08 maio 2013

Criança de bicicleta é atropelada na ERS-330 em Tenente Portela

Menino de 11 anos bate com a cabeça no
parabrisa do veículo com violência após ser
atingido ( Foto: Portela Online)
chegada 
Uma criança de 11 anos de idade que andava de bicicleta pela ERS-330 foi atropelada na tarde desta quarta-feira, 8 de maio, em Tenente Portela. O acostamento da rodovia é extremamente estreito, mas não há informações precisas sobre o exato local por onde o menino trafegava.

Emanuel Freitas Ribeiro, 10 anos, voltava da escola por volta das 17h quando na localidade de Três Soitas foi atingido por um Ford Fiesta, placa de Miraguaí, que estava na direção Tenente Portela - Miraguaí.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu o menino e o encaminhou para o Hospital Santo Antônio onde recebe atendimento.

O motorista do veículo permaneceu no local até o socorro e a da Brigada Militar.

Suspeitos orientavam a separar o leite 'bom' para a família, diz MP

Promotor Mauro Rockembach mostra régua utilizada para
medir mistura de ureia no leite adulterado no RS
(Foto: Marjuliê Martini/Ministério Público)
Escutas telefônicas ajudaram o Ministério Público a desvendar o esquema de adulteração de leite investigado pela Operação Leite Compensado no Rio Grande do Sul. Em ação nesta quarta-feira (8), oito pessoas foram presas por suspeita de envolvimento na fraude, que adicionava água e ureia ao produ
to para aumentar o volume.

Além das oito prisões, da interdição de uma empresa e de três postos de refrigeração no estado, a operação também apreendeu armas, 60 sacos de ureia e cerca de R$ 100 mil em dinheiro. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e nove de prisão. Das oito pessoas presas, duas foram liberadas após o depoimento e seis seguem detidas. Um suspeito ainda está sendo procurado e é considerado foragido.

Segundo o promotor Mauro Rockembach, o grupo criminoso foi monitorado por escutas telefônicas. “Todos os passos, as negociações e os ajustes foram captados” disse. Ainda segundo o promotor, uma das ligações interceptadas revela que um dos investigados orienta seu motorista a separar “o leite da 'guachaiada'” antes de fazer a mistura, se referindo aos filhos. “Ou seja, ele pedia para deixar para ele o leite bom, antes de mandar para o consumo da população o produto com a substância cancerígena”, destacou.

De acordo com o MP, 10 caminhões foram apreendidos por determinação em Ibirubá, Horizontina e Guaporé. Também foi apreendida uma régua utilizada para medir a mistura e produtos como soda cáustica, corantes, coagulantes e emulsão para dar consistência. O total de leite adulterado, em um ano, chega a 100 milhões de litros. Segundo o MP, cerca de 100 toneladas de ureia foram utilizadas neste período.

Rockembach também salientou a gravidade do crime. “Ouso dizer que esse crime é mais grave que o tráfico de drogas, pois o traficante vende para quem quer comprar o tóxico. Na adulteração do leite, o produto é entregue ao consumidor, que não tem nenhum conhecimento prévio sobre a situação desse produto”, sustentou o promotor.

As ordens de prisão foram cumpridas ao mesmo tempo em três regiões do Rio Grande do Sul: Horizontina, no Noroeste,  Ibirubá, no Norte, e  Guaporé, na Serra. Cinco pessoas foram encaminhadas para o Presídio Estadual de Espumoso. Elas foram presas preventivamente nas cidades de Ibirubá, Selbach e Tapera. Uma pessoa, detida em Guaporé, foi levada ao Presídio Estadual da cidade.

caminhões foram apreendidos no RS, segundo MP
(Foto: Marjuliê Martini/Ministério Público)
A investigação da Operação Leite Compensado teve início em abril de 2012, quando o Ministério da
Agricultura identificou presença de formol em amostra de leite em um dos postos de refrigeração no estado. Três estabelecimentos deste tipo foram interditados nesta quarta-feira (8), além de uma empresa de laticínios em Estrela, no Vale do Taquari.

