Santa Rosa também já presta auxílio aos dois municípios, que somados a Tenente Portela, foram os mais castigados pelo vendaval da madrugada.
Em Tenente Portela, de acordo com a prefeitura da cidade, as principais ruas ficaram intrafegáveis, por causa de alagamentos e árvores caídas. Centenas de casas foram destelhadas, mas a prefeitura ainda trabalha no balanço dos estragos causados pelo vento, que durou vários minutos, segundo moradores.
O telhado da Igreja Matriz de Tenente Portela, que já havia sido atingida pelo último temporal registrado na cidade, em 30 de novembro do ano passado, voltou a ceder. telhas voaram e interromperam a rua principal do município, que fica em frente à Igreja.
Em Santo Cristo, o quadro era praticamente o mesmo, por volta das 4h. Segundo a prefeitura, muitas casas ficaram sem telhados e os moradores trabalhavam para consertar os estragos. A prefeitura também não tem números oficiais, já que a destruição ainda estã sendo contabilizada.
Em Santa Rosa, também há registro de chuva e vento forte, que provocou queda de árvores e destelhamento de pelo menos seis casas, de acordo com a Defesa Civil. Nos três municípios há registro de falta de luz, mas ainda sem números oficiais das concessionárias de energia.