08 abril 2010

Governadora sanciona reajuste de 6% para o magistério

A governadora Yeda Crusius sancionou nesta quarta-feira (07/04), lei que reajusta em 6% o vencimento básico do magistério estadual e do quadro dos servidores de escola. Yeda ressaltou que tanto professores como funcionários da rede pública merecem o reconhecimento do Governo do Estado e de toda a sociedade pala relevância do trabalho prestado.
- O magistério tem uma importância social muito grande, o que faz com que lutemos por uma escola pública com cada vez mais qualidade. Valorizar a categoria, através de melhores condições de trabalho e de salários mais dignos, é uma obrigação de todo o gestor público. Estamos lutando para conseguir isso, sem que comprometa o equilíbrio financeiro que conseguimos obter no Estado, numa demonstração clara de respeito a toda a sociedade, assinalou a governadora.
O secretário estadual da Educação, Ervino Deon, reiterou o compromisso do Governo do Estado em oferecer melhores condições salariais ao magistério. O secretário ressaltou que nos últimos três anos os professores receberam reajuste salarial de 26%, referente ao cumprimento da Lei Britto e ao pagamento de percentual deixado pelo governo anterior.
Serão 4% de reajuste, em setembro, e 2%, em dezembro deste ano. O vencimento básico correspondente à Classe A / Nível 1, do Plano de Carreira do Magistério Público do Estado, instituído pela lei 6.672/74; e o Quadro Único do Magistério Público do Estado, em extinção, ficam reajustados, cumulativamente, pelos índices e prazos especificados na lei.
O vencimento básico dos cargos de provimento efetivo do Quadro dos Servidores de Escola, de que trata a lei 11.407/00, ficam, assim, reajustados nas mesmas datas e índices previstos no artigo 1, desta lei. As disposições desta lei aplicam-se, no que couber, aos extranumerários, inativos e pensionistas.

PF prende sete pessoas e apreende mais de 400 armas em operação contra tráfico no Estado

De acordo com a a Polícia Federal (PF), a operação Chumbo Grosso, que começou na madrugada de hoje, já prendeu sete pessoas e apreendeu cerca de 400 armas no Estado. Até as 7h25min, estavam sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão - 11 em bairros como Três Figueiras e Floresta, em Porto Alegre e um em Cruz Alta. Pelo menos três pessoas foram presas.
Cerca de 300 armas, entre elas fuzis, estavam em uma única residência. Também foram recolhidos pelos agentes, equipamentos para recarga de munição. O material será periciado com apoio do Exército.
Além de residência de armeiros, estão sendo revistadas oficinas e depósitos de armas. Por volta das 10h, uma oficina de armeiros era ficalizada na Rua Cancio Gomes. Participam da ação, da Delegacia de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas da PF no RS, cerca de 50 agentes.

Classmann demonstra solidariedade às vítimas das catástrofes climáticas

O líder do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann manifestou solidariedade às vítimas das enchentes ocorridas no Rio de Janeiro, nos últimos dias, e enalteceu a importância da criação do fundo emergencial da Defesa Civil no Rio Grande do Sul, proposta de sua autoria em conjunto com o deputado Cassiá Carpes (PTB). Na tribuna, nesta tarde (7), o parlamentar lembrou também dos últimos desastres climáticos ocorridos no noroeste gaúcho.
Segundo o deputado, a preocupação com as inúmeras catástrofes causadas pelo tempo deixam todos em alerta, e apreensivos com o que pode vir a acontecer. “É nessa hora que o homem vê sua impotência perante à ação da natureza”, afirmou. Nesse sentido, ele ressalta a importância da criação de um fundo emergencial no pronto-atendimento aos necessitados e, especialmente, para dar sustentação aos Conselhos Estaduais de Defesa Civil nos municípios.
O parlamentar lembrou que a região noroeste foi uma das mais castigadas com as mudanças climáticas dos últimos tempos, desde secas consecutivas, até fortes temporais e ciclones. “Os moradores ainda estão se reerguendo, mas é triste ainda ver cenas de famílias desalojadas”, disse. Em contrapartida, Classmann fez um agradecimento especial à governadora Yeda Crusius, que esteve nas áreas mais afetadas e decretou medidas emergenciais de assistência às vítimas.