Após a descoberta da fraude, o Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de lotes de quatro marcas dos supermercados: Latvida, Italac, Líder e Mumu. A orientação do Ministério Público é que os consumidores deixem de consumir os lotes específicos de fabricação (clique para conferir a lista). No fim da tarde, o Ministério da Justiça informou que notificou as empresas.

A Operação Leite Compensado foi realizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e contou com o apoio da Receita Estadual, Brigada Militar e Polícia Civil, em três regiões do Rio Grande do Sul.

Casa da ganhadora do Programa do Gugu em Horizontina já está com as paredes em pé

A casa será entregue dia 22 de maio
(Foto: Bruna de Andrade)
Após uma semana da chegada de Gugu Liberato em Horizontina, juntamente com a produção, arquiteta e engenheiro de seu programa, a casa da dona Bete já está com as paredes em pé. O Governo Municipal de Horizontina não mediu esforços na ajuda para agilizar a construção da casa a tempo do prazo de entrega do programa.

A secretaria de obras cedeu nos primeiros dias da obra: 6 funcionários, 2 caminhões, 1 patrola, 1 retroescavadeira e 1 carregador. Nesses primeiros 2 dias foram feitos a terraplanagem e retirada de materiais do terreno. Ainda essa semana, alguns eletricistas e funcionários da prefeitura estão dando todo apoio à equipe da rede Record. Outra área, que está dando todo suporte à construção da casa da dona Bete, é o setor de Engenharia da prefeitura aos quais as arquitetas e engenheiros acompanham de perto o dia a dia da construção.

Entenda como a diarista Elizabete da Silva Dias foi contemplada com a casa do programa do Gugu

Elizabete da Silva Dias, 48 anos, morava há 18 anos na capela mortuária do Cemitério Municipal, junto com seus três filhos. Quando a jornalista Alessandra Toniazzo se mudou para Horizontina, no final de janeiro deste ano, ficou sabendo da história e resolveu escrever para a revista Sou Mais Eu, da Editora Abril, em São Paulo, onde trabalha. A publicação é nacional e atinge cerca de 500 mil leitoras por semana.

O apresentador pousou na cidade ao meio-dia da última quinta-feira (02/05) e pela primeira vez em quatro anos, no Rio Grande do Sul. O drama vivido pela empregada doméstica foi escolhido entre centenas de casos e o que mais chamou a atenção da produção foi o fato da família morar dentro de uma capela e tomar banho no mesmo banheiro onde davam banho aos corpos, antes do velório. De acordo com a arquiteta Fabiane Medeiros, a obra será concluída em 15 dias e terá 160m² de construção, mais área de lazer e muitos olhares, principalmente no dia da entrega, marcado para 22 de maio. O engenheiro Robson garante que o projeto foi feito com muito carinho para contemplar dona Bete e seus três filhos.

Ônibus desgovernado invade sala de aula da Fema em Santa Rosa

Foto: Noroeste Notícias
Um ônibus desgovernado invadiu uma sala de aula da Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) por volta das 22h de terça-feira (7), no município de Santa Rosa, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O veículo estava sem motorista, começou a andar sozinho e parou somente depois de bater na parede da universidade. Nenhum aluno estava na sala de aula onde ocorreu o acidente. Ninguém ficou ferido.

Alunos que estavam em outras salas de aula no momento da colisão relataram à polícia que todo o prédio tremeu com o impacto. Segundo a direção da Fema, os prejuízos foram apenas materiais. Uma perícia foi realizada no local na manhã desta quarta-feira (8) e mostrou que não houve danos à estrutura do prédio.

