08 maio 2013

Cotrijuí negocia com Governo Federal

Cotrijuí negocia com Governo Federal
A nova diretoria da Cotrijuí, Cooperativa Agropecuária & Industrial, com sede em Ijuí, acompanhada do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), está em Brasília negociando as pendências administrativas e judiciais da instituição com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O grupo esteve reunido com o Diretor Financeiro da estatal, o gaúcho João Carlos Bona Garcia. Para o presidente da Cotrijui, Vanderlei Fragoso, a reunião foi excelente e mais um passo foi dado para resolver um problema que persiste desde 1994, quando a Cotrijuí foi descredenciada e deixou de armazenar grãos para a Conab. Na reunião também foi anunciada a construção de uma Medida Provisória para resolver os problemas de todas as cooperativas com dívidas com a Conab.

O descredenciamento da Cotrijui, segundo explicou Vanderlei Fragoso, é um problema histórico e que pode ser enfim resolvido. “Saímos muito esperançosos da reunião. Sentimos um ambiente positivo, com diálogo franco e aberto. Um passo importante foi dado para reatarmos as relações com a Conab e com o Governo Federal”, afirmou Fragoso. Se a Cotrijuí obter um novo credenciamento, terá condições de armazenar um milhão de toneladas de grãos para a Conab, o que proporcionaria uma receita de R$ 4 milhões por mês, suficiente para  pagar todas as despesas de pessoal.

Outra questão negociada na reunião diz respeito a uma ação judicial impetrada pela Contrijuí, que cobra uma dívida atualizada de R$ 61,5 milhões da Conab com a cooperativa. A estatal já ganhou em primeira instância, mas existem fatos novos, anexados à apelação da cooperativa na Justiça. As partes não descartam a possibilidade de chegar a um acordo judicial para recebimento do passivo.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), que participa das negociações com a Conab, pretende construir um grupo parlamentar em defesa da Cotrijuí. Segundo Perondi, além da Medida Provisória que está sendo elaborada e que terá seu apoio no Parlamento, é preciso primeiro obter um novo credenciamento dos silos da Contrijuí para os produtos da Conab e as demais questões administrativas e judiciais, como o acerto de contas entre as partes: o que a Conab deve e o que a Cotrijuí tem para receber. “Eu estou ajudando a diretoria da Cotrijui. Todas as forças políticas devem se juntar para enfrentar essa crise. Os agricultores acreditam. A Cotrijuí é importante para toda a Região”, defendeu Perondi.

Medida Provisória – Segundo informou João Carlos Bona Garcia, há um ano vem sendo construído o texto de uma Medida Provisória para resolver os problemas de todas as cooperativas agrícolas com a estatal. O texto já foi submetido a avaliação dos ministérios da Agricultura, Casa Civil, Fazenda e Planejamento e “todas as arestas já foram aparadas”, adiantou Garcia. Falta a questão política. Pela MP, as dívidas poderão ser pagas integralmente em produto, com taxas de juros e prazos mais acessíveis. A MP prevê ainda o recredenciamento das cooperativas, que poderiam abrir seus silos para armazenagem de produtos agrícolas da Conab.