Colheita aquece venda de máquinas agrícolas

Há tempos o mercado de máquinas agrícolas no Brasil não apresentava um resultado tão positivo. No mês passado, foram vendidas 6,6 mil unidades, entre tratores e colheitadeiras, o maior volume mensal desde 2007, segundo as estatísticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
As boas perspectivas de renda gerada a partir de uma safra recorde de grãos, a retomada da demanda por tratores pelas usinas de cana-de-açúcar e a manutenção do mercado criado a partir dos programas para agricultura familiar explicam o desempenho das vendas do setor.
O resultado de março representa um crescimento de 24,5% em comparação às 5,3 mil unidades comercializadas em fevereiro. Em relação ao mesmo período de 2009, o resultado do mês passado significa um aumento de 61% sobre as 4,1 mil máquinas vendidas na ocasião. Já no primeiro trimestre do ano, as vendas domésticas somaram 16,5 mil unidades, um crescimento de 51,9% sobre os três primeiros meses de 2009.
E são os tratores que puxam a recuperação do mercado de máquinas. Em março, foram vendidas 5,49 mil unidades, entre tratores de roda e de esteira. O resultado supera em 26,5% as vendas registradas em fevereiro deste ano e em 58,7% o desempenho de março de 2009, quando foram comercializadas 3,46 mil tratores no Brasil. Com isso, o primeiro trimestre do ano fecha com vendas de 13.427 tratores, alta de 52,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
"O custo do plantio foi mais baixo e as produtividades na maioria das culturas estão boas, o que gera uma boa expectativa para a renda dos produtores de grãos. Além disso, as usinas estão voltando a investir e repondo as máquinas que deixaram de ser repostas no ano passado", afirma Milton Rego, vice-presidente da Anfavea.
Dentro do mercado de tratores, o segmento sucroalcooleiro tem se destacado com a recuperação da maior parte das usinas, passado o pior da crise após a turbulência financeira global. Segundo Rego, a cana é a cultura em que o uso de tratores é o mais intenso em comparação a qualquer outra atividade agrícola.
Essa retomada foi sentida, inclusive, no ranking das empresas. No primeiro trimestre do ano passado, por exemplo, a Valtra, que tradicionalmente abastece com tratores as usinas de cana, detinha 22,6% do mercado de tratores e era a terceira posição no ranking. Nos três primeiros meses deste ano a empresa subiu uma colocação e ficou com uma fatia de 25,6%.
A liderança na venda de tratores permanece com a Massey Ferguson, que manteve no primeiro trimestre deste ano a participação que tinha no mesmo período de 2009, de 31,2%. Já a New Holland, que ocupava o segundo lugar com uma fatia de 24,1%, perdeu uma posição nos três primeiros meses deste ano e tem agora 21,5%.

Gado que participará da 18ª Fenasoja deve ter vacina contra aftosa antecipada

Um comunicado oficial emitido pela Comissão de Pecuária da 18ª Feira Nacioanal da Soja – Fenasoja 2010 alerta à produtores que antecipem a vacina contra aftosa dos animais que integrarão as exposições e concursos da feira. A orientação segue normas de regulamento sanitário da Secretaria Estadual da Agricultura.
Ângela Maraschin, presidente da Comissão de Pecuária, explica que todo o gado que participará da 18ª Fenasoja deve ter feito a vacina contra aftosa, caso contrário, não poderá entrar no Parque Municipal de Exposições.
A presidente explica que a vacinação no estado deve ocorrer no mês de maio, durante realização do evento, por isso a vacina para estes animais deve ser antecipada: “o ideal é que os primovacinados sejam vacinados 15 dias antes do evento”.
As normas sanitárias para tuberculose e brucelose permanecem as mesmas. São esperados 300 animais, entre gado de leite e corte, de cidades de todo o Estado. A 18ª Fenasoja ocorre de 30 de abril a 09 de maio, em Santa Rosa.

Nos pênaltis, Inter passa pelo Novo Hamburgo

O Inter eliminou o Novo Hamburgo nos pênaltis, e está classificado para a semifinal do segundo turno do Gauchão 2010, em partida que se iniciou na noite de quarta-feira, mas invadiu a madrugada de quinta.
No tempo normal, as duas equipes empataram em 3 a 3, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Nas penalidades, o Inter venceu por 5 a 4. Todos os colorados acertaram suas cobranças; no lado anilado, Kempes foi parado por Abbondanzieri.
Alecsandro (duas vezes) e Walter marcaram para o Inter no tempo normal. Micael, Maiquel e Michel fizeram para o Novo Hamburgo.
Agora, o enfrentará o Ypiranga, pela semifinal da Taça Fábio Koff - o segundo turno do Gauchão 2010.
O adversário do Inter saiu do confronto entre Caxias e Ypiranga de Erechim.
Invicto há 14 jogos e 76 dias, o Caxias se despediu do Gauchão na noite desta quarta-feira ao ser eliminado nos pênaltis pelo Ypiranga, no Estádio Centenário, após empate em 2 a 2 no tempo normal.
O Ypiranga enfrentará nas semifinais da Taça Fábio Koff o Inter, que venceu o Novo Hamburgo na noite desta quarta-feira, também nos pênaltis. A partida será no Estádio Beira-Rio.