Três de Maio recebe mais 840 doses da vacina da gripe

Três de Maio recebe mais 840 doses da vacina da gripe
Até o dia dez permanece a vacinação exclusiva para as 5,3 mil pessoas que fazem parte dos grupos de risco e 2,5 mil portadores de doenças crônicas do município, como doenças respiratória, renal e cardíaca, obesidade mórbida e diabete.

Caso sobrarem vacinas, a equipe técnica da secretaria vai se reunir para avaliar quais os novos grupos da comunidade que serão vacinados. Três de Maio já ultrapassou a meta de 80% de cobertura da vacinação. A vacina garante a proteção contra três tipos do vírus da gripe, incluindo o H1N1.

Crianças menores de 9 anos que estão fazendo a vacina pela primeira vez devem receber duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Caso a criança já tenha recebido a vacina em outros anos, seja uma ou duas doses, recebem agora apenas uma dose.

Os cuidados para evitar o vírus H1N1

 Gerente Assistencial - Paulo César Pich afixando cartazes
(Foto: DM 3 Publicidade)
HSVP promoveu orientação aos colaboradores e também indica posturas aos visitantes para evitar o contágio com a gripe
                 
A chegada do clima mais frio traz novamente a preocupação com o vírus Influenza H1N1, que somente em 2013 já teve mais de 770 casos suspeitos e oito mortes confirmadas no Rio Grande do Sul, segundo dados do Centro em Vigilância em Saúde do RS. Toda a mobilização em torno da nova gripe se justifica porque o vírus A é novo e ainda não há pesquisas científicas definitivas sobre suas características. O principal risco associado à doença é uma inflamação severa dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória.

Atenta à situação, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, promoveu no mês de abril uma palestra para os colaboradores da Instituição, assim como vem expondo cartazes e distribuindo panfletos no interior do Hospital, para alertar à comunidade sobre as formas de evitar o cont
ágio.

Ministério Público faz operação contra adulteração de leite em municípios da região

Ministério Público faz operação na manhã desta quarta-feira
no RS (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
O Ministério Público do Rio Grande do Sul faz na manhã desta quarta-feira (8) uma operação contra a adulteração de leite no estado. De acordo com a investigação, para aumentar o lucro, os fraudadores misturavam água e até ureia ao leite. Cinco empresas de transporte de leite adulteraram o produto cru entregue para a indústria. São cumpridos nove mandados de prisão nesta manhã. Foram pedidos 10 mandados, mas um foi negado pela Justiça. A força-tarefa também reúne a Receita Estadual, além de policiais civis e militares.

Conforme o MP, a simples adição de água com o objetivo de aumentar o volume acarreta perda nutricional, que é compensada pela adição da ureia, produto que contém formol em sua composição e é considerado cancerígeno pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, onde foi possível identificar a presença do formol. Mesmo depois dos processos de pasteurização, ele persiste no produto final.

As ordens de prisão estão sendo cumpridas ao mesmo tempo em três regiões do Rio Grande do Sul: em Horizontina, no Noroeste, em Ibirubá, no Norte, e em Guaporé, na Serra. O MP suspeita que o esquema possa ter adulterado até 100 milhões de litros nos últimos 12 meses. A investigação começou depois de uma denúncia ao Ministério da Agricultura.

A investigação apontou que a fraude ocorria no meio do caminho, entre o produtor e a indústria, nos chamados postos de resfriamento, para onde o leite é levado e armazenado antes de ser industrializado. Após a descoberta do esquema, o Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de lotes de quatro marcas nas prateleiras dos supermercados: Latvida, Italac, Líder e Mumu.

A investigação mostra que as indústrias não sabiam da fraude. No entanto, segundo o MP, teriam falhado ao não detectar o esquema no controle de qualidade. A orientação dos promotores é que os consumidores deixem de consumir o leite de lotes específicos de fabricação.

