Segundo o Dr. Matheus Eickhoff, exames podem diagnosticar doenças silenciosas, como o glaucoma, possibilitando o tratamento antes do agravamento do problema |
Em 07 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista, profissional responsável pela saúde ocular da população. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, são sete profissionais que atendem nesta especialidade, responsáveis por cerca de dois mil atendimentos mensais a pessoas de 46 municípios, 42 deles integrantes da região de Santa Rosa - 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (14ª CRS) e quatro da região de Santo Ângelo - 12ª CRS. Em média são realizados 120 procedimentos mensais em ambas as Coordenadorias.
Em comemoração a esta importante data, trouxemos a trajetória do oftalmologista Matheus Eickhoff, integrante da equipe do HSVP, que conta a
escolha sobre esta especialidade, faz um balanço sobre este serviço na região e dá recomendações à população sobre os cuidados com a visão.
O que o levou a seguir esta especialidade?
Matheus Eickhoff: O meu direcionamento para a área da oftalmologia se deu por diversos aspectos. Dentre os mais relevantes, posso citar o fato de tal área estar intimamente ligada à tecnologia, mediante o uso de aparelhos eletrônicos em sua rotina clinica e cirúrgica. Também pesou o desafio de trabalhar em um órgão tão pequeno e delicado, porém de muita importância no dia a dia do ser humano.
Como profissional, quais são os casos que mais lhe surpreendem?
ME: Os casos mais surpreendentes e também mais recompensantes costumam ser aqueles que antes da cirurgia o paciente pouco enxerga ao entrar no consultório e após a realização da cirurgia o paciente entra rápido, sozinho e sorridente!
Na sua opinião, a que se deve a alta procura e demanda de consultas e procedimentos atualmente?
ME: Em meu ponto de vista, a grande procura por atendimento oftalmológico ocorre em função da demanda reprimida em nossa região, e também porque o mundo moderno exige mais das pessoas, fazendo com que haja uma maior necessidade de uso de óculos, por exemplo.
Quais são os cuidados necessários para preservar uma boa visão?
ME: Os cuidados principais seriam aqueles de bem estar geral, como levar uma vida regrada, evitando excessos alimentares, stress, tabagismo e alcoolismo. Também convém ressaltar o cuidado com a radiação ultravioleta solar.
A nossa região está bem servida de profissionais e equipamentos para atender a demanda regional?
ME: O centro de referência em oftalmologia do HSVP conta com uma equipe de médicos e equipamentos capaz de dar suporte às mais diversas patologias oftalmológicas. Sempre procurando oferecer um melhor atendimento, buscamos adquirir equipamentos de alta tecnologia para oferecer a nossos clientes o que há de mais moderno na área. Atendemos consultas eletivas e emergências de dezenas de municípios da região pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também realizamos consultas e procedimentos cirúrgicos em caráter particular e pelos convênios IPERGS, UNIMED e CASSI.
Qual a importância de se fazer uma consulta regular com um médico oftalmologista?
ME: A importância de realizar consultas periódicas está em diagnosticar possíveis doenças silenciosas, como glaucoma, dentre outras. O fato de não estar sentindo nada não garante uma saúde ocular plena.
O que se pode fazer para melhor atender a população que necessita dos cuidados oftalmológicos?
ME: O que pode ser feito são campanhas de orientação à população, para que as pessoas façam consultas regulares com seu medico oftalmologista. Somente esse profissional tem qualificação técnica para a medição correta de óculos, bem como de diagnosticar possíveis doenças a tempo de serem tratadas.