Rio Grande do Sul amanhece com temperaturas negativas nesta quarta

Registro da primeiera geada do ano em Boa Vista do Buricá
(Foto: Vanderlei Holz Lerman/especiel)
A previsão se confirmou e o Rio Grande do Sul amanheceu com temperaturas negativas nesta quarta-feira (8). Conforme medição das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mínimas abaixo de zero foram registradas na Serra. Em Vacaria fazia -0,9°C por volta das 6h. No mesmo horário, fazia -0,5°C São José dos Ausentes.

Com as temperaturas negativas, o recorde de frio foi quebrado no Rio Grande do Sul neste ano. De acordo com o Inmet, a menor temperatura de 2013 havia sido registrada no dia 14 de abril, justamente em Vacaria: 0,9ºC.

O tempo fica parcialmente nublado e com possibilidade de formação de geada na Serra, nas Missões, no Planalto e na Campanha. Não há previsão de chuva para esta quarta. Também segundo o Inmet, os termômetros não devem passar dos 22°C durante a tarde.

Já em Porto Alegre a mínima nas primeiras horas da manhã era de 7,9°C. As outras mínimas baixas, perto de zero grau, foram registradas em Lagoa Vermelha, no Noroeste, com 1,7°C, e em Canela, na Serra, com 1,9°C.

Na região de Três de Maio, foram registradas as primeiras geadas do ano em algumas localidades do interior, ainda fracas como mostra a imagem no interior de Boa Vista do Buricá.

Acidente de veículos na BR 158, em Palmeira das Missões deixa um morto e um ferido

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida
Uma colisão frontal ocorrida às 19h15min de ontem na BR 158, Km 120,4 em Palmeira das Missões envolveu os veículos Fiat Uno Mille, de cor branca, placas ISI-7839, registrado em Cruz Alta, de propriedade do Sicredi, conduzido por Geovani Graminho Viana, 31 anos e o Ford KA, de cor branca, placas IQG-1381, registrado em Panambi, de propriedade da Cotripal, conduzido por Jaline Rodrigues.

O veículo Fiat Uno se dirigia em sentido Condor-Palmeira e o Ford KA em sentido contrário. Por motivos ainda não esclarecidos ocorreu a colisão frontal resultando na morte de Geovani Viana, condutor do Fiat Uno que ficou preso às ferragens e lesões em Jaline Rodrigues, condutora do Ford KA a qual foi socorrida e levada para o Hospital de Palmeira das Missões e posteriormente removida para o Hospital de Caridade de Passo Fundo.

Devido ao acidente o trânsito ficou interrompido por algumas horas chegando a causar congestionamento na rodovia.

Abertas inscrições para curso de formação de professores extensionistas

Abertas inscrições para curso de formação de professores
extensionistas
O Departamento de Extensão tem ampliado de forma significativa sua atuação nos últimos anos, atendendo os diferentes segmentos da sociedade regional. Para dar continuidade às perspectivas reais de crescimento, o departamento vem inovando na criação de novas modalidades de qualificação profissional para realizarem as mais diferentes atividades na comunidade. Neste sentido será oferecido um curso diferenciado para profissionais empreendedores. Inscrições até o dia 24 de maio no site da SETREM. Recebe certificado quem tiver mais de 75% de presença.

De acordo com o coordenador do Departamento de
Extensão, professor Valsenio Gaelzer, o curso de formação de professores extensionistas nasceu das demandas existentes. Segundo ele, a grande procura para qualificar os profissionais nas diferentes organizações e a solicitação de atividades específicas nas diferentes áreas da Agronomia, Gestão, Engenharia de Produção, Informática, Enfermagem, Psicologia (saúde) e Educação, fez com que a Instituição passasse a oferecer essa formação diferenciada e inovadora ao público com qualidades específicas. “Neste sentido estamos qualificando profissionais interessados em ampliar sua área de atuação, de modo a desenvolver seu perfil, descobrindo e redescobrindo talentos próprios na possibilidade de atuar em Palestras (ministrar falas para diferentes públicos), Oficinas, Elaboração de Projetos, Assessoria e Consultorias em diferentes segmentos organizacionais”, ressalta.

O coordenador explica que o curso de Formação de Professores Extensionistas tem como público alvo profissionais diferenciados, com curso superior completo e preferencialmente pós-graduação e/ou mestrado. Segundo Gaelzer esta qualificação para atuar nas atividades da extensão tem como intenção habilitar profissionais para fazerem frente às novas demandas nas diferentes áreas de atuação da SETREM. “São atividades que surgiram e que precisam ser atendidas com profissionais cujo perfil seja adequado para tais necessidades. Isto é, profissionais que farão frente às mudanças oriundas dos impactos tecnológicas do mundo pós-moderno e que são reais na nossa região”, enfatiza.

Cotrijuí negocia com Governo Federal

Cotrijuí negocia com Governo Federal
A nova diretoria da Cotrijuí, Cooperativa Agropecuária & Industrial, com sede em Ijuí, acompanhada do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), está em Brasília negociando as pendências administrativas e judiciais da instituição com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O grupo esteve reunido com o Diretor Financeiro da estatal, o gaúcho João Carlos Bona Garcia. Para o presidente da Cotrijui, Vanderlei Fragoso, a reunião foi excelente e mais um passo foi dado para resolver um problema que persiste desde 1994, quando a Cotrijuí foi descredenciada e deixou de armazenar grãos para a Conab. Na reunião também foi anunciada a construção de uma Medida Provisória para resolver os problemas de todas as cooperativas com dívidas com a Conab.

O descredenciamento da Cotrijui, segundo explicou Vanderlei Fragoso, é um problema histórico e que pode ser enfim resolvido. “Saímos muito esperançosos da reunião. Sentimos um ambiente positivo, com diálogo franco e aberto. Um passo importante foi dado para reatarmos as relações com a Conab e com o Governo Federal”, afirmou Fragoso. Se a Cotrijuí obter um novo credenciamento, terá condições de armazenar um milhão de toneladas de grãos para a Conab, o que proporcionaria uma receita de R$ 4 milhões por mês, suficiente para  pagar todas as despesas de pessoal.

Outra questão negociada na reunião diz respeito a uma ação judicial impetrada pela Contrijuí, que cobra uma dívida atualizada de R$ 61,5 milhões da Conab com a cooperativa. A estatal já ganhou em primeira instância, mas existem fatos novos, anexados à apelação da cooperativa na Justiça. As partes não descartam a possibilidade de chegar a um acordo judicial para recebimento do passivo.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), que participa das negociações com a Conab, pretende construir um grupo parlamentar em defesa da Cotrijuí. Segundo Perondi, além da Medida Provisória que está sendo elaborada e que terá seu apoio no Parlamento, é preciso primeiro obter um novo credenciamento dos silos da Contrijuí para os produtos da Conab e as demais questões administrativas e judiciais, como o acerto de contas entre as partes: o que a Conab deve e o que a Cotrijuí tem para receber. “Eu estou ajudando a diretoria da Cotrijui. Todas as forças políticas devem se juntar para enfrentar essa crise. Os agricultores acreditam. A Cotrijuí é importante para toda a Região”, defendeu Perondi.

Medida Provisória – Segundo informou João Carlos Bona Garcia, há um ano vem sendo construído o texto de uma Medida Provisória para resolver os problemas de todas as cooperativas agrícolas com a estatal. O texto já foi submetido a avaliação dos ministérios da Agricultura, Casa Civil, Fazenda e Planejamento e “todas as arestas já foram aparadas”, adiantou Garcia. Falta a questão política. Pela MP, as dívidas poderão ser pagas integralmente em produto, com taxas de juros e prazos mais acessíveis. A MP prevê ainda o recredenciamento das cooperativas, que poderiam abrir seus silos para armazenagem de produtos agrícolas da Conab.